domingo, 12 de abril de 2015

Celebração da Páscoa na Igreja Ortodoxa


A todas as irmãs e os irmãos ortodoxos fazemos calorosos votos, com o antigo anúncio da Ressurreição do Senhor!

Christos anesti! Alithos anesti!
Христос воскресе!Christ is Risen! Indeed He is risen!
Khrishti unjal! Vertet unjal!
Hristos voskrese! Vo istina voskrese!
Khrystos uvaskros! Sapraudy uvaskros!
Le Christ est ressuscité! En verité il est ressuscité!
Kriste ahzdkhah! Chezdmaridet!
Christus ist erstanden! Er ist wahrhaftig erstanden!
Cristo è risorto! Veramente è risorto!
Cristos a inviat! Adevarat a inviat!
Khristos voskrese! Voistinu voskrese!
Cristos vaskres! Vaistinu vaskres!Christ is risen from the dead,
trampling down death by death,
and on those in the tombs bestowing life!Христос воскресе из мертвых,
смертию смерть поправ,
и сущим во гробех живот даровав!

Páscoa da Igreja Ortodoxa

A Páscoa Ortodoxa é celebrada em diferentes países seguindo rituais e costumes próprios. Conheça a data da Páscoa Ortodoxa, a forma de ser celebrada nos vários países, os seus principais símbolos e o Ritual do Fogo na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém.

A Páscoa é uma festa cristã e feriado que comemora a ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia após a sua crucificação no Calvário, como descrito no Novo Testamento. A Páscoa é o fim da Paixão de Cristo, precedida pela Quaresma, período de quarenta dias de Jejum, oração e penitência. A última semana da Quaresma é chamada de Semana Santa, e inclui a Quinta-feira Santa bem como a Sexta-feira Santa, que comemora a crucificação e morte de Jesus. No dia de Páscoa celebra-se a ressurreição de Cristo.

A Páscoa é uma festa móvel, o que significa que não é fixa em relação ao calendário civil.

A Páscoa está ligada à Páscoa judaica, quer pelo seu simbolismo, bem como pela sua posição no calendário.


Páscoa Ortodoxa

Calendário da Páscoa Ortodoxa

Muitas igrejas ortodoxas baseiam a data da Páscoa no calendário Juliano, que é diferente do calendário gregoriano usado por muitos países ocidentais. O período da pascia ortodoxa geralmente ocorre mais tarde do que o período da Páscoa ocidental, que cai em torno do momento do equinócio da primavera.

Na maioria dos anos as igrejas ocidentais e igrejas cristãs ortodoxas orientais, celebram a Páscoa em datas diferentes.

A fórmula para a Páscoa “O primeiro domingo após a primeira lua cheia em ou após o equinócio da primavera” é idêntico para ambas as Páscoas ocidental e ortodoxa, mas a base das datas é feita em calendários diferentes: as igrejas ocidentais usam o calendário gregoriano, as ortodoxas usam o velho calendário Juliano.

Páscoa Ortodoxa no mundo

Estima-se que haja mais de 250 milhões de cristãos ortodoxos espalhados pelo mundo. E estes muitos milhões de cristãos ortodoxos, festejam a Páscoa, a cada ano.

Os países que oficialmente, comemoram o período da Páscoa Ortodoxa incluem: a Bulgária, Chipre, Grécia, Líbano, Macedônia, Romênia e Ucrânia. Em países como Austrália, Canadá, Reino Unidoe Estados Unidos, não há feriado durante a Páscoa ortodoxa, no entanto, é um tempo para as famílias e amigos da fé cristã ortodoxa se reunirem e celebrarem o período da Páscoa Ortodoxa.

No Líbano o Domingo de Páscoa e Sexta-feira Santa são feriados. No Líbano, muitos cristãos ortodoxos assistem a uma liturgia de igreja na Páscoa, no domingo de manhã ou à meia-noite entre o Sábado Santo e o Domingo de Páscoa. No domingo de Páscoa, as famílias fazem um almoço especial que consiste em peru ou frango recheado com nozes e arroz. À tarde visitam os amigos e familiares, onde comem maamoul (biscoitos) e outras iguarias, como amêndoas doces.

Na Bulgária, a Páscoa ortodoxa é comemorada com uma missa. Depois da liturgia da meia noite, as pessoas saem da Igreja com velas acesas que simbolizam a ressurreição de Jesus Cristo. As igrejas ortodoxas enchem-se de incenso e canções de coro.

Na Grécia, o Domingo de Páscoa ortodoxa é uma ocasião amplamente comemorado. O cordeiro assado é servido em honra de Jesus Cristo, que foi sacrificado e ressuscitou na Páscoa. O Cordeiro assado é servido em honra de Jesus Cristo, que foi sacrificado e ressuscitou na Páscoa. O Cordeiro é a comida mais tradicional da Páscoa grega. Ovos tingidos de vermelho são quebrados uns contra os outros e a pessoa com o último ovo por quebrar terá boa sorte. O Domingo de Páscoa é um momento de festa e as pessoas comem, conversam e dançam toda a noite.

Na ilha de Creta, durante a Páscoa ortodoxa muitas aldeias fazem uma grande fogueira onde queimam uma figura de Judas Iscariotes, homem que traiu Jesus Cristo.

Em todo o mundo, muitas igrejas ortodoxas, incluindo as igrejas gregas e a Ortodoxa Russa, realizam liturgias de Páscoa durante o período da Páscoa, segundo o calendário Juliano. Famílias unem-se e participam nas atividades, festividades e tradições da Páscoa ortodoxa.

Embora o Concílio de Nicéia tivesse estabelecido a data da Páscoa, nem todas as igrejas cristãs observam a Páscoa de acordo com o calendário gregoriano. Muitas igrejas ortodoxas ainda celebram a Páscoa, de acordo com o calendário Juliano.

Símbolos da Páscoa Ortodoxa

As celebrações da Páscoa em comunidades cristãs ortodoxas geralmente incluem um jantar de cordeiro assado no espeto e uma exposição de ovos cozidos, tingidos de vermelho para simbolizar o sangue de Cristo. O ovo era um símbolo importante nas mitologias de muitas civilizações antigas e também estava ligado aos rituais de fertilidade da primavera. Muitos gregos batem seus ovos contra os ovos dos seus amigos e o dono do último ovo por quebrar é considerado com sorte. Os ovos vermelhos são geralmente preparados em Quinta-feira Santa, , em países como a Grécia. Segundo a tradição, os ovos tingidos de vermelho celebram a ressurreição de Cristo e celebram a vida.

Páscoa Ortodoxa

Um dos símbolos mais comuns associados com a Páscoa cristã é o cordeiro. Ele é muitas vezes representado com uma bandeira e uma cruz, o que é conhecido como Agnus Dei, que significa “Cordeiro de Deus” em latim. A origem do símbolo relaciona-se com a Páscoa judaica. Em tempos antigos os judeus sacrificavam um cordeiro no decorrer das festividades. Os primeiros cristãos associaram o sacrifício do cordeiro, com o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.eles juntaram a alegria da Páscoa que celebra a libertação do povo judeu dos anos de escravidão no Egito, com a libertação da morte representada pela ressurreição de Jesus Cristo.

Datas da Páscoa Ortodoxa em diferentes anos:

2015 – Domingo de Páscoa – 12 de abril
2016 – Domingo de Páscoa – 1 de maio
2017 – Domingo de Páscoa –16 de abril
2018 – Domingo de Páscoa – 8 de abril
2019 – Domingo de Páscoa – 28 de abril
2020 – Domingo de Páscoa – 19 de abril
2021 – Domingo de Páscoa – 2 de maio
2022 – Domingo de Páscoa – 16 de abril
2023 – Domingo de Páscoa – 16 de abril
2024 – Domingo de Páscoa – 5 de maio


Páscoa Ortodoxa: 
Ritual de Fogo na Igreja do Santo Sepulcro 
em Jerusalém

Na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, de acordo com a Páscoa Ortodoxa, celebra-se a vida e ressurreição de Jesus. Aqui, realiza-se um ritual antigo de fogo que celebra a ressurreição do Messias.

Peregrinos cristãos seguram velas na Igreja do Santo Sepulcro, durante a cerimônia do Fogo Sagrado na Cidade Velha de Jerusalém. Tradicionalmente acredita-se ser este o local onde Jesus foi sepultado.

Nuvens de fumo enchem a Igreja abarrotada do Santo Sepulcro, os peregrinos carregam as cruzes, velas e passam a chama uns para os outros.

Durante a cerimônia anual, os clérigos superiores entram no túmulo, a pequena câmara que marca o local da tumba de Jesus e surgem depois de algum tempo com velas acesas com o “fogo sagrado”, que dizem milagroso. Os detalhes da fonte da chama são um segredo muito bem guardado.

Depois de o fogo ser espalhado pela Igreja é trazido para as ruelas estreitas e é levado para diferentes pontos em todo o mundo.

A celebração da Páscoa Ortodoxa é um acontecimento importante em diversos países, onde as tradições e costumes são respeitados na íntegra pelos seus seguidores.
_________________________________________
Fonte: Páscoa2015
Com informações: Movimento dos Focolares

Nenhum comentário:

Postar um comentário