quarta-feira, 18 de março de 2015

A Vida Consagrada na Igreja Hoje: Evangelho, Profecia, Esperança.


O ano de 2015 para a Igreja Católica será dedicado à Vida Consagrada. As comemorações tiveram início no dia 30 de novembro e terminam em 2 de fevereiro de 2016, Dia do Consagrado. 

O Ano dedicado à Vida Consagrada, cujo lema é “A Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia, Esperança”, é um período especial para refletir e rezar por aqueles que, por meio dos votos de obediência, pobreza e castidade, se entregam a Deus e dedicam o seu serviço à Igreja através da Vida Religiosa Consagrada. Um período em que a Vida Religiosa Consagrada mostra ao mundo a alegria de servir o Reino de Deus. Diz o Papa, na Carta “Alegrai-vos”: “Quero dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria. Sempre onde estão os consagrados, sempre há alegria!”.

O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do Vaticano, Cardeal Dom João de Aviz, comentou sobre suas expectativas para este evento de grande importância para os consagrados pelo mundo.

“Para o Ano da Vida Consagrada, unamo-nos a tudo que será celebrado no mundo nestas três perspectivas: para o passado, uma memória grata; para o futuro, a confiança na fidelidade de Deus; para o presente, uma entrega apaixonada à nossa vocação. São três perspectivas amplas que inspiram para um caminho positivo”, disse.

Entre as orientações citadas por ele para celebrar o Ano da Vida Consagrada no Brasil, ressaltou que acima de tudo, devemos seguir a Jesus e “pôr em evidência toda a beleza desta Vida Consagrada como ela é vivida aqui, no âmbito da formação, das obras, da missão”.

Quando perguntado sobre se a Vida Religiosa deve ser mais profética em tempos atuais, o Cardeal lembrou que “o Papa fala sobre isso, diz que a Vida Consagrada tem de ser profética, e quando ele fala de profecia quer dizer anunciar o Reino de Deus e experimentá-lo; anunciar os valores do Reino, os valores futuros que esse Reino traz”, pois “esta é a profecia e nela todas as realidades que precisam ser transformadas” e “neste sentido, o Brasil pode fazer muito”.


Os temas referentes à Vida Consagrada que serão mais evidenciados no Ano da Vida Consagrada também foram citados por Dom Aviz: “vamos acentuar a juventude, os formadores. No Simpósio final queremos ter presentes todas as vocações, com momentos comuns e outros distintos para usufruir bem desse momento final do Ano da Vida Consagrada.”
______________________________
Arquidiocese de Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário