quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Comentarista da Missa: figura controversa!


A cena é clássica, principalmente nas missas de domingo: Alguém pega um microfone, diz boa noite e começa a ler um texto de algum folheto ou livrinho, na maioria das vezes sem entender nada do que está lendo. E antes das leituras acontece cena parecida. Algumas vezes, responde sozinho/a o Salmo e as preces. Na apresentação das oferendas, diz: vamos apresentar no altar nossas ofertas e nossa vida. Na Comunhão, sai com essa: chegou o momento mais importante da celebração (como se a missa fosse uma subida), quem tiver preparado entre na fila, quem não tiver faça a comunhão espiritual. Após a comunhão, fala: Vamos ficar em silêncio e meditar sobre o que acabamos de receber. E por aí vai...  É o tal ou a tal comentarista da celebração. Seria esse o papel deste personagem litúrgico? Não seria o caso até de se chamar animador da celebração? Afinal, qual é mesmo a função do(a) comentarista ou animador litúrgico?

Nos textos oficiais sobre liturgia da Igreja não é previsto outro animador além do padre e o diácono. Mas, aos poucos, principalmente depois da reforma litúrgica, ele torna-se presente e importante nas celebrações, adquirindo inclusive uma função, principalmente na missa, qual seja: Criar um clima celebrativo e introduzir a comunidade no mistério celebrado. Ele/a deve fazer isso com palavras que brotem do coração e de fato toquem e chamem a atenção da assembleia. Por exemplo: "Que bom estarmos aqui...". E mais, assim como o presidente da celebração, ele/a não deve chamar atenção para si, mas apontar para Jesus Cristo celebrado. Ao longo da celebração haverá oportunidades para outras intervenções do/a comentarista.

Contudo, tanto no início quanto nas outras partes da celebração, evite-se ao máximo a leitura de comentários de folhetos; é importante também lembrar que fazer o comentário não significa fazer o resumo das leituras. Pois não é função do comentarista fazer sermões. Isso torna a celebração uma chatice.

Este personagem litúrgico presente em todas as comunidades, às vezes é muito controverso, devido principalmente aos exageros ou à falta de sentido litúrgico e até mesmo à falta de sentido de comunicação como muitos se comportam. Deste modo, o que era para ajudar, acaba atrapalhando.

Vejamos alguns dos principais erros e exageros que encontramos por aí e precisam ser corrigidos:
- Ocupar a mesa da Palavra, para fazer o comentário. Deve ocupar uma estante simples, ao lado esquerdo do presbitério.


- Não preparar o que vai dizer.

- Passar por cima de todo mundo, inclusive do presidente.

- Chamar atenção mais para si do que para o mistério celebrado.

- Dizer citações bíblicas ou então ficar dizendo: primeira leitura, segunda leitura, evangelho...

- Saudar a assembleia com aclamações devocionais do tipo: "Louvado seja nosso Jesus Cristo..."

- Fazer longos comentários que mais parecem discursos ou sermões.

- Falar baixo ou alto demais.

- Ler biografias de quem quer que seja.

- Ler só os comentários dos folhetos ou livrinhos de liturgia, mesmo que seja uma pequena biografia de algum santo. Caso só tenha isto é melhor não lê-los, eles não acrescentarão nada na vida celebrativa da comunidade.

- Comentar tudo como se fosse um locutor de rádio.

- Responder à missa ou rezar o Pai-Nosso com o microfone.

- Na hora da comunhão, dizer que os que estiverem preparados entrem na fila, ou então para dizer que os que não estiverem preparados fazer a comunhão espiritual (comunhão espiritual? Isto não existe em missa).

- Intrometer-se e fazer o que não é da sua função.

- Dizer: vamos ficar todos de pé para receber o presidente da celebração, Pe. Fulano de tal. É melhor dizer: Em pé, cantemos.

Então, como deve ser um bom comentarista? 

Em primeiro lugar é bom seguirmos o que já se torna realidade em muitas comunidades. Substituirmos o/a comentarista pelo/a Animador/a litúrgico, visto que, como dissemos acima, um das suas principais tarefas é animar a liturgia, acolher e sintonizar com a celebração.

Neste sentido, como deve agir? 

Vejamos alguns toques que são preciosos para uma boa atuação como animador/a litúrgico numa celebração de missa ou da Palavra nas comunidades:

- Preparar bem o que vai dizer: estar atento/a à liturgia do dia, ao fatos que acontecem ao redor da comunidade e mesmo na comunidade, etc.

- Produzir textos técnicos, objetivos e acolhedores;

- Chegar meia hora antes;

- Ocupar uma estante ao lado esquerdo do altar (não no presbitério), deixar o ambão do lado direito para os leitores.

- Estar sempre na estante na hora dos comentários para evitar quebrar o ritmo celebrativo.

- Fazer o comentário ou a Introdução de forma comunicativa e simpática. Lembrando que ele é o primeiro contato oficial que a assembleia terá com a celebração.

- Submeter o que foi preparado a uma breve aprovação do pároco ou presidente da celebração.

- Saber ler é fundamental, assim como ter conhecimento panorâmico de tudo o que vai acontecer na celebração.

Daí, vemos as características essenciais de um/a bom (boa) comentarista ou animador/a litúrgico: Ser discreto/a, objetivo/a, sereno/a e acolhedor/a.

Nas celebrações que são rotineiras o comentarista não precisa ficar se intrometendo toda hora, nem mesmo nas celebrações mais solenes. Nestas, recomenda-se apenas que se explique os ritos que não são costumeiros para a comunidade.

Uma outra função importante do comentarista é dar os avisos no final da missa. Porém é fundamental que o ele/a esteja por dentro da vida da comunidade paroquial para evitar falar coisas que não vão acontecer.

Para concluir, repetimos que o/a comentarista/animador/a tem uma função importante. Ele/a ajudar a revelar a presença de Deus na liturgia, por isso deveria ser tratado como um verdadeiro ministério litúrgico, evitando-se o amadorismo e o improviso. Mas é muito importante que ele/a seja formado/a e bem preparado/a para exercer seu papel. Caso contrário será um elemento estranho e destoante na celebração. Como todos, ele deve consciência de fazer bem feito tudo aquilo que lhe compete, mas somente isso.
_______________________________________
Diocese de Viana

11 comentários:

  1. Muito bom os comentários acima aprendi muito sobre o animador estava precisando de material de apoio e encontrei aqui.

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer o meu primeiro comentário em uma celebração, estou ansiosa, tinha dúvidas, adorei esse material. Obg!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, ajudou muito a esclarecer umas dúvidas sobre o assunto

    ResponderExcluir
  4. Sou comentarista.Achei importantíssimo as explicacoes e erros que cometemos.Baseado nisso a partirde hoje alguns erros cometidos nao vao acontecer mais.

    ResponderExcluir
  5. Alguns religiosos da Igreja Católica vem lutando para excluir das Celebrações Eucarísticas a presença do "comentarista ou animador", com isso, só afasta os fiéis da Santa Eucaristia. O comentarista é peça importante na ajuda ao celebrante. Na verdade, a Igreja Católica, a cada dia, tenta tirar de perto de si os fiéis que realmente ajudam na organização da Santa Missa.

    André/Guarabira-PB.

    ResponderExcluir
  6. Deve-se ou não dizer: "20° Domingo do tempo comum"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edna. Acredito quye não há problema algum em situar a comunidade sobre o tempo que a Igreja está vivenciando. Daí que não há proibição alguma em informar ao iniciar o comentário, por exemplo, "Missa do 20º [vigésimo] domingo do [tempo] comum".

      Excluir
  7. Boa noite.
    Muito me ajudou essas explicações.
    Estávamos cometendo erros.
    Grata.

    ResponderExcluir
  8. vou fazer meu primeiro comentario ja sou leitor, estas espliaçoes foi de boa valia para mim. pesso que NOSSA SENHORA PASSE A FRENTE e me guie.

    ResponderExcluir
  9. Que tipo de saudações devemos usar na celebração?

    ResponderExcluir