quinta-feira, 31 de julho de 2014

Reflexão sobre a perseguição dos cristãos no Oriente Médio


Hoje, em muitas partes do mundo, mesmo que com maior intensidade no Oriente Médio, os cristãos usam uma coroa de espinhos, carregam a cruz e vivem na pele a Via Crucis. Eles sofrem só por serem cristãos. Nós que vivemos no “mundo livre” olhamos de forma impotente enquanto os nossos irmãos e as nossas irmãs na  são perseguidos, expulsos das próprias casas e assassinados. 

Testemunhamos a prisão deles, as torturas, a destruição de suas propriedades e não podemos fazer quase nada. A oração é o apoio mais forte que podemos oferecer, mas aquilo de que precisam mais que tudo é da ajuda de Deus. As nossas palavras são fracas no contexto da agressão furiosa contra eles por parte dos terroristas.

Quantos cristãos vivem sobre o regime de opressão ou são alvo dos jihadistas. Não é, obviamente, a primeira vez que os cristãos sofrem por causa da fé, e todos nós sabemos bem que não será a última.

O volume de notícias e a rapidez vertiginosa de atualização podem parecer algo esmagador. Milhões de judeus e cristãos inocentes são o alvo por causa de suas convicções. Os terroristas parecem querer destruir todos os sinais do cristianismo no Oriente Médio, no Norte da África e em parte do sudeste da Ásia.

A perseguição de cristãos e judeus não se espalhou do Oriente Médio para a Europa porque os terroristas não querem ganhar territórios para si. Como outras ideologias do passado, inspiradas pelo demônio, buscam o domínio global das pessoas. O custo é o sangue. Existe também dor, medo e destruição. É como um câncer incontrolável que se difunde e mata.

Os governos existem para fazer com que as nações sejam seguras e livres. Os governos e as leis deveriam proteger as pessoas, preservar os direitos e a liberdade fundamental dada por Deus. Os governos do mundo não têm o dever de agir para aliviar os sofrimentos das vítimas do genocídio? As nações correm para ajudar as vítimas de desastres naturais. Quanto precisa ser pior sofrer por causa da ? Israel está combatendo agora quase sozinho pela paz e a segurança de todos os israelitas: judeus, cristãos e muçulmanos. Está combatendo pela vida dos seus cidadãos e pela sua sobrevivência como nação.
Para além de Israel, populações minoritárias de cristãos no Oriente Médio não têm recursos, não têm meios para defender as próprias comunidades ou as próprias famílias e nenhum governo está interessado em defendê-las.

Rezemos para que o Senhor, que conhece bem toda a dor deles, continue a reforçar aqueles que estão sofrendo, garanta a consciência da Sua presença amável e potente e a esperança de uma vida intimamente unida à Sua, seja neste mundo ou no futuro.

Além do nosso pedido de oração, exortamos as mídias a relatarem com precisão a perseguição e o genocídio dos cristãos. Exortamos os nossos representantes eleitos a oferecer para as vítimas serviços de alívio da dor e a colocar todos os meios à disposição para parar a perseguição.

_____

Ir. Michele Jascenia, SCMC é uma religiosa das Irmãs da Caridade de Nossa Senhora da Igreja, mora na casa mãe da congregação em Baltic (Connecticut, Estados Unidos).
_______________________________
Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário