terça-feira, 15 de outubro de 2019

Presidente da CNBB se encontra com o vice-presidente Mourão em Roma


Na manhã desta terça-feira, dia 15 de outubro, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, encontrou-se com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em Roma.

Dom Walmor agradeceu a vinda do vice-presidente à canonização de Irmã Dulce, realizada no último domingo, dia 13 de outubro. Já o vice-presidente agradeceu pela abertura cada vez maior de diálogo entre a Igreja e o governo brasileiro. “Saiba que o canal de comunicação estará sempre aberto à CNBB”, afirmou Mourão. Em resposta, dom Walmor disse: “estamos próximos na oração, no apoio e no diálogo”.

O presidente da CNBB também falou sobre o Sínodo para Amazônia, que está sendo realizado até o fim da próxima semana no Vaticano. “O Sínodo está caminhando de forma muito positiva. A Igreja pode contribuir bastante na Amazônia por sua capilaridade”. Mourão afirmou que sua única preocupação é em relação a discussões que interfiram na soberania do país, mas dom Walmor o tranquilizou de que as propostas do Sínodo não mexem com essa questão.

O encontro entre os dois seria no último sábado, dia 12 de outubro, quando a comitiva do governo brasileiro participou de uma oração realizada no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Entretanto, dom Walmor esclareceu que devido ao atraso do voo, que o conduzia de volta à Itália, não foi possível a conversa no fim de semana. O presidente da CNBB teve que viajar a Belo Horizonte para a Missa com o Rito de Exéquias do cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito da Capital Mineira, que faleceu no dia 8 de outubro.

No fim do encontro, as duas autoridades concluíram que o desafio de reconstrução da sociedade brasileira é tarefa de todos. Dom Walmor conduziu uma oração pela missão da Igreja e do governo na busca de uma nação mais fraterna e justa.


Manuela Castro
– Cidade do Vaticano
____________________________
CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário