terça-feira, 11 de setembro de 2018

Vaticano organiza seu primeiro congresso sobre meteoritos e mostras extraterrestres


O Vaticano organizou, pela primeira vez, um congresso sobre “o cuidado de Meteoritos e mostras extraterrestres”, realizado pelo Observatório Astronômico do Vaticano, no qual participarão numerosos especialistas deste tema.

Estarão presentes 30 especialistas e administradores de coleções que representam 27 instituições científicas de todo o mundo, entre elas, museus, universidades e instituições da Europa, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Marrocos e Japão, se reúnem a partir de hoje até quinta-feira, 13 de setembro em Roma.

Este grupo internacional de especialistas em mostras extraterrestres irá trocar ideias, discutirão as melhores práticas e explorarão formas de servir melhor a comunidade científica.

Uma das suas maiores preocupações são as espécimes recolhidas das missões espaciais, tais como rochas lunares recolhidas durante as missões espaciais ‘Apollo’ da NASA e espécimes da missão de ‘Hayabusa’ ao asteróide 25143 Itokawa.

Robert Macke, responsável pela coleção de meteoritos do Vaticano, explicou em um comunicado que se trata de “uma oportunidade maravilhosa para todos os participantes”. “Estou emocionado e satisfeito de que o Observatório do Vaticano possa ser a sede de uma reunião tão importante”, destacou.

Por sua parte, Ludovic Ferrière, do Museu de História Natural de Viena (Áustria) e coordenador da oficina, declarou que se trata de uma boa ocasião “para se familiarizar com as diferentes coleções e como eles são curadas”.

Entre os diferentes temas a serem discutidos nas oficinas, destacarão “alguns aspectos históricos”, mas também uma atenção especial às” futuras missões de retorno de mostras e aos desafios técnicos associados”.
________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário