domingo, 27 de outubro de 2019

Documento do Sínodo Amazônico propõe estruturas burocráticas e novas opções pastorais


O documento final do Sínodo da Amazônia, publicado este sábado 26 de outubro, propõe novas opções pastorais e estruturas burocráticas.

O texto de 30 páginas e 120 pontos está dividido em uma introdução, quatro capítulos e uma breve conclusão. Os capítulos correspondem à conversão pastoral, cultural, ecológica e sinodal.

Na introdução, os participantes do Sínodo fazem um diagnóstico general sobre a Amazônia e afirmam que esta região “hoje é uma formosura ferida e deformada, um lugar de dor e violência. Os atentados contra a natureza têm consequências contra a vida dos povos”.

“Esta única crise sócio-ambiental se refletiu nas escutas pré-sinodais que assinalaram as seguintes ameaças contra a vida: apropriação e privatização de bens da natureza, como a própria água; as concessões madeireiras legais e o ingresso de madeireiras ilegais; a caça e a pesca predatórias; os mega-projetos não sustentáveis (hidrelétricas, concessões florestais, exploração massiva de madeira, monoculturas, estradas, hidrovias, ferrovias e projetos mineiros e petroleiros); a contaminação ocasionada pela indústria extrativa e os lixões das cidades e, sobretudo, a mudança climática”, prossegue o texto no parágrafo ou numeral 10.

Estas, indica o documento, “são ameaças reais que trazem associadas graves consequências sociais: enfermidades derivadas da contaminação, o narcotráfico, os grupos armados ilegais, o alcoolismo, a violência contra a mulher, a exploração sexual, o tráfico e tráfico de pessoas, a venda de órgãos, o turismo sexual, a perda da cultura originária e da identidade (idioma, práticas espirituais e costumes), a criminalidade e assassinato de líderes e defensores do território”.

“Por trás de tudo isso estão os interesses econômicos e políticos dos setores dominantes, com a cumplicidade de alguns governantes e de algumas autoridades indígenas. As vítimas são os setores mais vulneráveis, as crianças, jovens, mulheres e a irmã mãe terra”, continua o texto.

Em relação à conversão pastoral, o documento final do Sínodo propõe uma  "Igreja em saída missionária",  uma "Igreja samaritana, misericordiosa, solidária", uma "Igreja em diálogo ecumênico, interreligioso e cultural" que "leva-se a cabo especialmente com as religiões indígenas e os cultos afrodescendentes",  uma "Igreja missionária que serve e acompanha aos povos amazônicos", uma "Igreja com rosto indígena, camponês e afrodescendente", uma "Igreja com rosto migrante" uma  "Igreja com rosto jovem" e uma Igreja "que percorre novos caminhos na pastoral urbana".

Em relação à conversão cultural, o texto indica no parágrafo 48 que “a Igreja promove a salvação integral da pessoa humana, valorizando a cultura dos povos indígenas, falando de suas necessidades vitais, acompanhando os movimentos em suas lutas por seus direitos".

Mais adiante, no número 55, o documento final afirma que “a evangelização que hoje propomos para a Amazônia, é o anúncio inculturado que gera processos de interculturalidade, processos que promovem a vida da Igreja com uma identidade e um rosto amazônico". Em nenhum momento se fala da evangelização da cultura nem do anúncio direto de Jesus Cristo, nem da conversão.

No que diz respeito à conversão ecológica, o texto assinala no parágrafo 65 que “nosso planeta é um dom de Deus, mas sabemos também que vivemos a urgência de atuar frente a uma crise socioambiental sem precedentes" e propõem caminhar "para uma ecologia integral da encíclica Laudato Sì".

Segundo o parágrafo 74 do documento, "o papel da Igreja é o de aliada. Eles (os indígenas) expressaram claramente que querem que a Igreja os acompanhe, que caminhe junto a eles, e não que lhes imponha um modo de ser particular, um modo de desenvolvimento específico que pouco tem que ver com suas culturas, tradições e espiritualidades. Eles sabem como cuidar a Amazônia, como amá-la e protegê-la; o que precisam é que a Igreja os apoie".

No número 82 do texto se propõe logo “definir o pecado ecológico como uma ação ou omissão contra Deus, contra o próximo, a comunidade e o ambiente". "Também propomos criar ministérios especiais para o cuidado da “casa comum” e a promoção da ecologia integral a nível paroquial e em cada jurisdição eclesiástica", prossegue o documento final.

O numeral 85 expõe logo criar um observatório socioambiental pastoral que "trabalharia em aliança com o CELAM, a CLAR, Caritas, a REPAM, os Episcopados nacionais, as Igrejas locais, as Universidades Católicas, a CIDH, outros atores não-eclesiásticos no continente e os representantes dos povos indígenas. Igualmente pedimos que no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, crie-se um escritório amazônico que esteja em relação com este Observatório e as demais instituições locais amazônicas".   

No que se refere à conversão sinodal, os participantes do Sínodo propõem “um estilo sinodal de viver e de obrar na região amazônica". Para isso fazem as propostas de ordenar os "viri probati", estudar a possibilidade da ordenação de mulheres para o diaconato e a criação de um rito amazônico.

A isso se somam propostas como a do parágrafo 96 que assinala que "o Bispo possa confiar, por um mandato de tempo determinado, ante a ausência de sacerdotes nas comunidades, o exercício do cuidado pastoral da mesma a uma pessoa não investida do caráter sacerdotal, que seja membro da comunidade".

O numeral 102 do documento ressalta logo que “é necessário fomentar a formação de mulheres em estudos de teologia bíblica, teologia sistemática, direito canônico, valorizando sua presença em organizações e sua liderança dentro e fora do entorno eclesiástico" e no parágrafo 108 se propõe além disso uma formação de futuros sacerdotes que inclua "disciplinas que abordem a ecologia integral, a eco teologia, a teologia da criação, as teologias índias, a espiritualidade ecológica, a histórica da Igreja na Amazônia, a antropologia cultural amazônica, etc".

O parágrafo 112 indica deste modo a necessidade de “redimensionar as extensas áreas geográficas das diocese, vicariatos e prelazias; criar um fundo Amazônico para o sustento da evangelização; sensibilizar e estimular às agências internacionais de cooperação católica para que apoiem além dos projetos sociais as atividades de evangelização".

O documento final propõe logo criar uma Universidade Católica Amazônica e no numeral 115 sugere iniciar um novo "Organismo Eclesiástico Regional Pós-sinodal para a região amazônica".

O numeral 120 conclui fazendo votos para que “Maria, Mãe da Amazônia, acompanhe nosso caminhar; a São José, custódio fiel de Maria e de seu filho Jesus, consagramo-lhe nossa presença eclesial na Amazônia, Igreja com rosto amazônico e em saída missionária".
______________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário