sábado, 1 de setembro de 2018

Bispos do Regional Sul 1 da CNBB manifestam apoio ao Papa Francisco


Amado Santo Padre!

A Presidência do Regional Sul 1 da CNBB, em comunhão eclesial e colegial, vem por meio desta agradecer ao Bispo de Roma e Sucessor do Apóstolo Pedro todo o empenho empreendido em convidar toda a Igreja Católica para uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria (EG 1), em fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai (MV2), em proclamar que o anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia (AL 1), em alertar para o urgente desafio de proteger a nossa casa comum na busca de um desenvolvimento sustentável e integral (LS 13), em propor uma santidade que não ignore e lute contra as injustiças deste mundo (cf. GE 110).

Este Regional expressa, sobretudo, o compromisso com a luta de Vossa Santidade em reconhecer e condenar, com dor e vergonha, as atrocidades cometidas por pessoas consagradas, clérigos, e inclusive por todos aqueles que tinham a missão de assistir e cuidar dos mais vulneráveis (Carta ao Povo de Deus, 20/08/2018, 2).

A Presidência reconhece, com gratidão e com senso de responsabilidade, tudo o que Vossa Santidade tem feito para combater o abuso de menores e de vulneráveis na Igreja Católica, buscando agir segundo a verdade e a justiça. De fato, apenas na medida em que o amor estiver fundado na verdade é que pode perdurar no tempo, superar o instante efêmero e permanecer firme para sustentar um caminho comum (LF 27).

Durante o período em que será realizado o próximo Sínodo dos Jovens, os bispos e agentes de pastoral do Regional Sul 1 da CNBB se encontrarão – nos dias 19 a 21 de outubro – para refletir sobre o mesmo tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” na Assembleia Regional das Igreja Particulares. Será oportunidade para que todas as dioceses do Regional Sul 1 possam uma vez mais manifestar sua comunhão de afeto e de fato com Vossa Santidade.

Por fim, suplica a Deus para que proteja, sustente e conforte Vossa Santidade neste momento de sofrimento pessoal e de todos os que vos amam com afeto filial e apoiam tudo o que tendes feito para que a Igreja se torne cada vez mais samaritana.

Com nossas orações, sofrimentos e profunda comunhão,

Dom Pedro Luiz Stringhini
Presidente do CONSER-SUL  1

Dom Edmilson Amador Caetano
Vice-Presidente do CONSER SUL 1

Dom Julio Endi Akamine, SAC
Secretário-Geral do CONSER-SUL 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário