sábado, 28 de março de 2015

Bispo emérito da diocese de Viana (MA), dom Xavier Gilles, será condecorado com Medalha Chico Mendes


O bispo emérito da diocese de Viana (MA), dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges, será um dos homenageados com a Medalha Chico Mendes de Resistência 2015. A 27ª edição da condecoração será realizada dia 31 de março, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – RJ) do Rio de Janeiro.

A Medalha Chico Mendes é uma condecoração criada pela ONG brasileira "Grupo Tortura Nunca Mais" para homenagear pessoas ou grupos que lutam pelos Direitos Humanos e por uma sociedade mais justa.

Trajetória

Dom Xavier, nascido na França em 1935, tem sua atuação destacada na luta pelos Direitos Humanos. Quando diácono, sentiu-se chamado a ser missionário. Foi ordenado sacerdote em 1962.  Veio para o Brasil no mesmo ano de sua ordenação. .

Em 1971, o religioso foi preso pelo regime militar acusado de comunismo. “A fé, o testemunho e a mensagem de Jesus Cristo invertem os valores da sociedade. A sociedade se firma nos valores ter, poder e prazer. E Jesus disse: ‘Seja misericordioso, acolhe o teu irmão, liberta o pobre das cadeias da escravidão’. Havíamos recebido da igreja uma missão. Não havia, portanto, como parar uma missão recebida por nós sacerdotes só por medo”, disse dom Xavier. 

Nomeado bispo auxiliar de São Luís (MA) em 1995, permaneceu no cargo até 1998, quando foi nomeado bispo da diocese de Viana. Dom Xavier foi também vigário geral da arquidiocese de São Luís e moderador da Cúria. No interior, dedicou-se ao trabalho com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
_________________________________
CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário