terça-feira, 10 de março de 2015

Angelus: O chicote do Senhor é a misericórdia


ANGELUS
Papa Francisco
Praça de São Pedro
Terceiro Domingo da Quaresma,
8 de março de 2015


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje (Jo 2,13-25) apresenta-nos o episódio da expulsão dos vendedores do templo, Jesus "fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, com as ovelhas e os bois" (v 15)., dinheiro, tudo. Este gesto despertou forte impressão, nas pessoas e nos discípulos. Claramente apareceu como um gesto profético, tanto que alguns dos presentes perguntou a Jesus: "Que sinal nos mostras para fazer essas coisas?" (V. 18), quem é você para fazer essas coisas? Mostre-nos um sinal de que você tem autoridade para fazê-las. Eles estavam procurando um sinal de Deus, queriam prodígios que apresentam Jesus como enviado por Deus. E Ele disse: "Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei" (v. 19). Responderam-lhe: "Este templo está em construção há quarenta anos, e você vai levantá-lo em três dias?" (V. 20). Eles não se deram conta de que o Senhor estava se referindo ao templo vivo de seu corpo, que seria destruído com a morte na cruz, mas que ressuscitaria ao terceiro dia. "Quando ele foi ressuscitado dentre os mortos - observa o evangelista - os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso, e creram na Escritura e na palavra que Jesus" (v 22)..

Na verdade, esse gesto de Jesus e sua mensagem profética é totalmente compreendida à luz da sua Páscoa. Temos aqui, de acordo com o evangelista João, o primeiro anúncio da morte e ressurreição de Cristo: seu corpo, destruído pela violência do pecado na cruz, na Ressurreição será o lugar de encontro entre Deus e os homens universal. E o Cristo ressuscitado é realmente o ponto de encontro universal - para todos! - Entre Deus e os homens. Por esta sua humanidade é o verdadeiro templo, onde Deus se revela, fala, você conhece; e os verdadeiros adoradores, que os verdadeiros adoradores de Deus não são os guardiões do templo, símbolos de quem está no poder ou de conhecimento religioso, são aqueles que adoram a Deus "em espírito e em verdade" (Jo 4,23). 

Neste tempo quaresmal estamos nos preparando para a celebração da Páscoa, quando renovamos as promessas do nosso Batismo. Nós caminhamos para o mundo como Jesus e fazemos toda a nossa existência um sinal de seu amor por nossos irmãos, especialmente os mais fracos e os mais pobres, vamos construir um templo para Deus em nossas vidas. E, assim, torná-lo "nosso alcance" para muitas pessoas que estão no nosso caminho. Se nós somos testemunhas de Cristo vivo, muitas pessoas encontram Jesus em nós, em nosso testemunho. Mas - perguntamos a nós mesmos, e cada um de nós pode se perguntar - o Senhor se sente verdadeiramente em casa na minha vida? Nós permitimos que ele fizesse uma "limpeza" em nossos corações para expulsar os ídolos, que são as atitudes de ganância, a inveja, o mundanismo, o ódio [...] Permitir-lhe para fazer a limpeza de todos os comportamentos contra Deus, contra os outros e contra nós mesmos, como ouvimos hoje na primeira leitura? Todos podem responder a si mesmo, em silêncio, em seu coração. "Eu permiti que Jesus fizesse um pouco de limpeza 'em meu coração?". "Oh, pai, eu tenho medo de que eu apanhe!". Mas Jesus nunca bate. Jesus vai fazer a limpeza com ternura, com a misericórdia, com amor. A misericórdia é a sua maneira de limpeza. Deixe - cada um de nós - o Senhor entrar com a sua misericórdia - não com o chicote, mas com a sua misericórdia - para limpar os nossos corações. O chicote de Jesus com a gente é a sua misericórdia. Vamos abrir a porta e fazer um pouco de limpeza '.

Cada Eucaristia que celebramos com a fé nos faz crescer como um templo vivo do Senhor, através da comunhão com o seu Corpo, crucificado e ressuscitado. Jesus sabe o que está em cada um de nós, e sabe mesmo o nosso desejo mais ardente: ser habitado por Ele, somente com Ele. Deixe ele vir em nossas vidas, em nossas famílias, em nossos corações. Santa Maria, morada privilegiada do Filho de Deus, acompanhe-nos e sustente-nos em nosso caminho quaresmal, para que possamos redescobrir a beleza do encontro com Cristo, que nos liberta e nos salva.

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

Dirijo uma cordial saudação aos fiéis de Roma e a todos os peregrinos de várias partes do mundo. Saúdo os fiéis de Curitiba (Brasil); grupos paroquiais de Treviso, Genoa, Crotone, e L'Aquila e da área de Domodossola. Dirijo um pensamento especial para os meninos Garda, que receberam a confirmação.

Durante a Quaresma, tentamos ficar mais perto das pessoas que estão passando por momentos difíceis: com carinho, com a oração, com a solidariedade.

Hoje, 8 de março, uma saudação a todas as mulheres! Todas as mulheres que diariamente buscam construir uma sociedade mais humana e amigável. E graças também àquelas que de mil maneiras testemunham o Evangelho e trabalham na Igreja. E esta é para nós uma oportunidade para reafirmar a importância e a necessidade da sua presença na vida. Um mundo onde as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril, porque as mulheres não só trazem a vida, mas possuem a capacidade de ver além, a capacidade de compreender o mundo com outros olhos, ouvir coisas com o coração, com mais paciência. A oração é uma bênção especial para todas as mulheres aqui presentes na praça e uma saudação especial!


Desejo a todos um bom domingo. Por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!
__________________________________
Tradução: Google
Obs: Texto corrigido para melhor compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário