sexta-feira, 17 de abril de 2015

Orações para a Recuperação de Dependentes Químicos


DOZE ORAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO.
(seguindo os 12  passos de A.A)

Dedico estas 12 Orações aos dependentes químicos e de Álcool que acompanho desde que o Serviço de AA foi fundado no Acre, bem na Paróquia de Santa Inês onde tive a satisfação de trabalhar durante anos. Tenho certeza que até os familiares poderão encontrar nestes 12 passos transformados em oração um forte instrumento para acompanhar a recuperação de seus queridos.

1º. Passo: Admitir. 

Admitimos que éramos impotentes perante os efeitos de nossa separação de Deus, que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

Sei que o bem não mora em mim, isto é, em meus instintos egoístas. O querer o bem está em mim, mas não sou capaz de fazê-lo”. (Rm 7,18)

Senhor, admito minha dependência dos vícios e pecados e que sozinho não posso vencê-los. Liberta-me Senhor.

Vamos fechar os olhos, olhar para dentro de nós, sendo honestos e sinceros e, com muita humildade, admitir, reconhecer nossas fraquezas.

Senhor sozinho não consigo me dominar mais, reconheço que não aguento mais. Preciso  de ajuda Senhor. Quero me manter sóbrio, mas não consigo me controlar. Não consigo controlar meus impulsos, o egoísmo fala mais alto. Estou me prejudicando, Senhor.

Tenho em mim Senhor, um grande sofrimento, uma grande angústia, mas sei que todos sofrimento tem remédio. Todo sofrimento pode ser superado, dominado, aceito, valorizado e transformado em bênção, alegria e redenção.

Senhor, não sei se já cheguei ao fundo do poço, mas reconheço a minha derrota. Reconheço que estou me colocando ás margens da vida social e perdendo os laços familiares. Reconheço que sozinho sou incapaz de me libertar e quero Senhor receber apoio de Ti, que és o meu bom pastor, o meu Salvador, a ti pertenço e seu que tu  vai me salvar.

O caminho é difícil, Senhor, eu já sei. Mas tudo é possível para aquele que tem fé. E eu tenho fé Senhor, mas aumenta a minha fé!

Senhor derrama sobre mim o teu Espírito de força e de determinação. Preciso de mais garra e determinação. Sei que neste caminho abençoado encontrarei muitas barreiras, mas não quero desanimar. Quero vencer, Senhor! Quero resistir e insistir com a tua ajuda Senhor! Quero lutar sem medo de fracassar. Quero levantar a cabeça e continuar lutando.

Tu és Jesus Cristo, minha força, meu escudo e minha fortaleza. Contigo Senhor eu serei mais do que vencedor!
  
2º. Passo: Confiar.

Viemos acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.

“Pois é Deus que opera em vós o querer e o fazer segundo o seu querer benevolente”. (Fl 2,13)

Senhor eu quero confiar em Ti, no teu poder e no teu amor. Até agora Senhor eu duvidei de Ti sempre duvidei que tu me poderia me curar e libertar. Eu tina medo de Ti Senhor, me sentia ameaçado por Ti e até pensei que estavas me castigando e eu cheguei a te rejeitar Senhor.

Mas agora eu quero começar a confiar em Ti senhor e quero acreditar que Tu pode me guiar no caminho da paz e da cura.

Até agora eu acreditava só em mim mesmo, na minha vontade e capacidade de parar os meus vícios e a minha dependência. Mas agora senhor reconheço que sozinho eu não vou a lugar nenhum. Quero confiar em Ti Senhor, na tua bondade, na tua ternura e no teu poder. Só Tu podes me salvar, curar e libertar Senhor!

Jesus, Tu és o meu Salvador e como o cego Bartimeu eu quero confiar em Ti e clamo pela tua misericórdia. Tenho certeza que Tu ouves o meu clamor e por isso clamo juntamente aos meus irmãos:

“Jesus tu és o meu Senhor! Jesus, tu és o meu Salvador, tem piedade de mim”! (3X)

3º. Passo:  Entregar. (1Pd 5,11)

Senhor, entrego a minha vida, a minha dependências em tuas mãos. Espero em Ti.  Aceita-me, Senhor, só Tu sabes o que é preciso para a minha cura e a minha libertação, por isso quero me decidir. Toma minha vida toda, toma tu a direção, segundo tua vontade. Senhor com toda a humildade possível entrego minhas preocupações, medos e ansiedades a Ti. Entrego minhas fraquezas, minha cruz nas tuas mãos, Senhor, porque sozinho eu perdi o controle de minha vida e não consigo mais nada. Reconheço o meu fracasso e que assim a minha vida não funciona mais.

Preciso da tua presença amorosa, Senhor. Preciso colocar em tuas mãos meu fardo pesado. Este vício é o meu maior inimigo e quer me levar à morte. O leão está rugindo ao meu redor. É a droga, o álcool, o desânimo, a preguiça, a depressão: tudo isso quer me devorar.

Jesus fique comigo, não me abandones nesta hora de decisão. Entrego minha vida em tuas mãos, Senhor, espero em Ti.

Senhor, quero repetir os primeiros três passos desta caminhada de libertação:

- Admito minha dependência e minha fraqueza e admito que perdi o controle de minha vida.

- Confio em Ti Jesus, pois tu podes me libertar.

- Entrego Senhor, a minha vida e a minha vontade aos teus cuidados.

Assim estou agora mais pronto e fortalecido para lutar contra o mal que por muito tempo me escravizou. Sinto que não estou mais sozinho, que tenho uma força ainda maior dentro de mim, pois és Tu Senhor quem está me sustentando e ao meu redor há muitos irmãos  que estão torcendo e rezando para eu vencer.

Jesus, eu quero aprender de Ti, fiel até o fim Ensina-me a aliviar este fardo pesado, a me purificar, a me restabelecer, a me tornar inabalável. Por Ti Senhor, receberei uma nova vida, a sobriedade, a redenção, a libertação e a completa  felicidade. 

4º. Passo: Conhecer a si mesmo com sinceridade.

Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

“Senhor, eu se que tu me sondas, eu sei que me conheces” (Salmo 139).

Com tua ajuda Senhor, vou conseguir fazer um inventário moral de mim mesmo para me conhecer melhor e vencer as causas que me levam ao descontrole e a procurar soluções erradas.

Senhor fui eu que fiz uma de minha vida, uma verdadeira confusão. Fiz, mas não consigo desfazer. Os erros são meus, mas preciso reconhecê-los. Ajuda-me a reconhecer os meus desacertos, mas também algo de bom que consegui realizar.

Senhor, estou decidido a começar esta maravilhosa viagem rumo à minha recuperação, mas preciso ser sincero comigo mesmo, pois isso é a base da minha recuperação. Não quero esconder nada à minha consciência. Quero conhecer mais a causa dos meus ressentimentos, dos medos, das minhas grosserias, das minhas raivas, dos meus descontroles, das minhas irresponsabilidades.

Senhor, quero ser sincero, tira de mim todo fingimento. A vergonha e a minha culpa me faziam ficar calado em vez de ser sincero e me davam medo de ser mangado pelos outros.

Tira Senhor todo ressentimento para com as pessoas que me ofenderam, tira toda mágoa, toda raiva, frustração e depressão. Não quero mais culpar os outros por minhas desventuras, não quero mais negar a responsabilidade por comportamentos prejudiciais, não quero mais resistir à verdade.

Senhor, reconheço que fingi demais, não admiti a existência de minha dependência, desprezei os sintomas físicos que acusavam a presença de tantos problemas em minha vida.

Sei que a Verdade me libertará. Sim, Senhor, reconheço que sou um dependente químico, que cai na armadilha do inimigo, que fui a causa de tantos sofrimentos lá em casa. Reconheço e admito minha responsabilidade, sem culpar ninguém.

Mas tenho certeza absoluta, Senhor, que a Porta da Esperança está aberta para mim, pois tu me acolhes, Senhor.

5º. Passo: Admitir e confessar.

Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano a natureza exata de nossas falhas.

Confessem pois seus pecados uns aos outros e rezem uns pelos outros, para serem curados”. (Tg 5,16)

Senhor já chegou o momento de eu admitir minhas falhas. Admito como meus comportamentos têm prejudicado a mim mesmo e a outros. Agora Senhor, o que eu peço é a coragem de partilhar isso com alguém, de confessar minhas fraquezas, pois eu quero continuar esta caminhada em direção a uma mudança de vida, a uma nova maneira de viver.

É necessário Senhor que tudo aquilo que se acumulou dentro do meu coração seja colocado fora. Preciso desabafar Senhor!

Senhor, entendo que já me conheces perfeitamente. Agora estou pronto para me revelar a Ti com franqueza e humildade: quero revelar meus comportamentos que tanto prejudicaram o meu egoísmo, e os traços negativos. Desde já lhe agradeço pela força e coragem que me deste para eu estar a este ponto de minha vida. Afasta meu medo de ser conhecido e rejeitado. Coloco a minha vida aos teus cuidados e debaixo de tua proteção.

Senhor eu te peço mais uma graça especial: preciso nesta mesma semana escolher um padre para eu partilhar a minha história e receber teu perdão e tua renovação. Quero nascer de novo Senhor pelo teu poder. Tenho certeza que este padre, teu Ministro, é aquela pessoa segura e digna de confiança, capacitada para me entender e acolher com ternura e amor.

Sei que preciso agora de muita humildade para eu me revelar a outra pessoa, para tirar minha máscara que costumo apresentar para o mundo Mas terei Senhor a oportunidade de partilhar minhas forças positivas, minhas tentativas de recuperação. Quero acabar com o silêncio, o isolamento e o ato de me esconder.

Meu Deus, eu me arrependo de todo coração de te ter ofendido, porque tu és bom e amável. Sei que por causa desta minha confissão, admitindo o que não funciona na minha vida, receberei de Ti uma grande vontade e força para completar a minha caminhada de recuperação e libertação.

6º. Passo: Renascer. (Jo 3,1-15).

Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

“Humilhai-vos diante do Senhor e ele vos exaltará”. (Tg 4,10)

Senhor, estou pronto para receber a tua ajuda e assim afastar-me das falhas de caráter que agora percebo serem obstáculos a minha recuperação. Ajuda-me a continuar sendo honesto comigo mesmo e guia-me para a saúde mental e espiritual.

Senhor, quero renascer no teu Espírito para a sobriedade. O homem velho já passou e eis que vai chegar uma criatura nova.

Senhor  a Caminhada continua, ainda há muito mais trabalho pela frente. Já reconheci minha  impotência e vim  para invocar um poder superior. Depois entreguei minha vontade e minha vida aos teus cuidados, Senhor. Enfim  admiti que minha vida assim não funcionava mais, mas agora Senhor quero me preparar a realizar algumas mudanças na minha vida e nos meus comportamentos. E isso exige esforço e persistência, mas sobretudo humildade e abandono nas tuas mãos, para que Tu tome a direção.

Senhor, assuma  agora o controle de minha vida, transforma-me, quero confiar de maneira completa e acolher o teu programa para o meu crescimento.  Reconheço tanto problemas que afligem minha vida e por isso estou procurando a tua ajuda para me libertar deles, Elimina Senhor as causas de minhas fraquezas, os meus defeitos e tudo o que prejudica a minha vida.

Eu quero renascer, ter vida nova e confio em Ti Senhor, pois Tu queres me ajudar. Tira o medo de mim, o medo de não conseguir viver sem aquele vício, o medo de perder aquela categoria de amigos, o medo de me sentir sem aquela falsa alegria.

Mas o que mais preciso Senhor é de disposição: sei que é urgente renascer de novo, mas dá-me  disposição para agir e agir mesmo e  sem medo. Quero estar disposto e pronto a mudar.


7º. Passo: Invocar a Deus.

Humildemente rogamos a ele que nos livrasse de nossas imperfeições.

“Se confessarmos nossos pecados, fiel e justo como é, ele nos perdoará nossos pecados e nos purificara de toda iniquidade” (1 Jo 1,9)

Senhor, não quero esconder nada, pois estou reconhecendo minhas fraquezas, meus defeitos, meus vícios. Estou disposto a entregar tudo de mim, o bom e o mau. Rogo que agora elimines de mim todo defeito de caráter que atrapalha meu relacionamento contigo e com  meus semelhantes.

Mas preciso de humildade, pois não quero esconder as minhas fraquezas, não quero mais culpar meus familiares ou colegas: quero reconhecer a pessoa que fui, quero entender a pessoa que sou aguardando com alegria a pessoa que estou me tornando. Quero te dizer e dizer aos meus semelhantes: cai  por minha fraqueza, reconheço minha fragilidade e invoco o teu poder e a tua bondade para eu renascer de novo.

Senhor  suplico teu poder para eu não causar mais dor ás pessoas amadas, aos meus familiares, àqueles que estão querendo me ajudar para minha recuperação.

Senhor,suplico teu poder para eu não prejudicar mais a ninguém, pois reconheço minha ambição, minha ganância.

Mas agora sei quanto recebi de Ti Senhor, quantas maravilhas recebi e tudo de graça. Começarei então a partilhar o amor que eu recebi com abundância de Ti Senhor.

“Tem piedade de mim, meu Deus, segundo a tua fidelidade; segundo a tua grande misericórdia, apaga minha culpa. Lava-me por completo de minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado” (Sl 51,3-4)

Eis aqui o teu servo, Senhor, que se coloca sob o teu controle e se submete a tua vontade e ao teu plano para a minha vida.

8º. Passo. Reparar.

Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

“E assim como quereis que os homens façam a vós, fazei do mesmo modo a eles”. (Lc 6,31)

Senhor  quero agora me lembrar de todas as pessoas que prejudiquei e me disponho a reparar os danos a elas causados. Quero me lembrar dos nomes e das fisionomias das pessoas que  ficaram incomodadas pelo meu comportamento.

Peço tua ajuda Senhor, para fazer uma lista de todos a quem prejudiquei. Assumirei a responsabilidade por meus erros e perdoarei aos outros assim como eles me perdoam. Concede-me a disposição de começar minha reparação.

No início eu costumava culpar os pais, parentes e  amigos pela confusão em minha vida. Cheguei até a pôr a culpa até em Deus. Mas agora preciso me preparar para aceitar a total responsabilidade dos meus atos e reparar os danos.

Agradeço a Ti Senhor porque a minha vida já está mais em ordem. Examinei minha história pessoal e decidi deixar tudo para trás.

Agora me lembro do exemplo de Zaqueu que encontrou Jesus lá na cidade de Jericó e decide reparar os danos que tinha causado a tantas pessoas pelo seu comportamento errado.

Preciso de muita humildade Senhor, pois é necessário corrigir o erro, devolver a paz para aqueles que não soube amar: Isso é conversão, é salvação, é pureza de coração.

Minha libertação, minha cura depende da coragem e da humildade para reparar todo o mal que fiz.

Como ser feliz pisando na gente  e massacrando os outros? Reparar o mal contribui para o bem-estar espiritual, para a libertação. Reparar o mal é facilitar minha cura.

Quero fazer isso Senhor, daqui para frente, com a tua ajuda.  Amém.

9º. Passo.  Pedir perdão.

Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las.

“Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois volte para apresentar a oferta”. (Mt  5,23-24)

Senhor este passo exige de mim muita humildade, pois tenho que perdoar e receber o perdão. Já fiz o inventario do meu comportamento que prejudicou muita gente, sobretudo os meus familiares, os meus colegas, os meus irmãos de Comunidade.

Prejudiquei a mim mesmo: perdi oportunidade de trabalho, perdi a confiança de muita gente, adoeci  também e arrisquei cair em perigos até mortais.

A vida lá em casa se tornou um inferno por causa da minha dependência de álcool ou droga, já usei de violência, falei palavrões, fiz grosserias. Minha mulher ficou humilhada pelos insultos e ofensas, todos lá em casa ficaram com medo e até com raiva de mim. Eu sinto muita vergonha por causa disso.

A minha vida sexual também ficou descontrolada e eu perdi o amor-próprio. Muitos danos causei a tantas pessoas e eu preciso me reconciliar com todos para sentir a verdadeira paz.

Senhor ensina-me a reatar os relacionamentos com aqueles que prejudiquei pois quero assumir o compromisso de mudar os comportamentos inaceitáveis.

Senhor quero amar de verdade as pessoas que prejudiquei, meus familiares sobretudo,  que até agora julguei os culpados dos meus comportamentos errados. Não quero culpar mais a ninguém pelo que eu fiz.

Se eu tiver oportunidade Senhor, quero falar pessoalmente e com humildade com todos aqueles a quem causei dano ou desconforto.

Mas agora não posso adiar o compromisso de pedir perdão nesta oração:

Reconheço a minha fraqueza e os perigos que corri quando enveredei nos caminhos perigosos do alcoolismo ou das drogas. Reconheço o mal que causei a tantas pessoas e agora quero pedir perdão, tentando reparar os prejuízos materiais e morais.

Peço que os meus familiares me perdoem, peço que os meus colegas me perdoem, peço que os meus vizinhos me perdoem e, sobretudo peço que Deus me perdoe em nome de Jesus.

10º. Passo. Perseverar com humildade.

Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitimos prontamente.

Assim, pois, aquele que pensa estar de pé tome cuidado para não cair (1 Cor 10,12)

Senhor antes de tudo te agradeço por minha caminhada até aqui. Antigamente havia muita erva daninha em meu comportamento, mas agora eu sonho com um belo jardim em minha vida e tu Senhor me ajudaste a plantá-lo.

As ervas daninhas foram arrancadas e coisas maravilhosas começaram a crescer em lugar delas. Agora as coisas são diferentes para mim e para os meus familiares, pois estou começando a ver a promessa de frutos e de mudança maravilhosa.

Mas no meio deste jardim, Senhor, podemos ver ervas daninhas de novo querendo nascer, pois as raízes delas não morrem facilmente.

Quero Senhor estar sempre vigilante para dar mais um passo na minha caminhada de recuperação e proteger o meu e nosso jardim que é a minha vida de sobriedade.

Peço Senhor para continuar crescendo em minha recuperação, verificar com mais detalhes o meu comportamento, corrigir os erros quando eu os cometer, assumir a responsabilidade dos meus atos, estar sempre consciente de minhas atitudes e comportamentos negativos e derrotistas.

Quero com tua ajuda continuar tendo o controle dos meus atos e sempre me lembrar que eu preciso de apoio e manter o amor e o respeito para com meu próximo. E muita humildade para continuar orando e rezando diariamente.

Senhor às vezes eu acho que já estou curado e liberto e que poderia parar por aqui sem a necessidade de continuar este programa, mas preciso resistir a esta tentação.

Senhor, a cada dia tenho que parar e examinar minha consciência quando acontecer umas fraquezas e assumir compromissos saudáveis como a oração e até o estudo bíblico para alimentar o meu crescimento espiritual.

 Isso para eu não voltar aos velhos hábitos de ressentimentos, insinceridade e egoísmo. Quando uma tentação chegar, preciso sempre recorrer a Ti Senhor e te pedir o perdão e depois fazer as reparações necessárias.

11º. Passo: Testemunhar.

“Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos outros e praticar estes princípios em todas as nossas atividades”.

“Irmãos, se acontecer a alguém ser surpreendido em falta, a vós, os espirituais, compete corrigi-lo, com espírito de mansidão; acautela-te contigo mesmo: tu também não podes ser tentado”? (Gl  6,1)

Senhor, te agradeço  pelo crescimento que tu me concedeste nesta caminhada de recuperação. Pela tua graça divina e a ajuda de tantos irmãos e companheiros estou passando por uma experiência espiritual que está mudando a minha vida.

Comecei esta viagem meio amedrontado, agarrado aos meus velhos hábitos, como aquele rei agarrado àquele trono fracassado. Passei por uma rebelião que estava prejudicando a mim mesmo. Mas com a tua ajuda Senhor, agora tu estás reinando e dirigindo o meu futuro.

Querido Pai, meu despertar espiritual continua a se manifestar. O que recebi de graça, estou disposto a dar de graça, ou seja, passarei adiante e darei aos outros e dou graças por esta oportunidade.

Peço-te humildemente para que eu continue a caminhar dia a dia na estrada do progresso espiritual. Suplico que me conceda a força interior e a sabedoria para praticar os princípios deste modo de vida em tudo que faço e digo. Preciso de Ti, de meus amigos e desta sabedoria que aprendi neste despertar.

Quero agora transmitir aos outros a mensagem divina de esperança e cura. Agora tenho a oportunidade de promover meu crescimento, ajudando os outros. Preciso dizer a todos que tu Senhor pode nos salvar de nosso pecado, de nosso comportamento derrotista, de nosso desespero, de nosso tormento. Tu pode Senhor controlar nossas vidas e nos curar.

“Porque também nós éramos outrora insensatos, rebeldes, extraviados, subjugados por apetites e prazeres de toda espécie, vivendo na maldade e na inveja, rancorosos e odiando-nos uns aos outros. Mas ao manifestarem-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e seu amor pelos homens, ele nos salvou...pelo banho do novo nascimento e da renovação que o Espírito Santo produz” (Tt 3,3-7)

Senhor quero compartilhar a história da minha cura e recuperação, dando testemunho das tuas maravilhas.

12º. Passo: Transmitir.

Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos outros e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

“Irmãos, se acontecer a alguém ser surpreendido em falta, a vós, os espirituais, compete corrigi-lo, com espírito de mansidão; acautela-te contigo mesmo: tu também não podes ser tentado”? (Gl 6,1)

Senhor, comecei esta viagem meio amedrontado, mas terminei esta viagem aceitando a Ti, meu Deus, como Rei, no trono da minha vida... Com tua ajuda, eliminei minha rebelião e agora quero apreciar meu crescimento espiritual, querendo partilhar esta minha experiência com os outros, continuando  de prontidão toda a minha vida, para não cair na tentação.

Querido Deus, meu despertar espiritual continua a se manifestar. A ajuda que recebi, eu a passarei adiante e a darei aos outros, tanto dentro como fora da comunidade.

Dou-vos graças por esta oportunidade.

Peço-te humildemente para que eu continue a caminhar dia a dia na estrada do progresso espiritual. Rogo que me concedas a força interior e a sabedoria para praticar os princípios deste novo modo de vida em tudo que faço e digo. Preciso de Ti, de meus amigos e deste programa todas as horas de cada dia. Este é um modo melhor de viver.

Reconheço que eu era rebelde, dependente e escravizado, vivendo na maldade e no perigo, maltratando e prejudicando, sobretudo os meus familiares. Mas quando se manifestou a tua bondade, ó Senhor, a minha vida mudou, tu me cobriste com teu amor e aconteceu em mim um novo nascimento e uma profunda renovação.

Agora sei que tudo o que tenho, eu recebi de graça. Agora quero transmitir de graça esta minha experiência e esta mensagem de libertação e deste meu renascer.

Tenho que dizer a todos que Tu, ó Deus, pode nos salvar de nosso pecado, de nosso comportamento derrotista, de nosso desespero, de nosso tormento. Só Tu, ó Deus, podes controlar nossas vidas e nos curar. Eu quero continuar me entregando a Ti, Senhor.


Meu Deus, concede-me a serenidade  de aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem de mudar as coisas que posso e a sabedoria de perceber a diferença. Vivendo um dia de cada vez, apreciando um momento de cada vez, aceitando os reveses como caminho para a paz; percebendo, como Jesus percebia, este mundo perverso como ele é, não como eu gostaria que fosse; confiando que endireitarás as coisas, se eu me entregar à Tua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e grandemente feliz contigo para sempre.  Amém

Nos envie seu pedido de oração e as irmãs enclausuradas que moram dentro da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá / SP, vão rezar por seus pedidos. Essas irmãs rezam diariamente pelos jovens recuperantes e agora elas se disponibilizam a fazer orações por você. Clique aqui: As irmãs Clarissas enclausuradas rezam por você.*
__________________________________
*Fazenda da Esperança
Catedral Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário