segunda-feira, 9 de março de 2015

24 Horas para o Senhor: dias 13 e 14 de março. Dia 15: Oração pela Paz na Síria.


O Papa Francisco, na sua Mensagem para a Quaresma 2015, pede que dediquemos 24 horas a uma oração mais intensa, conforme se pode ler neste parágrafo:

"Não subestimemos a força da oração de muitos! A iniciativa 24 horas para o Senhor, que espero se celebre em toda a Igreja – mesmo a nível diocesano – nos dias 13 e 14 de Março, pretende dar expressão a esta necessidade da oração." (Papa Francisco, Mensagem para a Quaresma 2015).

DEUS RICO DE MISERICÓRDIA

Neste contexto, o Papa convida todas as dioceses do mundo a promover a iniciativa ‘24 horas para o Senhor’, que neste ano decorre em Roma entre os dias 13 e 14 de março, para “dar expressão a esta necessidade da oração”.

“Não subestimemos a força da oração de muitos”, observa.


As ‘24 horas para o Senhor’ são promovidas pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização e incluem momentos de oração, confissões, anúncio do Evangelho e vigílias e, igrejas no centro de Roma. A iniciativa 24 horas para o Senhor, que teve imenso sucesso em 2014 será celebrada neste ano nos dias 13 e 14 de Março.

O tema que orientará a reflexão em 2015 é “Deus rico de misericórdia” (Ef 2,4).

O Papa Francisco presidirá a liturgia penitencial em São Pedro, colocando assim o sacramento da reconciliação no centro do caminho da nova evangelização de toda a Igreja.

PARTICIPAR

O próprio Papa convida todas as dioceses, paróquias e comunidades a participar. Seria, por isso, importante proporcionar uma abertura extraordinária das igrejas nos dias 13 e 14 de Março, segundo as possibilidades e as necessidades das próprias Igrejas locais, oferecendo a possibilidade de Confissões e da Adoração Eucarística. O dia poderia concluir-se com a celebração da Santa Missa vespertina. 

ESTENDER A DATA

O Patriarca Gregório III de Antioquia, chefe da Igreja Greco-Católica Melquita unida a Roma, proclamou 15 março como ‘Dia de Solidariedade à Síria’. Nesse mesmo dia, há quatro anos, teve início na cidade síria de Daraa os protestos contra o presidente Bashar Al Assad.

A mensagem do Patriarca afirma: "A Quaresma é o caminho da cruz, e nós estamos no quinto ano da Via Crucis de nossos países árabes. Esta é a maior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial. Nós não sabemos o que fazer ante a enorme dor que sofre o nosso povo em todas as comunidades cristãs e muçulmanas. Todos sofrem com a pobreza, fome, frio, falta de abrigo, enfermidade. Na dor, somos todos iguais.”

E assim continua o convite de Gregório III para o dia mundial de oração e jejum pela paz na Síria: “Das profundezas de nosso sofrimento e dor na Síria, nos dirigimos a todo o mundo para exclamar junto com o nosso povo que sofre e caminha na sangrenta via da cruz: Basta! Basta! Chega de guerra na Síria! Nós acreditamos no poder da oração e do jejum, por isso convocamos um Dia de Solidariedade à Síria, um dia de jejum e oração pela esperança e pela paz na Síria".

Por esta razão, a Ajuda à Igreja que Sofre convida a estender o convite do Papa Francisco de 24 horas de adoração pela paz que ocorrerá dias 13 e 14 de março, incentivando a oração no dia 15 de março pelos cristãos da Síria e do Oriente Médio, pelo fim da guerra e do sofrimento, informou a Fundação da Santa Sé.

COMPARTILHE

No formulário informe como vai ser celebrada a iniciativa 24 horas para o Senhor em sua Diocese (confissões, adoração eucarística, vigílias, procissões, etc.).


Envie depois as fotos dos vários momentos para o endereço info@novaevangelizatio.va
_____________________________________
Com informações:
Agência Ecclesia
ZENIT
Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

Nenhum comentário:

Postar um comentário