quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Indígenas e religiosas fazem rituais amazônicos em igreja católica perto do Vaticano


A igreja romana de Santa Maria em Traspontina, localizada na Via della Conciliazione, a poucos metros do Vaticano, acolhe diariamente, de 4 a 27 de outubro, um evento de claro caráter sincrético, no qual se mesclam tradições indígenas da Amazônia com referências cristãs.

O evento, chamado "Momentos de Espiritualidade Amazônica" é organizado por "Amazônia Casa Comum", um espaço da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM), estabelecido de forma temporária nesta paróquia, confiada aos Carmelitas, no contexto do Sínodo da Amazônia, que acontece no Vaticano até 27 de outubro.

 
ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, presenciou o ritual nos dias 8 e 9 de outubro. O primeiro começou às 9h45. Dentro da igreja e diante do local onde fica o Santíssimo Sacramento e junto ao altar principal, estenderam uns panos e uma rede colorida com diversos objetos, como pequenas canoas, imagens de aves, instrumentos, estatuetas, tigelas com alimentos, entre outros; e no centro um cesto de palha dentro do qual estava a imagem de uma mulher grávida nua.

 
Esta imagem foi usada no ritual realizado pela REPAM e pela Ordem dos Franciscanos Menores nos Jardins do Vaticano, em 4 de outubro, diante do Papa, e na oração com a qual começaram os trabalhos do Sínodo na Basílica de São Pedro, no dia 7. Foi descrita por Vatican News em português como “Nossa Senhora da Amazônia”. Do mesmo modo, vários dos objetos mencionados também foram usados nessa cerimônia.

Entre os participantes do evento na igreja de Santa Maria em Traspontina, havia várias religiosas católicas, uma sacerdotisa anglicana, vários frades franciscanos, leigos e indígenas da Amazônia.
____________________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário