domingo, 13 de outubro de 2019

Secretário-Geral do Sínodo responde a críticas ao Instrumentum laboris


O Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, respondeu àqueles que criticam o Instrumentum laboris ou documento de trabalho do Sínodo da Amazônia.

"Há críticas ao Instrumentum laboris e a primeira coisa que devo dizer é que não é um documento pontifício", disse o Cardeal italiano em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, na Sala de Imprensa do Vaticano.

O Purpurado explicou que o texto é o resultado de dois anos de trabalho durante os quais “os povos amazônicos foram escutados e essa expressão foi coletada não apenas em uma única assembleia”, mas em várias, nas quais “os bispos, responsáveis diretos da evangelização, escutam o povo e devem registrar isso. Foram dois anos de preparação e essa é a síntese”.

O Secretário-Geral do Sínodo também indicou que, “se há um cardeal ou um bispo que não concorda e vê que há conteúdos que não correspondem, tudo bem. Contudo, direi que é necessário escutar e não julgar, porque (o Instrumentum laboris) não é um documento magisterial. É o documento de trabalho que será entregue aos padres sinodais e que será a base para poder começar os trabalhos e construir o documento final do zero”.

Em seguida, o Cardeal Baldisseri disse que "as críticas são boas, no sentido de que podem mostrar certos elementos que, no andamento do trabalho, com este alerta, podem contribuir para um trabalho bem feito alinhado com a Igreja".

O Purpurado indicou que a assembleia sinodal tem uma “dimensão consultiva e não declarativa. Todo o trabalho que fazemos é para ajudar o Santo Padre, que no final do percurso, ele mesmo decide se publicará uma instrução ou uma carta apostólica pós-sinodal. Esse será o documento final e será assinado pelo Papa”.

Por sua vez, o Cardeal Claudio Hummes, Relator Geral do Sínodo, disse que o Instrumentum laboris "não é um documento do Sínodo, mas para o Sínodo", que foi redigido após ouvir cerca de "80 mil pessoas". "No final, tudo no Sínodo será cum Petrum e sub Petrum" (com Pedro e sob Pedro), ou seja, com o Papa e sob sua autoridade, disse o Cardeal.

Sobre a postura dos bispos alemães que apoiam a possibilidade de ordenar homens casados, os chamados viri probati, idosos conhecidos por sua virtude, o Cardeal Baldisseri disse que os prelados do país europeu “podem se expressar. Fazem parte da Igreja e estão se expressando, nada mais”.

Críticas ao documento de trabalho do Sínodo da Amazônia

Nos últimos meses, diferentes bispos e cardeais expressaram uma postura crítica sobre o documento de trabalho ou Instrumentum laboris do Sínodo da Amazônia.

O Bispo Emérito de Marajó (Brasil), Dom José Luis Azcona, que serviu nesta jurisdição amazônica por quase 30 anos, escreveu vários artigos críticos sobre o Instrumentum laboris.

Em um deles, criticou o papel da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), que, em sua opinião, baseia-se em um “pensamento único” que é “ameaçador” para o caminho da sinodalidade e unidade eclesial do Brasil.

O Prelado disse também que a Amazônia, pelo menos no Brasil, "não é mais católica" e lamentou a ausência no documento de trabalho de referências a Cristo crucificado na evangelização dos povos da região.

No início de setembro de 2019, os cardeais Walter Brandmüller e Raymond Burke escreveram uma carta em italiano para os outros membros do Colégio de Cardeais – às quais o Grupo ACI teve acesso – fazendo uma grave denúncia sobre alguns pontos do documento de trabalho.

O Cardeal Brandmüller alertou que “as formulações nebulosas do Instrumentum, como a pretendida criação de novos ministérios eclesiásticos para as mulheres e, sobretudo, a ordenação presbiteral dos chamados viri probati, suscitam a forte suspeita de que será colocado em questão até mesmo o celibato sacerdotal".

Em julho deste ano, o Cardeal Gerhard Müller, Prefeito Emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, também fez uma crítica ao documento de trabalho, especificando, por exemplo, que no texto “o significado dos termos-chave não são explicados e são utilizados de maneira inflada”.

Especificamente, cita conceitos pouco explicados, como “caminho sinodal”, “desenvolvimento integral”, “Igreja samaritana, sinodal e aberta” ou “Igreja de Abertura, Igreja dos Pobres, Igreja da Amazônia”.

Em segundo lugar, assegura que "a estrutura do texto apresenta um giro radical na hermenêutica da teologia católica". No Instrumentum Laboris, “toda a linha de pensamento se torna autorreferencial e circula em torno dos últimos documentos do Magistério do Papa Francisco, com algumas escassas referências ao Papa João Paulo II e Bento XVI".

“Talvez o desejo era mostrar uma especial lealdade ao Papa, ou talvez acreditaram ser possível evitar os desafios do trabalho teológico quando se fazem constantes referências a palavras-chave conhecidas, e frequentemente repetidas, que os autores chamam, de maneira bastante incompetente de: ‘o mantra de Francisco’”, escreveu.

Nas últimas semanas, o Cardeal Jorge Urosa, Arcebispo emérito de Caracas, enviou à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, três artigos e uma breve declaração sobre o Sínodo da Amazônia.

No primeiro, o cardeal venezuelano destacou as fortalezas e as falhas do Sínodo, com a intenção de que os padres sinodais ajudem a melhorar estas últimas.

No segundo, o Purpurado explicou que o Instrumentum laboris “não é um documento para uma assembleia de ONGs, mas de um Sínodo eclesial, de uma assembleia muito importante da Igreja para ajudá-la a viver melhor sua missão, para revitalizar a Igreja lá e no mundo inteiro, para o qual devemos apresentar novos caminhos de evangelização autêntica”.

Enquanto no terceiro, o Arcebispo Emérito de Caracas especificou as razões pelas quais não se pode ordenar homens casados nem mulheres.

O Cardeal Urosa também fez uma declaração na qual explicou que "uma análise do Instrumento Laboris não é para atacar o Sínodo, mas para contribuir para o seu sucesso!".

O Arcebispo assinalou que “o Sínodo é muito importante e quero contribuir modestamente, para que seja um sucesso na evangelização, na revitalização da Igreja e na defesa da Amazônia e de seus habitantes. As observações são direcionadas ao texto, que, na minha opinião, pode e deve ser melhorado”.
_________________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário