segunda-feira, 7 de outubro de 2019

“Que se abra caminho para ordenação presbiteral de homens casados” diz cardeal Hummes no Sínodo da Amazonia


O Papa Francisco pediu aos bispos sul-americanos na segunda-feira que falem “corajosamente” em uma reunião de alto nível na Amazônia, onde a escassez de padres é tão aguda que o Vaticano está pensando em ordenar homens casados ​​e em dar igreja oficial a mulheres ministérios.

Francisco abriu o trabalho do Sínodo de três semanas, ou reunião de bispos, depois que líderes indígenas, grupos missionários e um punhado de bispos cantaram e fizeram danças nativas em frente ao altar principal da Basílica de São Pedro.

Liderados em procissão pelo papa, os bispos seguiram para o sínodo para traçar novos caminhos para a Igreja Católica ministrar melhor a comunidades indígenas remotas e cuidar da floresta tropical que eles chamam de lar.

Entre as propostas mais controversas da agenda está se os anciãos casados ​​podem ser ordenados sacerdotes, uma mudança potencialmente revolucionária na tradição da igreja, dado que os padres católicos do rito romano fazem voto de celibato.

A proposta está em cima da mesa porque os católicos indígenas em partes remotas da Amazônia podem passar meses sem ver um padre ou receber os sacramentos, ameaçando o próprio futuro da igreja e sua missão secular de espalhar a fé na região.

Outra proposta pede que os bispos identifiquem novos “ministérios oficiais” para as mulheres, embora a ordenação sacerdotal para elas esteja fora de questão.

O cardeal Claudio Hummes, arcebispo aposentado de São Paulo e principal organizador do sínodo, disse que a falta de padres levou a uma “quase total ausência da Eucaristia e de outros sacramentos essenciais para a vida cristã diária”.

“Será necessário definir novos caminhos para o futuro”, disse ele, chamando a proposta de padres e ministérios casados ​​para mulheres uma das seis “questões centrais” que os bispos sinodais devem abordar.

“A igreja vive na Eucaristia, e a Eucaristia é o fundamento da igreja”, disse ele, citando São João Paulo II.

Francisco abriu a reunião exaltando as culturas nativas e instando os bispos a respeitarem suas histórias e tradições, à medida que descobrem maneiras de espalhar melhor a fé.

O primeiro papa latino-americano da história mantém um enorme respeito pelos povos indígenas e denuncia como eles são explorados, marginalizados e tratados como cidadãos de segunda classe e “bárbaros” por governos e empresas que extraem madeira, ouro e outros recursos naturais de suas casas.

Falando em seu espanhol nativo, Francisco disse aos bispos como ficou aborrecido ao ouvir um comentário malicioso sobre o cocar de penas usado por um indígena na missa no domingo, abrindo o sínodo.

“Diga-me, qual é a diferença entre ter penas na cabeça e o chapéu de três pontas usado por alguns em nossos dicastérios?” ele disse aplaudindo, referindo-se às biretas vermelhas de três pontas usadas pelos cardeais.

Francisco exortou os bispos a usar as três semanas para orar, ouvir, discernir e falar sem medo.

“Fale com coragem”, disse ele. “Mesmo que você tenha vergonha, diga o que sente.”

O sínodo está abrindo com atenção global voltada para os incêndios florestais que estão devorando a Amazônia, o que os cientistas dizem ser um baluarte crucial contra o aquecimento global. Também ocorre em um momento difícil no papado de seis anos de Francisco, com uma oposição conservadora à sua agenda ecológica em ascensão.

Os críticos tradicionalistas de Francisco, incluindo alguns cardeais, classificaram as propostas no documento de trabalho do Sínodo de “heréticas” e um convite a uma religião “pagã” que idolatra a natureza e não a Deus.

A essa crítica, Hummes denunciou o “tradicionalismo” católico que está preso no passado contra a verdadeira tradição da igreja, que sempre espera.

“A igreja não pode permanecer inativa dentro de seu próprio círculo fechado, focada em si mesma, cercada por paredes protetoras e menos ainda pode olhar nostalgicamente para o passado”, disse ele. “A Igreja precisa abrir suas portas, derrubar as paredes ao seu redor e construir pontes.”

De acordo com a mensagem ambiental da reunião, os próprios organizadores do sínodo estão tomando medidas para reduzir sua própria pegada de carbono.

O organizador, cardeal Lorenzo Baldisseri, disse aos bispos que não haveriam copos ou utensílios de plástico na reunião, que os sacos de sínodo, como sacolas e canetas, eram biodegradáveis ​​e que as emissões gastas para levar mais de 200 bispos e indígenas da América do Sul para Roma – estimaram 572.809 kg de dióxido de carbono – seria compensado com a compra de 50 hectares de novas florestas em crescimento na Amazônia.
_______________________________
Templário de Maria/ The Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário