terça-feira, 22 de julho de 2014

Em Gaza não tem uma guerra, mas um "massacre inútil"


Começa uma nova onda de bombardeios, destruição e morte, em Gaza, no décimo quinto dia do início da operação militar israelense "Margem de proteção". De acordo com o porta-voz dos serviços de salvamento palestino, Ashraf al-Qodra, já na madrugada foram mortas sete pessoas, entre elas, cinco membros de uma mesma família. O número de mortos sobe para 583 palestinos e mais de 3.640 feridos.

"O que está acontecendo em Gaza - disse à Agência Fides Sua Beatitude Michel Sabbah, o patriarca latino emérito de Jerusalém dos Latinos - não é uma guerra, mas sim um massacre. Um massacre inútil, que não fará Israel avançar sequer um passo em direção à paz e segurança". O Patriarca afirma que, em vez disso, "com todo este sacrifício humano, os corações dos israelenses e palestinos se encheram novamente de ódio".


As palavras de Sabbah ecoaram, em seguida, a mensagem do Papa Francisco que disse que "os meios para alcançar a paz só podem ser meios de paz”. "Por 60 anos - explica -, vemos que as guerras, as armas, os massacres são incapazes de garantir qualquer tipo de paz". Na opinião de S.B. Sabbah, "a única maneira de sair da espiral de violência e destruição é enfrentar a questão de fundo, ou seja, a israelense dos territórios palestinos".

O Patriarca não vê nenhuma possibilidade de que haja "paz e segurança", enquanto Israel não "reconhecer a liberdade e a soberania do Estado palestino". "Mas, talvez, para isso - suspira S.B. Sabbah – tenhamos que esperar uma nova geração de líderes israelenses. Os atuais líderes só acreditam na força militar. Eles têm armas sofisticadas para matar, e não tem poder para fazer a paz". (Trad.T.S.)
____________________________________ 

(22 de Julho de 2014) © Innovative Media Inc.
Fonte: ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário