domingo, 13 de outubro de 2019

Coaching e a teologia da prosperidade


O que nessas últimas décadas denunciamos e condenamos como prática de outras Igrejas, agora trazemos com força total, através do coaching, para dentro da Igreja católica: a teologia da prosperidade.

Enumeramos aqui alguns dos argumentos usados pelos “cristãos” católicos adeptos do coaching:

“Durante todo o tempo de sua existência, a Igreja católica usou dos pecados capitais para impedir que seus fiéis tivessem ascensão financeira. Segundo eles, esses pecados devem ser abolidos; o coaching abre os olhos dos fiéis católicos e lhes dá as ferramentas para obterem prosperidade financeira, ascensão social; Jesus era próspero, muito rico mesmo, pois, exercia uma profissão muito nobre, carpinteiro; Jesus tinha casa no mar da Galileia, algo só possível aos abastados; Ele tinha muito dinheiro, por isso Judas era seu tesoureiro”.

Diante dessas falácias e tantas heresias sustentadas pelos “coachs cristãos”, vemos a fé católica sendo ferida na sua integridade, ao mesmo tempo em que é um desvio e deslealdade à exigente imitação de Cristo: “não podeis servir a Deus e à riqueza”.

A ascensão do coaching na Igreja Católica seduz milhares de fiéis com a apresentação de um Deus mágico, que abole qualquer tipo de sacrifício.

“Tal então é o modelo deles, que nem os profetas anunciaram, nem o Senhor ensinou, nem os apóstolos transmitiram, mas do qual eles se orgulham de ter um conhecimento perfeito, muito além de todos os outros. Eles recolhem suas opiniões de outras fontes que não são as Escrituras; e, para usar um provérbio comum, eles se esforçam para tecer cordas de areia, lutando para adaptar as parábolas do Senhor, as palavras dos profetas e as palavras dos apóstolos às suas afirmações particulares, dando-lhes uma aparência de veracidade”.

 “Ninguém pode servir a dois senhores. Por isso não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Poucas frases do Evangelho, como essa, colocam o homem diante de uma escolha tão precisa e radical: ou Deus ou o dinheiro. Não se trata do dinheiro que serve à vida, mas o dinheiro que se torna fim. Esse dinheiro, como finalidade de vida, Senhor, em lugar de Deus, é o grande ídolo, que tem numerosos adoradores, também, entre os cristãos de hoje. O “Moloc” de hoje é o dinheiro, pois, a boca fala do que lhe transborda o coração, e a nossa língua gira muitas vezes ao redor do dinheiro. Em certos ambientes, parece até que não se sabe falar de outra coisa a não ser de dinheiro: de como ganhá-lo, de quanto ganham os amigos.

Todos, mais ou menos, estamos envolvidos nessa nova idolatria. Perguntemo-nos antes o que devemos fazer como cristãos. Antes de ser uma ofensa a Deus, essa idolatria do dinheiro é uma escravidão.

Como cristãos, não podemos hesitar um instante sequer. Esse é, precisamente, nosso dever de hoje: exorcizar de dentro da Igreja de Jesus Cristo a teologia da prosperidade, que cria um Deus mágico; um Deus segundo o que se pensa e o que se sente, e que faz de Deus meio.

Dentro da história divino-humana da paixão de Jesus existem muitas pequenas histórias de homens e mulheres que entraram no raio da sua luz ou da sua sombra. A mais trágica dela é a de  Judas Iscariotes. Jesus nos diz claramente que “ninguém pode servir a dois senhores: não podeis servir a Deus e a riqueza”. A traição de Judas continua na história e o traído é sempre Ele, Jesus.

“Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente”.  (2Timóteo 4,3-5). 


Pe. Luiz Augusto
______________________________________
Publicado no jornal Diário da Manhã (26/09/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário