sexta-feira, 27 de março de 2015

Sobre os ritos da Semana Santa


A Semana Santa é a memória dos mais importantes Mistérios de nossa fé e o Tríduo Pascal é o coração do ano litúrgico. Portanto, sabemos dos antiquíssimos e detalhados ritos que nos acompanham nesses dias, tentando ao máximo exprimir ao nosso espírito os sentimentos pelos textos, pelos cantos, pelos gestos. Luz, escuridão, fogo, água, óleo, silêncio e sinos nos acompanham durante estes 7 intensos dias.

Devido à multiplicidade de detalhes e a uma certa contradição nos textos dos livros litúrgicos, um maior estudo, o auxílio do rito antigo no que é possível e a prática das rubricas também no Vaticano nos ajudam a ter os detalhes melhor esclarecidos. Portanto, o Direto da Sacristia apresenta a seguir um guia feito com base nessas referências, desejando que ele ajude a todos nas comunidades que celebram com fervor espiritual, decoro e solenidade estes dias do triunfo, morte, paixão e ressurreição de Nosso Senhor.

Às vezes, o incenso é confundido apenas com dias festivos, excluindo-o do Advento, da Quarta-feira de Cinzas, da Quaresma inteira e da Semana Santa. Além de o incenso ser permitido, na forma nova, em qualquer Missa, também os dias da Semana Santa são solenes e neles o incenso pode ser usado, exceto na Celebração da Paixão do Senhor.

De acordo com a tradição litúrgica, o canto das orações e dos demais textos não deve ser acompanhado por instrumentos musicais, mas sim a resposta do povo pode ser somada a eles.

Àqueles obrigados à recitação do Ofício Divino, em virtude do seu estado religioso ou clerical, a Igreja dispensa a recitação daquelas Horas canônicas que coincidem com as celebrações litúrgicas. Assim sendo, quem participa da Missa da Ceia do Senhor é dispensado da obrigatoriedade de recitar as II Vésperas da Quinta-feira Santa e quem participa da Celebração da Paixão do Senhor é dispensado de rezar as Vésperas da Sexta-feira Santa. Nos outros dias, as Horas devem ser recitadas normalmente.

Uma regra de ouro: Diáconos e leigos não podem fazer os ritos da Semana Santa apenas excluindo deles a consagração. Onde não há Presbítero para celebrar a Semana Santa, outros não podem abençoar os ramos, fazer o rito do lava-pés, transladar o Santíssimo Sacramento, fazer a prostração e a adoração da cruz na Sexta-feira Santa e abençoar o fogo, preparar o Círio no Sábado Santo, entre outros ritos. Somente com um Presbítero ou um Bispo os ritos podem ser feitos integralmente. 

DOMINGO DE RAMOS

Bento XVI durante a procissão do Domingo de Ramos
Praça de São Pedro, 17 de abril de 2011

Informações gerais

Só pode haver bênção de ramos se houver procissão, com todo o rito anterior à Missa, ainda que seja na porta da própria igreja onde será celebrada a Missa. Esta é a segunda forma do rito, a entrada solene: todo o rito descrito a seguir é feito pelo Celebrante fora do altar, enquanto os fiéis estão à porta da igreja e depois fazem a procissão. Depois, o Celebrante e os outros ministros caminham até o altar, o Celebrante o venera, o saúda com o beijo e o incensa e já recita a oração do dia, ao que se segue a Liturgia da Palavra.

A leitura do Evangelho da Paixão pelos leigos é uma concessão pastoral em vista da falta de ministros ordenados. No rito antigo, a saber, leigos não pode fazer essa leitura, como vemos no Vaticano. Sendo assim, se na Missa houver ministro ordenado além do Celebrante, eles podem ler o texto e reservar ao povo apenas a parte da multidão.

Se o tradicional costume de velar as imagens for observado, os tecidos devem ser vermelhos. Durante a semana, voltam a ser roxos até a Missa da Ceia do Senhor.

Sobre a procissão, na forma mais tradicional

1. Como a missa é iniciada aqui, convém que seja preparado um altar com toalha branca e velas, crucifixo e ambão para o Evangelho.

2. Esta é a única celebração da Semana Santa na qual é permitido o uso do pluvial, mas é facultativo. Portanto, o Celebrante e, se houver, os Concelebrantes podem usar a alva com estola e pluvial ou com estola e a casula da Missa, sempre em cor vermelha. O Diácono sempre usa a dalmática.

3. Enquanto os ministros se aproximam do lugar, todos entoam o canto de entrada. Depois, o Celebrante inicia a Missa como de costume, ou seja, com o sinal da cruz e a saudação “A graça de Nosso Senhor” ou outra prevista. A seguir, com as palavras do Missal, recebe os fiéis no ofício celebrado. Abençoa os ramos com uma das 2 orações previstas e os asperge depois. Entrega os ramos aos ministros presentes, tanto ordenados como leigos, enquanto cantam algo adequado.

4. Em pé, o Celebrante coloca incenso no turíbulo, o abençoa e ou proclama o Evangelho ou este é proclamado pelo Diácono ou, se não houver, por um Concelebrante. Se o Celebrante não proclamar o Evangelho, recebe o ramo enquanto cantam a aclamação; se for ele quem proclama, um ministro segura o seu ramo.

Esta proclamação do Evangelho é solene, ao contrário da proclamação do Evangelho da Paixão. Portanto, levam velas até o ambão, o leitor ordenado saúda a assembleia como de costume, faz o sinal da cruz sobre o livro e sobre si e o incensa.

5. Embora uma homilia seja prevista, ela geralmente não é feita. Se for, que seja breve. Após a homilia ou a proclamação do Evangelho, o Celebrante convida a todos para a procissão.

6. A procissão é comum: turiferário à frente (queimando incenso, que é renovado para a incensação do altar), cruz processional com velas, o Celebrante, os outros ministros e o povo, todos com ramos nas mãos. A cruz pode ser ornada com um ramo preso por uma fita vermelha.

7. Durante o percurso para igreja na qual a Missa continuará a ser celebrada, devem ser executados cantos apropriados.

8. O rito de bater com a haste da cruz processional na porta da igreja é exclusivo do rito antigo e não é previsto e sequer permitido na forma nova.

9. Na igreja, os ministros aguardam todos entrarem e depois continuam a procissão até o altar.

Sobre a Missa

Antes de oscular e beijar o altar, o Papa Francisco veste a casula 
depois de ter usado o pluvial na Missa do Domingo de Ramos
Praça de São Pedro, 24 de março de 2013

10. Os livros litúrgicos se contradizem quanto ao momento de o Celebrante tirar o pluvial e vestir a casula. Contudo, de acordo com o senso comum, tanto na prática do Vaticano quanto nas outras celebrações com procissão antes da Missa, o correto é que o Celebrante vista a casula ao fim da procissão e antes de fazer reverência ao altar. De modo decoroso e discreto, enquanto todos entoam o canto de entrada da Missa, os ministros o auxiliam a vestir outra estola e a casula. Depois, o Celebrante oscula o altar, o incensa, vai para a cadeira e de lá recita a oração do dia, isto é, a Coleta.

11. Durante a aclamação do Evangelho, não é posto incenso no turíbulo, nem são levadas velas ao ambão, mas o Celebrante abençoa o Diácono; se não houver Diácono ou Concelebrante, o Celebrante não abençoa o leigo leitor principal do texto. Se não for possível que ministros ordenados leiam a história da Paixão, reserve-se ao Celebrante a parte do Cristo. Contudo, se houver um outro ministro ordenado, eles podem ler a história e deixar ao povo apenas a parte da multidão.

O cronista não saúda o povo, não faz o sinal da cruz sobre o livro e sobre si e não o incensa. Ao fim da leitura, o ministro, ordenado ou não, não beija o livro.

Os livros litúrgicos só pedem ao Bispo que permaneça sentado tanto para impor incenso quanto para abençoar o ministro ordenado que proclamará o Evangelho.

12. Pode haver uma breve homilia.

13. A Missa prossegue como de costume.

QUINTA-FEIRA SANTA

Missa Crismal

Embora a Crismal não seja comum a todas as comunidades e sim da comunidade eclesiástica, é bom que os fiéis leigos participem e vejam a comunhão do presbitério de suas dioceses. Também temos leitores que preparam essa liturgia episcopal. Além disso, como parte dos ritos da Semana Santa e dada a sua beleza, eis alguns comentários.

Os Santos Óleos são abençoados na Quinta-feira Santa porque a Missa da manhã é a última antes da Vigília Pascal. Portanto, como tradicionalmente o Óleo do Crisma e dos Catecúmenos são usados pela primeira vez durante o batismo no Sábado Santo, o lugar mais conveniente de abençoá-los, junto com o Óleo dos Enfermos, é antes do início do Tríduo, ou seja, na manhã da Quinta-feira. Também é prevista renovação das promessas sacerdotais por parte dos Presbíteros, em memória da instituição do sacerdócio ministerial durante a Última Ceia.

Nas dioceses nas quais é difícil reunir o clero na manhã desse dia, as rubricas permitem que a Missa própria seja celebrada em outro dia, desde que próximo à Páscoa. O prazo conhecido onde isso acontece é até 1 semana antes da Quinta-feira Santa, na quinta-feira anterior, mas também no sábado véspera do Domingo de Ramos.

Sobre o rito

14. A menos que os vasos com os óleos a serem abençoados sejam grandes, uma mesa deve estar em frente ao altar para recebê-los, mas de modo que não atrapalhe a visão da assembleia.

15. A Missa decorre normalmente até a proclamação do Evangelho. Na homilia, o Bispo deve exortar os Presbíteros sobre a sua fidelidade ao que prometeram e sobre a renovação pública desse compromisso.

16. Terminada a homilia, o Bispo, de mitra e báculo, sentado, faz com os Presbíteros o diálogo sobre as promessas sacerdotais contido no Pontifical Romano e também no Missal.

17. Não há recitação do Credo e nem oração dos fiéis.

Bento XVI assopra sobre o vaso com o óleo que será consagrado no Crisma

18. Segundo a tradição litúrgica latina, a bênção dos Óleos dos Enfermos é feita antes da doxologia “Por Cristo” da Oração Eucarística, devido ao costume antigo que abençoava aqui os primeiros frutos das colheitas. Contudo, ainda que os livros litúrgicos permitam de outro modo, não se sabe o motivo usado para que isso não seja observado. Como trata-se apenas de mudança de lugar dos ritos, isso não altera o tempo de duração da Missa. Embora seja uma permissão, unicamente por motivos particulares, é mais comum que o rito dos Óleos seja feito antes do Ofertório.

19. Se o rito for feito inteiramente antes do Ofertório, seja assim:

O vaso dos óleos são levados cada um por um ministro, mas ao menos o do Crisma seja portado por um ordenado e atrás de todos os outros. À frente de todos, um 4º ministro leva o recipiente com o perfume para o Crisma, se a mistura o Bispo quiser que seja feita antes da consagração deste óleo. Enquanto isso, canta-se o hino “Acolhei, ó Redentor” ou outro apropriado.

O último ministro diz, definindo o uso do óleo que porta: “Eis o óleo para o Santo Crisma”, apresenta o vaso ao Bispo mitrado e o põe sobre a mesa. O primeiro ministro também diz: “Eis o Óleo dos Enfermos” e o segundo diz: “Eis o Óleo dos Catecúmenos”, sempre apresentando-os ao Bispo e depois os depondo sobre a mesa.

Todos os Concelebrantes aproximam-se da mesa e a cercam dispostos em forma de coroa, mas só tomam parte na consagração do Crisma. O Bispo, sem mitra, recita a oração de bênção do Óleo dos Enfermos, de mãos postas, e traça o sinal da cruz onde prescreve a fórmula. Depois, mas de braços abertos, abençoa o Óleo dos Catecúmenos rezando a fórmula prevista e traçando o sinal da cruz onde é indicado. Por fim, se não tiver misturado o perfume ao óleo para o Crisma, o faz agora; convida todos à oração; e, se for oportuno, assopra sobre o vaso com o óleo, segundo a tradição litúrgica, em referência ao Espírito Santo. Seguidamente, de braços abertos, recita a oração de consagração, escolhendo uma das 2 previstas; a primeira faz uma maior referência ao significado do óleo vindo da oliveira e usado nas consagrações dos sacerdotes profetas e reis, além de relacioná-lo ao batismo. Enquanto isso, no trecho indicado, os concelebrantes estendem a mão direita em direção ao óleo, mas não o Mestre de Cerimônias e Cerimoniários, pois nem isto é prescrito e, portanto, não deve ser feito; também eles não devem usar estola em cima da sobrepeliz.

20. Cada vaso pode ser revestido, desde antes das bênçãos, com um véu de cor específica: roxo para o dos Enfermos, verde para o dos Catecúmenos e branco (ou outra cor festiva) para o do Crisma. É uma tradição litúrgica antiga que não contradiz as rubricas atuais.

21. Se o Bispo quiser manter o costume litúrgico, os vasos são trazidos da mesma forma em procissão no Ofertório, à frente dos fiéis que levam o pão, o vinho e a água. Apresentam tudo ao Bispo, mas os vasos são postos sobre a mesa destinada a isso. Antes da doxologia da Oração Eucarística, o Prelado abençoa o Óleo dos Enfermos e, após a Comunhão, abençoa pela forma prescrita o dos Catecúmenos e consagra o do Crisma.

22. Para Missa Crismal é a única que a Liturgia menciona o uso de incenso na procissão final, voltando para a sacristia, enquanto os vasos são portados logo após a cruz processional. Na verdade, o incenso na procissão inicial tem a ver com a incensação do altar; uma vez que não há necessidade de incenso na procissão final, ele não é prescrito, apesar desse erro ser um costume em muitos lugares. Na Missa Crismal, o uso do incenso tem a ver com a veneração dos Santos Óleos.

TRÍDUO PASCAL

Na Missa da Ceia do Senhor, encerra-se a Quaresma.

O Tríduo não é uma preparação para a Páscoa. Ao contrário, ele já é a Páscoa!

O Mistério Pascal é a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor, memorados em cada celebração dos 3 dias. Essa unidade de uma única celebração pascal em três ações rituais é demonstrada pelo início comum na Missa da Ceia do Senhor (“Em nome do Pai”), que não é visto na Celebração da Paixão do Senhor e o rito habitual de despedida ao fim da Vigília Pascal, ainda que com a presença dos dois Aleluias). Portanto, o Mistério Pascal é celebrado desde a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa e estende-se até o Domingo de Pentecostes, período no qual satisfazemos o preceito da Comunhão anual.

O Tríduo Pascal não pode ser celebrado se não houver fiéis participantes e ministros e cantores que contribuem para a solenidade necessária. Onde não for possível, os fiéis participem em outra igreja maior e mais liturgicamente bem provida.

Missa da Ceia do Senhor

Informações gerais

Somente os Abades e Bispos usam dalmática durante o rito do lava-pés
Também a tradição da Igreja pede que de homens sejam lavados os pés.
Na imagem, Bento XVI faz o gesto a 12 presbíteros na Arquibasílica do Latrão, 
21 de abril de 2011

Não é Missa “do Lava-pés”; este é apenas um rito dentro da Missa da Ceia do Senhor que, embora seja muito eloquente e parte integrante da memória do que aconteceu na Última Ceia, pode ser omitido por motivo grave. Isso quer dizer que ele não é propriamente necessário ao rito da Missa, mas é bom que seja feito. No rito antigo, ele é uma celebração à parte da Missa, com a leitura do Evangelho do “Mandato”, ou seja, do mandamento do Senhor que fosse feito o gesto de serviço, expressado no ato de lavar os pés dos Apóstolos.

Constitui um erro e até mesmo um abuso litúrgico que o Celebrante, se for um Presbítero, ou vista a casula sobre a dalmática ou, depondo a casula para o rito do lava-pés, vista a dalmática. Isto não é previsto para os Presbíteros, mas apenas para os Abades e Bispos, aos quais a Liturgia restringiu o uso da dalmática na Missa sob a casula e, no rito do lava-pés, continuam vestido somente com ela, quando também tiram a casula. Embora os Presbíteros também possuam obrigatoriamente o grau do Diaconato, há séculos não lhes é mais permitido usar a dalmática sob a casula e somente no rito antigo um Presbítero pode usar somente a dalmática enquanto exerce a função de Diácono. Por fim, ainda que o Papa Francisco mude a estola sacerdotal ao modo dos Diáconos, em uso transversal, isso é uma decisão pessoal e que não altera a rubrica litúrgica que não permite isso, à cuja obediência todos estão obrigados até que o Papa decida alterar. Enquanto isso, esse gesto é restrito à vontade do Papa durante a execução do rito.

Cuide-se que seja consagrado o Sacramento em número suficiente de hóstia para a Comunhão de toda a comunidade durante a Celebração da Paixão do Senhor.

O translado do Santíssimo Sacramento não deve ser feito no ostensório e não é solene exposição eucarística na Capela da Reposição, de modo que o Santíssimo não fica diretamente exposto, mas somente na âmbula, coberta por um véu, quando é levada à Capela e, depois, dentro do tabernáculo até antes da Sagrada Comunhão da Vigília Pascal.

Aos fiéis, em estado de graça e tendo comungado nessa Missa, concede-se indulgência plenária quando recitar o “Tão sublime Sacramento”, a fórmula “Do céu lhes destes o pão” e a oração “Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento”, conforme o “Enchiridion Indulgentiarum”.

Sobre a Missa

23. Durante o canto do Glória, podem tocar a sineta do altar ou o sino da igreja, mas não é preciso que eles acompanhem todo o momento enquanto todos cantam: só são necessários alguns segundos, senão, um som abafará e atrapalhará o outro e, numa confusão aos ouvidos, prejudicará a harmonia da Liturgia.

24. Após o fim do canto do Glória, os instrumentos musicais só devem ser utilizados enquanto todos cantam, evitando arranjos instrumentais. Convém ainda mais, se for possível, que os cantos sejam “a cappella”, sem acompanhamento de instrumentos, reservando isso ao Glória da Vigília Pascal.

25. Convém também que os lugares para os participantes do rito do lava-pés sejam fora do presbitério, mas de modo que sejam facilmente vistos pela assembleia. Cuide-se que o rito não seja uma apresentação teatral e os fiéis sejam instruídos a não verem nele um ato para pura começão, mas sim o cumprimento do que Cristo mandou fazer. A tradição litúrgica (e isso é explicitamente dito pelo Cerimonial dos Bispos) prescreve que, em vista da presença dos Apóstolos na Última Ceia, somente homens sejam escolhidos para terem os pés lavados. Isso é reafirmado pela Carta “Paschalis Sollemnitatis”, da Congregação para o Culto Divino, de 1988, ainda em vigor.

O pé direito de um sacerdote é 
molhado por Bento XVI durante o rito do lava-pés
Arquibasílica do Latrão, 05 de abril de 2017

26. O Celebrante pode retirar a casula, a fim de não molhá-la e até mesmo sujá-la durante o rito. Somente ao Bispo é previsto que se cinja com um gremial. Por outro lado, o rito antigo pede que o Celebrante, sem casula, prenda uma toalha ao seu cíngulo. Os ministros devem ajudar o Celebrante com a jarra e o recipiente que recebe a água usada e com as toalhas que secam os pés. O costume litúrgico também reza que seja o direito o pé a ser lavado a cada um dos 12 homens. Enquanto isso, entoa-se o canto adequado. Ao fim, o Celebrante volta para a cadeira, lava as mãos e, discreta e dignamente, veste de novo a casula.

27. Omite-se o Credo e é feita a oração dos fiéis.

28. Durante o Ofertório, além do pão, do vinho e da água, fiéis podem levar ao altar donativos para os pobres, que são apresentados ao Celebrante e depois recolhidos para fora do altar.

29. Convém muito usar a Oração Eucarística I, que possui um trecho próprio e só usado nesta Missa, narrando mais explicitamente que a Eucaristia foi instituída naquele dia, de modo especial enquanto diz: “Na noite em que ia ser entregue, para padecer pela salvação de todos, isto é, hoje”. O Celebrante também atente para o “Em comunhão” próprio da Missa da Ceia do Senhor.

Com casula e sob a umbela, Bento XVI translada o cibório 
com o Santíssimo Sacramento envolvo no véu umeral

30. Após a Comunhão dos fiéis e purificados o cálice e a patena, a âmbula com a reserva eucarística é deixada sobre o altar, coberta por um véu próprio, enquanto também é rezada a oração Depois da Comunhão. O Celebrante põe incenso no turíbulo, ajoelha-se e incensa o Santíssimo Sacramento com 2 movimentos por 3 vezes. Recebe o véu umeral, com ele cobre a âmbula e toma o último lugar na procissão até a Capela da Reposição, após a cruz processional e as velas e imediatamente atrás do turiferário com incenso fumegando, entre candelabros com velas, seguido dos outros ministros e dos fiéis, que também levam velas. Dois turíbulos podem ser usados, conforme fala o Cerimonial dos Bispos. Enquanto isso, entoa-se “Canta, Igreja”, de São Tomás de Aquino, reservando o trecho “Tão sublime Sacramento” para quando depositar a âmbula sobre o altar da Capela da Reposição. Outro canto eucarístico também pode ser entoado, desde que “Tão sublime” seja entoado na capela. Nela, o Celebrante coloca incenso no turíbulo e, de joelhos novamente, incensa o Santíssimo Sacramento. Em seguida, fecha o tabernáculo, faz um pouco de adoração silenciosa e todos voltam à sacristia, depois de fazerem genuflexão.

Se não for possível deixar numa só âmbula todas as hóstias suficientes, as outras âmbulas sejam conduzidas veladas atrás do Celebrante.

Capela da Reposição em igreja dos Cônegos Regulares de São João Câncio
Notem o tabernáculo e o seu formato, como é comum nesta ocasião

31. A adoração eucarística deve ser entendida e feita como companhia do Senhor em Seu sofrimento. Portanto, o bom senso deve guiar as orações e os cânticos. Além disso, a adoração só pode ter solenidade até a meia-noite da Quinta-feira Santa; após isso, devem-se repensar a forma de fazê-la, excluindo excessos.

32. A Capela da Reposição deve ser mantida até o Rito da Comunhão da Vigília Pascal e as comunidades devem se preparar de tal modo que os fiéis se revezem na adoração eucarística.

Sobre a desnudação dos altares

33. Esse costume evidencia que a Igreja não renova o sacrifício até a Vigília Pascal.

34. A forma nova do rito romano é mais tímida em como isso deve ser feito. Ao passo que o rito antigo prescreve que o Celebrante, após retirar a casula e a estola da Missa, continua de alva e cíngulo e veste a estola roxa. À medida que lentamente reza o Salmo 21 “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”, alternando os versículos com os ministros auxiliares, retira as toalhas do altar, com a ajuda dos demais, que as dobram respeitosamente e as põem na credência. Se o altar for consagrado pelo Crisma e tiver mais de uma toalha (conforme a tradição litúrgica), mantém sobre ele a toalha menor, chamada de crismal, que só reveste o cima da mesa do altar. Os acólitos apagam as velas e retiram os tapetes.

Desnudação do altar segundo o costume antigo, 
com o Sacerdote de alva e estola roxa
Santa Concesa (Itália)

Se a igreja possuir mais de um altar, outros ministros podem desnudá-lo ou o próprio Celebrante, se achar conveniente.

Se a igreja possuir pias de água benta, os acólitos também a secam. Elas deverão ser levadas para receberem a água benzida na Vigília Pascal.

É também um antigo costume que os altares de pedra sejam lavados dignamente, mas de modo privado, não à vista dos fiéis. Esse ato, antiquíssimo e muito louvável, foi prescrito pelo Papa Bento XIV, na metade do século XVIII, e usa água e vinho na ablução do altar, limpando-o de qualquer impureza, simbolizando a imolação do Cordeiro e ensina aos fiéis a pureza com que devem participar do Santo Sacrifício.

Celebração da Paixão do Senhor

Informações gerais

O altar deve continuar sem cruz, castiçais e toalhas, reservando isso ao Rito da Comunhão.

Convém que todos os ministros, ordenados e leigos, permaneçam fora do presbitério, uma vez que não é celebrada Missa. Somente após o rito da adoração da cruz, todos devem ascender ao altar.

A celebração deve ocorrer na tarde da Sexta-feira, mas de modo que se encerre antes do anoitecer.

O incenso não deve ser usado, nem matracas durante a procissão com o Santíssimo Sacramento até o altar.

O Celebrante não pode usar pluvial, mas sim a casula. Diáconos usam a dalmática. Sacerdotes outros devem usar ou alva e estola ou veste talar, sobrepeliz e estola. Todos os paramentos são de cor vermelha, própria do ofício.

As orações podem ser cantadas.

Sem sapatos, como pede a 3ª edição do Missal Romano, 
e sem a casula, Bento XVI desce os degraus
para a adoração da cruz, 
na Sexta-feira Santa, em 10 de abril de 2009

A adoração não é feita à cruz, mas sim ao Mistério da Paixão. Só deve haver uma e mesma cruz na celebração; se houver muitos fiéis e for preocupação o tempo necessário a todos, não se use mais de uma cruz e sim a adoração pelos fiéis seja feita apenas em silêncio, de longe, enquanto o Celebrante a ergue por um momento.

Aos fiéis em estado de graça e que recebem a Sagrada Comunhão nesse dia, também adorando a Santa Cruz, é concedida indulgência plenária, segundo o “Enchiridion Indulgentiarum”.

Se houver procissão ou Via Sacra, os ministros ordenados devem usam paramentos roxos ou pretos, ainda que já tenha passado a Quaresma. Essas cores não são apenas de pura tristeza, mas também de luto.

Sobre a Celebração

A prostração do corpo é uma das formas previstas 
para expressar a tristeza pelo sofrimento redentor de Cristo
Basílica de São Pedro, 06 de abril de 2007
© Alessandra Benedetti

35. A procissão inicial não deve ter cruz e velas. Todos os ministros dispõem-se em 2 filas. Perto do altar, ao qual todos fazem reverência, somente os ministros ordenados devem ou se prostrar ou se ajoelhar; o Mestre de Cerimônias e os Cerimoniários sempre se ajoelham. Os demais ministros já se dirigem para os seus lugares. Os fiéis ajoelham-se ao mesmo tempo que todos os outros.

36. De sua cadeira, o Celebrante diz, de mãos unidas, uma das 2 orações previstas no Missal.

37. Segue-se a Liturgia da Palavra conforme comum.

38. A leitura da história da Paixão segue conforme foi dito no número 4: sem bênção àquele que fará a leitura, sem incenso, sem velas, reservando ao Celebrante a parte do Cristo. Se houver outro ministro ordenado, reservem ao povo somente a parte da multidão. Após isso, se for oportuno, pode ser feita uma breve homilia. Convém manter um tempo de silêncio depois.

39. A oração universal pode ter as intenções propostas pelo diácono, ou por outro Presbítero do ambão, e o Celebrante recita as orações ou de sua cadeira ou do altar, de braços abertos. Entre a intenção e a oração, pode ser feito o convite de todos se ajoelharem e se levantarem após uns segundos de oração. Os fiéis, contudo, podem permanecer o tempo todo ou de joelhos ou em pé. Lembre-se que na menção do nome do Bispo não se ajunta títulos como “Dom”, “Arcebispo” ou “Cardeal”; se houver Bispo(s) Auxiliar(es), pode(m) ser mencionados. Se forem vários, sua menção será apenas dizendo “e seus Auxiliares”. Também o Bispo Coajutor faz as vezes de Bispo Auxiliar até o Bispo residente ter sua renúncia aceita pelo Papa.

Bento XVI desvela a segunda parte da cruz, 
o braço direito, durante a Celebração da Paixão do Senhor
Basílica de São Pedro,14 de abril de 2006
© AP Photo/Gregorio Borgia

40. A cruz pode ser levada, entre 2 velas, pelo centro da igreja até o altar estando coberta por um véu vermelho e somente o Celebrante desvelá-la ou, durante o percurso, em três momentos, o Diácono ou o próprio Celebrante pode desvelá-la gradualmente: primeiro descobre-se a parte superior da cruz, depois o seu braço direito e depois a desvela inteiramente, enquanto, a cada vez, o Celebrante ou o Diácono canta “Eis o lenho da cruz”, conforme o Missal. Após cada parte, todos se ajoelham por uns segundos.

Ajoelhado, sem casula e sem os sapatos, 
Bento XVI oscula a cruz durante a 
adoração na Sexta-feira Santa

41. À entrada do presbitério, a cruz é deixada entre os dois castiçais. O primeiro a adorá-la é o Celebrante: sem casula, sem barrete e, se oportuno, também sem os sapatos. Pode apenas fazer genuflexão ou também oscular os pés do Crucificado. Depois vão os outros ministros ordenados presentes, os ministros leigos e os demais fiéis.

42. Terminada a adoração, a cruz é posta ao meio do altar, como para a Missa.

43. A coleta para a Terra Santa pode ser recebida enquanto os ministros preparam o altar e a Santa Reserva é buscada na Capela da Reposição, de modo que todos estejam atentos quando a procissão estiver chegando ao altar.

44. Prepara-se o altar com uma toalha, corporal e o Missal. O próprio Celebrante ou, se houver, o Diácono ou outro ministro ordenado deve buscar a reserva eucarística na Capela e conduzi-la ao altar pelo trajeto mais curto. Se houver outras âmbulas, também são conduzidas dignamente. Na falta de outros ministros ordenados, os Ministros Extraordinários da Comunhão podem auxiliar o Celebrante. Também a procissão deve ter 2 velas, que depois são postas no altar para o Rito da Comunhão. Novamente, a umbela (ou, em sua falta, o pálio) é usada para cobrir o ministro que traz a Santa Reserva.

45. A rubrica do Pai Nosso do Rito de Comunhão é a mais clara que diz que somente o Celebrante abre os braços enquanto reza com o povo.

46. Não se reza o embolismo do Pai Nosso e nem oração pela paz. O Celebrante toma uma hóstia, a apresenta ao povo dizendo a fórmula do Missal e depois comunga. Terminada a Sagrada Comunhão dos fiéis, a Reserva é levada novamente para fora do altar principal.

47. Sem conceder a bênção, o Celebrante reza a Oração sobre o povo e todos se retiram em silêncio. Os ministros fazem genuflexão à cruz.

48. Novamente, o altar é desnudado após o término da celebração, mas sem os ritos da Quinta-feira Santa.

Vigília Pascal

Informações gerais

A mãe de todas as vigílias. Já é Domingo de Páscoa, a solenidade das solenidades.

O altar papal preparado para a Missa, embora ainda sem as velas acesas, 
poucos antes do início da Vigília Pascal. Durante a Liturgia da Palavra, 
mais um pouco das luzes são acesas. 
Contudo, somente durante o canto do Glória
a Basílica de São Pedro é plenamente iluminada, 
após acenderem-se as velas

Antes da reforma litúrgica da Semana Santa feita por Pio XII, a Vigília Pascal era celebrada durante o dia, destoando da primitiva tradição litúrgica. Para tanto, proporcionando o escuro que ainda hoje é requerido, tampavam as janelas das igrejas. Mas agora, tanto na forma nova quanto no rito antigo, é ordenado que a Vigília só seja celebrada à noite, pelo menos depois que o sol se ponha e antes de amanhecer o domingo.

Quem participar da Vigília Pascal já cumpre o preceito dominical. Mesmo assim, também podem comungar nos 2 dias.

São previstas até 9 leituras, contando com a Epístola e o Evangelho. Contudo, pode-se escolher, por brevidade, até apenas 2 do Antigo Testamento (não excluindo nunca a do capítulo 14 do Êxodo, a páscoa judaica) e a mesma Epístola e o mesmo Evangelho citados.

Somente 1 Círio Pascal pode ser preparado: nem pode fazer outro para outra igreja e nem um leigo pode prepará-lo na Celebração da Palavra. Deve-se ter em mente isso, com estrita obediência: ainda que o Círio seja um grande sinal pascal, ele só pode existir onde tiver sido celebrada a Missa da Vigília de Páscoa. Por isso, não podemos colocar critérios e justificativas acima.

Mesmo que não haja um Diácono ou um Concelebrante, o Evangeliário pode ser usado e já deixado sobre a altar desde antes da Missa.

Por fim, os Santos Óleos do ano passado podem ser postos em algodão ou outro tecido e queimados, para darem lugar aos novos.

Sobre a Missa

49. O Celebrante deve usar os paramentos brancos próprios da Missa, excluindo deles o pluvial. De fato, nenhum livro litúrgico prevê que se use o pluvial durante o início da Missa e a procissão até o altar.

50. Para o lugar onde o povo está reunido não se levam cruz processional nem velas acesas.

51. O Celebrante inicia o rito com o sinal da cruz e o saúda como na Missa. Depois faz a explicação do significado da Vigília, conforme diz o Missal, e abençoa a fogo. O turiferário põe no turíbulo brasas também do fogo novo.

52. Enquanto um ministro leigo, se não houver Diácono, segura o Círio e o Celebrante traça com um estilete (ou mesmo um dos 5 cravos) uma cruz, ainda que ela já esteja desenhada. O mesmo acontece às letras alfa e ômega e aos algarismos do ano em curso, respectivamente, acima e abaixo e entre os ângulos da cruz: ainda que já sejam desenhados no Círio, o Celebrante passa sobre eles o estilete quanto diz o que é previsto no Missal. Se os cravos já possuírem grãos de incenso, o Celebrante diz “Pelas suas santas chagas” sem espetar novos grãos na cruz. Após dizer “A luz de Cristo que ressuscita”, acende o Círio com o fogo novo.

53. Antes de começar a procissão para a igreja, o Celebrante coloca incenso no turíbulo. À frente vai o turiferário, seguido do Celebrante ou do Diácono com o Círio, os outros ministros e os fiéis. No início do percurso, aquele que está com o Círio canta: “Eis a luz de Cristo”. Depois segunda vez, à porta da igreja, todos acendem suas velas depois de cantarem a resposta e entram na igreja. Por último, diante do altar, canta pela terceira vez e acendem-se as luzes do altar.

O Círio Pascal posto ao lado direito do ambão, na Basílica de São Pedro

54. O Círio é colocado ou ao lado do ambão ou no centro do presbitério. O Celebrante ou, se houver, o Diácono incensa o Círio e faz a Proclamação da Páscoa, pelo texto do Missa ou outro competentemente aprovado, estando no ambão. O texto também pode ser cantado por um ministro leigo, mas ele não deve pedir a bênção ao Celebrante; também se for um leigo, não diz o trecho “E vós, que estais aqui” nem a saudação “O Senhor esteja convosco”, próprios de quem é ordenado. Todos se mantêm em pé e com suas velas acesas, até mesmo o Celebrante.

55. Concluída o Precônio Pascal, apagam-se as velas e todos se sentam. O Celebrante, antes das leituras, introduz a todos na Liturgia da Palavra, conforme é descrito no Missal.

56. Após cada leitura e salmo correspondente, o Celebrante levanta-se e canta a oração própria.

57. Depois da última leitura do Antigo Testamento e de seu salmo, todos se levantam, um ministro leigo toma o fogo do Círio e com ele acende as velas do altar, tocam-se os sinos por uns segundos, enquanto todos cantam o Glória. Evite-se, como na Missa da Ceia do Senhor, que os sinos sejam tocados durante todo o canto. Após o Glória, o Celebrante recita a oração do dia.

58. O leitor lê a Epístola.

59. Durante a aclamação do Evangelho, se o Celebrante cantar o Aleluia nos três tons, conforme a tradição, somente quando todos estiverem cantando a estrofe é que ele, em pé, coloca incenso no turíbulo. Se for Bispo, sentado, põe incenso e abençoa quem proclamará o Evangelho. Ainda que o Círio não esteja ao lado do ambão, não se levam velas. Isso só acontece na Vigília Pascal; após esta, a solenidade da proclamação do Evangelho volta ao normal. Também quem proclama diz a saudação a todos e faz o sinal da cruz sobre si e sobre o livro, que depois é incensado

60. Após a homilia, inicia-se a liturgia batismal. Se não houver batismo, deve ser abençoada a água para aspersão.

61. Os ministros caminham até o batistério ou a pia batismal ou um digno recipiente com água é posto no próprio presbitério. Os catecúmenos aproximam-se com os padrinhos. O Celebrante convida a todos para o canto da Ladainha de Todos Santos, observando as particularidades se tem ou não batismo.

62. Diante do recipiente que contém a água, um qualquer ou a pia batismal, o Celebrante, de mãos postas, recita a oração de bênção ou a cantando em tom de Prefácio. Enquanto diz “Nós vos pedimos, ó Pai”, pode mergulhar o Círio por três vezes, mas em profundidades crescentes até tocar o fundo na terceira vez, na qual o mantém e continua “E todos os que, pelo batismo”.

O Papa Francisco batiza um garoto italiano durante a Vigília Pascal
Basílica de São Pedro, 19 de abril de 2014
© AP

63. O Celebrante procede ao diálogo sobre a renúncia ao demônio e a profissão de fé e, depois, a unção de cada catecúmeno no peito ou nas duas mãos com o Óleo dos Catecúmenos, seguido do batismo de cada um. É feita uma nova unção, mas na testa com Óleo do Crisma, e a entrega da veste batismal (que pode ser um lenço branco) e da vela acesa, com fogo tomado do Círio. Se o Celebrante for Bispo ou se tiver delegação episcopal para crismar os neo-batizados, a unção crismal é feita segundo o rito da Confirmação, simplesmente ajudando a fórmula: “N, recebe por este sinal”.

64. Se não houver batismo, com as adaptações feitas desde antes da Ladainha de Todos os Santos, deve ser abençoada a água a ser aspergida sobre todos como recordação do batismo. O Celebrante, então, segue a oração de bênção sobre a água na pia batismal ou noutro recipiente no presbitério, pergunta a todos, de velas acesas, sobre a renúncia ao demônio e a profissão de fé, conforme previsto no Missal, e, a seguir, indo atrás da igreja, asperge a todos com a água benta, tirada parte do lugar onde foi abençoada, depois de ter tocado em sua própria testa com o aspersório.

65. Omite-se o Credo e é feita a oração dos fiéis.

66. Durante o Ofertório, os fiéis levam ao altar o pão, o vinho e a água e tudo segue conforme o costume.

67. É muito conveniente rezar a Oração Eucarística I, em vista das 2 partes próprias da Vigília Pascal.

68. Os neo-batizados recebem a Sagrada Comunhão sob as 2 Espécies, diante do altar.

69. Pode-se usar a fórmula própria da bênção solene da Páscoa. Ao fim da Missa, o Celebrante, ou o Diácono, despede a todos ajuntando 2 Aleluias, que será feito até o fim da Oitava da Páscoa.

Domingo de Páscoa

Informações gerais

É louvável que o ato penitencial seja substituído pela aspersão da água abençoada na Vigília Pascal. O uso do pluvial durante a aspersão da água benta só é requerido e permitido no rito antigo, uma vez que é feita antes da Missa. Na forma ordinária, portanto, o Celebrante continua com a casula enquanto asperge os presentes.

Também as pias nas igrejas recebam a água abençoada na noite anterior.

70. O Círio Pascal deve permanecer no lugar posto na Vigília Pascal, não deve ser trazido em procissão.

71. É um erro que o atual Missal Romano, nem na sua edição latina, tenha uma fórmula própria para usar em aspersão a água abençoada na Vigília Pascal. Contudo, o Missal permite que o Celebrante convide o povo com outras palavras, diferentes das do Missal. Portanto, espontânea e brevemente, fale-se aos fiéis do rito a seguir.

72. Após aspergir a si mesmo e a todos, o Celebrante, em pé diante de sua cadeira, de mãos unidas, diz “Que Deus todo-poderoso nos purifique”, conforme está na página 1004 do Missal da edição brasileira.

73. Canta-se o Glória, mas sem ser acompanhado pelo toque dos sinos.

74. Após a segunda leitura, ainda sentados, todos entoam a sequência pascal “Victimae Paschali laudes” ou uma versão litúrgica aprovada.

75. Durante a aclamação ao Evangelho, é preparado o turíbulo com o incenso e velas são levadas ao ambão.

76. Convém, novamente, que seja rezada a Oração Eucarística I, com seus trechos próprios para o Domingo e a Oitava Pascais.

77. Pode-se usar a fórmula própria da bênção solene da Páscoa. Ao fim da Missa, o Celebrante, ou o Diácono, despede a todos ajuntando 2 Aleluias, que será feito até o fim da Oitava da Páscoa.

Detalhes mais conhecidos e comuns não citados aqui estão expressos no Missal Romano.

__________________________________
Direto da Sacristia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário