sábado, 15 de setembro de 2018

Homilética: Transfiguração do Senhor - Ano B: "Como é bom estarmos aqui!".


A festa da Transfiguração, celebrada no Oriente desde o século V e no Ocidente a partir de 1457, faz-nos reviver um acontecimento importante da vida de Jesus, com reflexos na nossa vida. 

Situada antes do anúncio da Paixão e da Morte, a Transfiguração foi uma manifestação da vida divina, que está em Jesus. A luz do Tabor é, porém, uma antecipação do esplendor, que encherá a noite da Páscoa. Por isso, os Apóstolos, contemplando a glória divina na Pessoa de Jesus, ficaram preparados para os dolorosos acontecimentos, que iriam pôr à prova a sua fé. Vendo Jesus na Sua condição de servo, já não poderão esquecer a Sua condição divina.  Anúncio da Páscoa, a Transfiguração encerra também uma promessa – a da nossa transfiguração. Jesus, com efeito, fez transparecer na Sua Humanidade a glória de que resplandecerá o seu Corpo Místico, a Igreja, na Sua vinda final. 

A nossa vida cristã é, pois, um processo de lenta transformação em Cristo. Iniciado no nosso Batismo, completa-se na Eucaristia, «penhor da futura glória», que opera a nossa transformação, até atingirmos a imagem de Cristo glorioso.

“Ó Cristo Deus, tu te transfiguraste sobre a montanha, mostrando aos discípulos tua glória, à medida que lhes era possível contemplá-la. Também sobre nós, pecadores, deixa brilhar tua luz eterna, pelas orações da Mãe de Deus. Ó Doador da luz, glória a ti!”

COMENTÁRIO DOS TEXTOS BÍBLICOS

Textos: Dn 7,9-10.13-14; 2Pd 1,16-19; Mc 9,2-10 

No dia da Transfiguração do Senhor, ouvimos o Evangelho segundo Marcos, que nos ensina a contemplar Jesus transfigurado no alto do monte. Naquela ocasião, segundo o Evangelista, Jesus tomou três dos seus discípulos e seguiu em direção à montanha. 

Afastados do convívio de todos, em lugar ermo e silencioso, a primeira condição para se contemplar a face de Deus no rosto de Cristo, que é a suprema vocação Cristã. Deus não está no barulho, na algazarra. Quem vive da manhã à noite extrovertidamente, não é capaz de ouvir a Palavra de Deus. Naquele momento os três estavam em condições. Esta se deu num relance. Eles puderam contemplar com seus próprios olhos, Jesus transfigurado. Naquele momento algo da Glória Pascal se antecipou na vida de Jesus. 

Aqueles discípulos que estavam destinados a serem testemunhas do desfiguramento de Jesus, por ocasião da sua Paixão, agora o viam Transfigurado e assim alimentavam sua fé para os dias de crise que estavam por vir. 

O cristianismo não é neste mundo a religião da visão. De fato o texto da transfiguração se termina, relatando que depois do êxtase, levantando os olhos não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Se o cristianismo, neste mundo não é a religião da visão, é com certeza a religião da escuta, pois a última vez que o Pai falou no Novo Testamento, foi exatamente neste dia: “Este é o Meu Filho. Escutai-O o que Ele diz”. 

Jesus havia dito imediatamente antes que tinha que sofrer muito pela salvação de todos nós. Esta era a Palavra de Deus que os discípulos haviam de escutar, sobretudo contemplar, por ocasião da Paixão. Foram fracos naquela circunstância, mas depois se recuperaram e se tornaram arautos do cristianismo, pregadores do Evangelho. 

A visão está destinada para o outro mundo, a outra vida. Aqui resta-nos a escuta obediente que realizamos através da fé. Somente aqueles que tiverem obedecido a Deus diariamente em Suas Palavras, se purificam interiormente e vão se tornando capazes de O contemplar um dia, no Reino dos Céus.

PARA REFLETIR

A cruz não é o termo. A dor não é o último destino do homem. É um caminho e nada mais, um meio para chegar ao gozo do Senhor. E Jesus quer dar uma amostra desse gozo aos três discípulos que hão de presenciar, mais de perto, os tormentos da sua Paixão. Ao regressar de Cesárea, chegou, com os Doze, em uma tarde de Agosto, ao sopé do Tabor, montanha graciosa, símbolo da felicidade sobrenatural, do amor beatífico, do abraço de Deus. Deixou nove discípulos na falda do monte e, levando consigo Pedro, João e Tiago, subiu ao cume, para orar. Dizem que Pedro representa os constantes na fé, Tiago os firmes na esperança, João os ardentes no amor. Pedro é o Vigário de Jesus Cristo; João, o discípulo virgem; Tiago, o primeiro Apóstolo mártir. 

Chegando a um lugar tranqüilo, começaram a orar. Jesus prolongou a sua oração, mas os discípulos estavam rendidos de sono. Adormeceram. «Enquanto Jesus orava transfigurou-se diante deles e o seu rosto resplandecia como o sol e as suas vestes tomaram-se brilhantes e duma alvura extrema, como a da neve. Neste instante apareceram Moisés e Elias em forma gloriosa, falando com Ele; e falavam da sua saída (deste mundo), que havia de cumprir-se em Jerusalém. Os discípulos, ao despertar. viram a glória de Jesus e os dois varões que estavam com Ele». Que impressão para os três! Ver o seu amado Mestre, cheio de graça, formosura e majestade, a conversar com aqueles dois santíssimos varões: Moisés, o libertador do povo judeu, e Elias, o grande profeta mártir, que durante a vida haviam ansiado pela vinda do Ungido do Senhor e agora eram chamados do outro mundo para O ver, ouvir e Lhe falar… 

A Transfiguração é a vitória da Luz: Elias foi arrebatado ao Céu em carro luminoso de fogo; Moisés desceu do monte com feixes de luz na fronte. Jesus é a Luz eterna, é Luz da Luz que ilumina a todo o homem que vem a este mundo. Desde que nasceu, a beleza divina da sua alma não cessou de crescer aos olhos dos homens. Agora brilhava deslumbrante. Transparecia através do corpo e do vestido. Erguia o seu corpo acima da terra, e se Jesus não tivera atendido senão às exigências da sua natureza divinizada, ter-se-ia realizado ali a ascensão. Mas renunciava a ela e falava com os dois Aparecidos a respeito de como havia de sair da vida mortal. Elias saíra sem morrer. Moisés saíra morrendo, mas de morte tão suave que a Escritura afirma que expirou no ósculo de Deus. Ambos conheceram, sobre este monte, uma ciência mais alta. A ciência de preferir a morte: a ciência de morrer de maneira infame em uma cruz, nu, desprezado, escarnecido pela multidão, abandonado do próprio Deus, para realizar assim a redenção dos homens. Eis do que se falava sobre o Tabor. Moisés e Elias contemplavam extáticos, mudos de assombro e de admiração, aquela maneira de sair da vida, única, maravilhosa, digna de Jesus. Nem Pedro nem Tiago nem João compreendiam aquilo. Só viam a glória. E como amavam ternamente o seu Mestre, assistiam radiantes à sua glorificação. 

A Pedro que, como os grandes corações, tinha o segredo das frases belas, ocorreu uma, admirável: «Senhor, como é bom estarmos aqui: façamos três tendas, uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Para si não pedia nada, porque tinha a certeza de participar da glória do seu bom Mestre. Mas o Evangelista adverte que, falando assim, «Pedro não sabia o que dizia». «Estando Ele ainda a falar. veio uma nuvem luminosa que os envolveu e ao entrarem na mesma tiveram medo. E eis que saiu da nuvem uma voz que dizia: – Este é o meu Filho amado em quem pus toda a minha complacência. Ouvi-O.  Ouvindo aquela voz, os discípulos caíram de bruços e tiveram muito medo. Porém, Jesus aproximou-Se deles. tocou-lhes e disse: – Erguei-vos e não temais. Eles então, erguendo os olhos e olhando à volta, não viram ninguém senão Jesus». Tudo voltara ao estado normal. O rosto de Jesus perdera o seu fulgor, a túnica era como todos os dias e Ele voltava a ser o Amigo carinhoso de cada hora. 

Nessa noite, porém, três homens tinham assistido à glória do Nazareno e escutado a voz de Deus: – Este é o meu Filho muito amado: escutai-O. E um deles, Pedro, poderá um dia escrever nas suas cartas: «Nós escutamos esta voz descida do Céu, quando estávamos com Ele no monte santo». E para defender a verdade do seu testemunho, viria a morrer mártir. Antigamente, Deus falou aos Patriarcas por meio dos Profetas. Agora fala-nos por meio do seu Filho. Com Ele dá-nos tudo, por Ele nos diz tudo: escutemo-Lo. Quando desciam do monte, Jesus interrompeu o silêncio em que vinham, meditando no que acabavam de ver, e disse-lhes: «A ninguém direis o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite de entre os mortos». E eles calaram-se durante aqueles dias e não disseram a ninguém o que tinham visto; mas, de si para si, cogitavam o que significaria quando ressuscite de entre os mortos. Parecia-lhes impossível que o seu Mestre pudesse morrer e estar entre os mortos e por isso desconfiavam que aquela frase tivesse qualquer sentido misterioso. Apagadas as luzes do Tabor, tinham de descer às misérias da vida diária, às rivalidades dos fariseus, aos ataques do Tentador. Já não viam as claridades do monte nem escutavam a voz do Pai. Não é possível permanecer sempre no gozo das alturas. É preciso descer. Mas continuaram eles e continuamos nós escutando a voz do Filho nas palavras do seu Evangelho «que fazeis muito bem em atender, como a luz que brilha no meio das trevas, até que nasça o dia e se acenda a luz nos vossos corações». 

Assim nos diz, aconselhando-nos a ouvir a palavra de Deus escrita, o próprio são Pedro, aquele ditoso apóstolo que escutou a sua palavra falada. Fazeis muito bem atendendo-a, que a sua palavra é luz e esta vida é uma passagem tenebrosa. Esperai algum tempo: também para vós brilhará o dia de uma transfiguração maravilhosa e nascerá em vossos corações uma torrente de luz e ficareis convertidos em claridade e. sereis semelhantes a Deus, porque O vereis tal como é: não brilhante como o Sol, não branco como a neve, mas como é… E cantareis eternamente o hino de gratidão e de amor: – Senhor! Como é bom estarmos aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário