terça-feira, 11 de setembro de 2018

Começa nova reunião do Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco


O Conselho dos Cardeais, que aconselha o Papa Francisco na reforma da Cúria e outras questões, começou uma nova reunião no Vaticano e terminará na quarta-feira, 13 de setembro.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa, o Papa Francisco participou do primeiro dia desta reunião.

Trata-se da 26ª reunião do também conhecido como C9 pelo número de pessoas que o integram. A primeira reunião do C9 realizou-se de 1 ao 3 de outubro de 2013, e a última de 11 o 13 de junho deste ano.

Embora o Vaticano não tenha sido informado acerca dos temas a serem tratados, esta é a primeira reunião do C-9 depois que em 25 de agosto, Dom Carlo Maria Viganò, ex-núncio nos Estados Unidos, publicou uma carta de 11 páginas assegurando  que vários sacerdotes, bispos, cardeais e inclusive o Papa Francisco sabiam dos abusos do ex-cardeal Theodore McCarrick e agiram com negligência ou o encobriram.

No caso do Papa Francisco, Dom Viganò disse que, no início do seu pontificado, em 2013, retirou as sanções de McCarrick impostas supostamente pelo seu predecessor, o atual Papa Emérito Bento XVI.

Em junho deste ano, o Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, seguindo ordens do Papa Francisco, proibiu a McCarrick de exercer o ministério público, depois que uma investigação realizada pela Arquidiocese de Nova York descobriu que uma acusação de abuso sexual a um menor era "crível e comprovada".

As acusações do ex-núncio provocaram a resposta do episcopado americano que pediu uma investigação completa, realizada por leigos, para chegar à verdade das acusações.
_____________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário