terça-feira, 28 de abril de 2015

Terremoto no Nepal: a Cáritas responde à emergência


A rede internacional da Cáritas mobilizou todas as suas estruturas de resposta a emergências para apoiar a Cáritas Nepal no auxílio à população das duas principais cidades do país, Katmandu e Pokhara, atingidas neste sábado por um terremoto de magnitude 7,9.

O sismo também causou danos em áreas fronteiriças com o Tibete e com o norte da Índia. Os relatórios oficiais já contabilizam mais de 3.500 mortos.

“Vários membros da rede da Cáritas Internationalis, que estavam no país asiático no momento do terremoto, se uniram de forma imediata às equipes de resgate da Cáritas Nepal”, informou a organização em um comunicado desta segunda-feira.

Eleanor Trinchera, coordenadora de programas da Cáritas Austrália para o Nepal e presente em Katmandu, declarou que “nunca tinha visto tanta devastação. As ruas estão dominadas pelo caos e cheias de gente que tenta encontrar amigos e familiares. A cidade está paralisada, com edifícios destruídos, ruas bloqueadas, falta de luz e réplicas constantes”.

Além das primeiras avaliações sobre as necessidades mais urgentes, os especialistas da Cáritas já começaram a oferecer a primeira resposta de emergência aos sobreviventes. Durante o domingo, a Cáritas Nepal distribuiu lonas para famílias que ficaram sem teto.

“As operações de resgate são as principais prioridades no momento. Muitas pessoas perderam suas casas e estão nas ruas ou em espaços abertos, expostas às baixas temperaturas noturnas. Tentamos proporcionar alimento de primeira necessidade e refúgio provisório”, informou o diretor da Cáritas Nepal, padre Pius Perumana, de Katmandu. “Desde o meio-dia do sábado houve 66 réplicas menores, seguidas hoje por outro forte tremor, o que é um fenômeno raro num período tão curto. Os danos causados por este último terremoto são devastadores”.

A Cáritas Internacional divulgou a seguinte oração pelas vítimas do terremoto e convida as 165 Cáritas nacionais da sua rede a se unirem nesta prece: 
Oração pelo povo do Nepal

Deus amoroso, Oramos por todos os atingidos pelo terremoto no Nepal, ao mesmo tempo em que recordamos as palavras do salmista: “Fortaleçam o coração, sejam valentes todos os que esperam no Senhor” (Salmo 31, 25). Que aqueles que estão paralisados pelo medo sejam fortes e tenham coragem. Que aqueles que perderam ou continuam procurando os seus entes queridos sejam fortes e tenham coragem. Que aqueles que continuam presos sob os escombros sejam fortes e tenham coragem. Que os socorristas que prestam ajuda sejam fortes e tenham coragem. Que aqueles que são movidos pela compaixão a ajudar sejam fortes e tenham coragem. Deus, cujo amor não tem limites, enchei da vossa consolação e paz todos aqueles que sofrem. Nós vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém.
___________________________ 
Fonte: Zenit
Disponível em: Divina Misericórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário