sábado, 25 de abril de 2015

Deputado norte-americano quer trocar estátua do beato Junípero Serra pela de uma astronauta lésbica no Capitólio


Um deputado americano abertamente homossexual pretende substituir a estátua do Frei Junípero Serra, missionário católico considerado o Fundador do Estado da Califórnia, pela estátua de Sally Ride, falecida astronauta e ativista gay, no Capitólio em Washington. A iniciativa se dá no contexto em que o Papa Francisco visitará a capital americana e canonizará Junípero Serra. Levantando a voz contra a proposta foi lançada uma campanha na internet pedindo salvar a estátua de Frei Serra.

O Capitólio dos Estados Unidos, onde se reúnem os deputados e senadores americanos, acolhe em seu hall de entrada 100 estátuas que recordam importantes figuras da história da nação. Entre elas a imagem do Frei Junípero Serra, missionário espanhol do século XVIII e evangelizador da atual Califórnia.

São João Paulo II beatificou Frei Junípero Serra no dia 25 de setembro de 1988. O Papa Francisco anunciou que ele será canonizado este ano, durante sua visita aos Estados Unidos.

A iniciativa de retirar a imagem do Beato é promovida pelo senador Ricardo Lara e foi aprovada pelo Senado da Califórnia, no último 13 de abril, com 22 votos a favor e 10 contra.

Entretanto, para que a proposta da mudança de imagens seja definitiva, o governador da Califórnia, Jerry Brown, e a assembleia do estado devem aprovar a votação.

Assim, cidadãos americanos lançaram a campanha “Salvemos Serra” que promove que os moradores do estado da Califórnia entrem em contato com seus legisladores para pedir-lhes que se contraponham à retirada da imagem do Beato Junípero Serra. A campanha teve também uma versão que permite que cidadãos de outros estados americanos e outros países se juntem aos californianos para impedir que a estátua do “Pai da Califórnia” seja banida do lugar onde são tomadas as decisões políticas dos EUA. 

O tema toca de maneira particular os hispanos e os católicos, que se orgulham da figura do Beato espanhol como um dos grandes homens da história americana.

“Os hispanos nos Estados Unidos necessitamos seu apoio para que se mantenha a presença de nosso primeiro santo no Capitólio”, foi divulgado na página web da campanha www.salvemosaserra.com.

A campanha explica também que “Ricardo Lara é o primeiro político latino da Califórnia que reconheceu publicamente sua homossexualidade e que manifestou em diversas ocasiões seu desdém pela Igreja Católica”.

“Lara quer excluir a um futuro santo e personagem hispano do hall do Capitólio para substitui-lo pela primeira astronauta lésbica”.

Embora reconheçam que Sally Ride, a primeira mulher astronauta pode ser “um personagem admirável para muitos”, os iniciadores da campanha afirmam em contraposição que “de maneira alguma ela exerceu na Califórnia o papel que Frei Junípero Serra teve no estabelecimento do estado”

A Campanha se encontra atualmente no site em português da plataforma CitizenGo. Para assinar e divulgar, clique aqui.
_________________________________

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário