domingo, 12 de abril de 2015

Regina Coeli: "Somos convidados a contemplar nas chagas do Ressuscitado, a Divina Misericórdia".


PAPA FRANCISCO
REGINA COELI

Praça São Pedro
Domingo, 12 de Abril de 2015


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje é o oitavo dia após a Páscoa, e o Evangelho de João nos documenta as duas aparições de Jesus ressuscitado aos Apóstolos reunidos no Cenáculo: na noite de Páscoa, em que Tomé estava ausente, e depois de oito dias, na presença de Tomé. Na primeira vez, o Senhor mostrou as chagas de seu corpo para os discípulos, fez o gesto de soprar sobre eles e disse: "Como o Pai me enviou, também eu vos envio" (Jo 20,21). Transmitindo-lhes a sua própria missão, com o poder do Espírito Santo.

Mas naquela noite estava faltando Tomé, que não queria acreditar no testemunho dos outros. "Se não vir e não tocar suas feridas - disse ele – não acreditarei" (Jo 20, 25). Oito dias depois - ou seja, como hoje - Jesus volta a apresentar-se aos seus e se dirige a Tomé, convidando-o a tocar nas chagas de suas mãos e de seu lado. Vai ao encontro de sua descrença, para que através dos sinais da paixão, possa alcançar a plenitude da fé pascal, a fé na ressurreição de Jesus.

Tomé é um que não se contenta e procura verificar pessoalmente, ter uma experiência pessoal. Depois das suas iniciais resistências e inquietações, por fim também ele acredita, mesmo com dificuldade mas chega à fé. Jesus o espera pacientemente e se oferece às dificuldades e inseguranças do último a chegar. O Senhor proclama "bem-aventurados" aqueles que acreditam sem ver (cf. v. 29) - e a primeira é Maria, sua mãe - embora também vai ao encontro à exigência do discípulo incrédulo, "Coloque aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado"(v. 27). Ao contato salvífico com as chagas do Ressuscitado, Tomé manifesta as próprias feridas, as próprias lacerações, a própria humilhação; no sinal dos pregos encontra a prova decisiva de que era amado, esperado, entendido. Encontra-se diante de um Messias pleno de doçura, misericórdia, ternura. Era Ele o Senhor que buscava nas profundezas secretas do próprio ser, porque sempre soube que era assim. E quantos de nós buscamos nas profundezas do coração encontrar Jesus, assim como Ele é: doce, misericordioso, terno! Porque sabemos que, no fundo, Ele é assim. Ao ter esse contato pessoal com a amabilidade e a misericordiosa paciência de Deus, Tomé compreende o significado profundo da ressurreição e, interiormente transformado, declara a sua fé plena e total nele, exclamando: "Meu Senhor e meu Deus" (V. 28). Bela, bela expressão, a de Tomé! 


Ele pode "tocar" o mistério pascal que manifesta plenamente o amor salvífico de Deus, rico de misericórdia (cf. Ef 2,4). E, como Tomé também todos nós neste segundo Domingo de Páscoa, somos convidados a contemplar nas chagas do Ressuscitado, a Divina Misericórdia, que supera todas as limitações humanas e brilha na escuridão do mal e do pecado. Um tempo intenso e prolongado para acolher as imensas riquezas do amor misericordioso de Deus será o próximo Jubileu extraordinário da Misericórdia, cuja Bula promulguei na tarde de ontem aqui, na Basílica de São Pedro. A Bula começa com as palavras "Misericordiae Vultus": o Rosto da Misericórdia é Jesus Cristo. Tenhamos o olhar voltado para Ele que sempre nos procura, nos espera, nos perdoa; tão misericordioso, não se espanta com as nossas misérias. Em suas chagas, nos cura e perdoa todos os nossos pecados. E que a Virgem Mãe nos ajude a sermos misericordioso com os outros como Jesus é conosco.
_________________________________
ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário