domingo, 8 de março de 2015

Jesus tomou vinho ou suco de uva? Se foi vinho, era com álcool ou não?


Mt 11,19: “Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos."

Lc 7,34: "Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores."

Jesus transformou água em vinho (Jo 2,1-11)

A palavra grega para vinho é “oinos”. A palavra grega usada no Novo Testamento para “bêbado” ou “bebedor de vinho” é derivada também de “oinos”. Basicamente significa alguém que bebe vinho exageradamente.

O tabu contra o uso do vinho é uma restrição recente feita pelos homens, mas não provém de Deus (ver: Deuteronômio 14,26, se você ainda acredita que Deus proibiu o uso do álcool).

Dt 14,26: "E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;”.
Mais uma prova que o vinho tinha álcool.

Apesar das frequentes referências ao vinho na Bíblia, é claro que a embriaguez nunca é aceitável. Efésios 5,18 afirma de forma muito sucinta: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito".

O Senhor disse a Moisés: Dirás aos israelitas o seguinte: quando um homem ou uma mulher fizer o voto de nazireu [nazareno], separando-se para se consagrar ao Senhor, abster-se-á de vinho e de bebida inebriante: não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de uma outra bebida inebriante; não beberá suco de uva, não comerá nem uvas frescas, nem uvas secas" (Num 6,1-3). Somente depois disso o nazireu poderá beber vinho" (Num 6,20).

Táticas protestantes para INVENTAR que a bíblia proíbe bebida alcoólica
uma das táticas é citar Lc 1,15: “porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja[...]”.

Não sabem eles que essa passagem se refere UNICAMENTE A JOÃO BATISTA, vejamos 2 versículos antes.

Lc 1,13: “Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás JOÃO.”

João Batista não bebia

Lc,7,33: “Pois veio JOÃO BATISTA, que NEM COMIA PÃO NEM BEBIA VINHO, e dizeis: Ele está possuído do demônio.” 34: “Veio o FILHO DO HOMEM, QUE COME E BEBE, e dizeis: Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e libertinos”.

Outra tática é citar Num 6,1-3 que proíbe beber antes de fazer O VOTO DE NAZIREU [nazareno], porém em Num 6,20 fica claro que depois de fazer o voto o nazireu pode beber. Salmo 104,15: “O vinho que alegra o coração do homem”.
_________________________________
Paulo Leitão de Gregório
Publicado no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário