segunda-feira, 30 de julho de 2018

O inferno não é incompatível com o amor de Deus?


Não é incompatível porque Deus nos dá o poder de escolher, poder este essencial para a habilidade de amar. Escolher Deus implica em Céu; rejeitá-Lo implica em Inferno. Por quê? Porque Deus é a fonte de toda bondade, vida e felicidade. Se você se afasta Dele, estará se afastando destas coisas também.

Que espécie de Céu seria esse se Deus forçasse aqueles que não O amam a passar toda a eternidade com Ele? Isto seria amor? [Para os que O rejeitaram] isto seria menos tormentoso do que o Inferno?

Se você crê em um Deus de amor que permite que o mal exista no mundo, você não poderá também negar que Deus permite o Inferno. Se Deus permite que nesta vida aconteçam coisas ruins com pessoas boas, por que Ele não deveria permitir que coisas ruins acontecessem a pessoas ruins na próxima vida, especialmente se foram elas mesmas que escolheram isso para si?

Decidindo a favor ou contra Deus nesta vida estaremos determinando como nossas histórias terminarão, o que finalmente iremos ser. Não é algo que Deus nos impõe; a escolha é nossa. Como C.S.Lewis observou, as portas do Inferno estão trancadas pelo lado de dentro.
_____________________
Veritatis Splendor