segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bispos reunidos na 53ª Assembleia Geral da CNBB

Desde quarta-feira, dia 15 de abril, os bispos do Brasil estão reunidos junto ao Santuário de Aparecida, em São Paulo para a 53ª Assembleia Geral da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. É um bonito momento de confraternização e troca de experiências entre os bispos além de ser o grande espaço para deliberar sobre os rumos da Igreja no atual momento da história.

Todos os bispos chegaram à Assembleia com a disposição de ajudar a Igreja a cumprir com sua missão evangelizadora. Cada qual trouxe as alegrias e preocupações específicas da sua Diocese e região. Em todos se percebe uma grande preocupação com o futuro do Brasil, onde, além das contínuas denúncias de corrupção cresce o ódio entre grupos políticos e ideológicos. Igualmente é visível a preocupação com o acirramento da violência no mundo, em particular com a perseguição sofrida pelos cristãos em regiões dominadas por grupos extremistas muçulmanos. Também não passa despercebida a preocupação com as classes trabalhadoras que vêem ameaçados alguns direitos com as medidas tomadas pelos governos para fazer frente à crise econômica que se instaurou no Brasil e nos Estados.

Vários são os temas que irão ocupar os bispos durante estes dias. Se nada vier em contrário deveremos firmar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil aprovadas em 2011, adaptando-as à Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e inserindo elementos do discurso do Papa Francisco aos bispos durante a Jornada Mundial da Juventude. Pretendemos também avançar no debate do texto de Estudos sobre “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, publicado na Assembléia de 2014. Há a possibilidade de procedermos à publicação de um Documento Oficial. Além disso, a Assembléia é eletiva, o que significa que deveremos eleger a nova presidência da CNBB, que terá a missão de presidir a entidade nos próximos anos. E, como sempre acontece em nossas assembléias, lançaremos um olhar sobre a conjuntura e participaremos de um retiro sobre a missão do bispo na Igreja de hoje.

Confiantes na presença do Espírito Santo junto aos bispos durante estes dias, pedimos ao povo que nos inclua em suas preces. Temos muitos desafios pela frente, mas estamos dispostos a trabalhar na busca do melhor caminho “para que o povo brasileiro tenha vida” e caminhe com reanimada esperança rumo ao Reino Definitivo. Cada manhã, às 07h30m, estaremos rezando junto ao Santuário de Aparecida, de onde o povo nos poderá acompanhar através das Redes Católicas de Televisão e de Rádio.

Que a ternura da Mãe Aparecida inspire a nossa Assembléia e nos ajude a sermos “uma Igreja missionária, solidária e que saiba ouvir”!

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Nenhum comentário: