sábado, 27 de agosto de 2016

Dia de Luto: Itália chora seus 284 mortos


Neste sábado, dia de Luto Nacional, a Itália começa a sepultar seus mortos, que chegaram a 284, a maior parte deles em Amatrice, sempre mais isolada pelos danos nas vias e na ponte de acesso. São 2.100 os desabrigados.

O Presidente da República Sergio Mattarella visitará algumas das áreas atingidas, para então dirigir-se a Ascoli para os funerais de Estado das vítimas na região das Marcas, aos quais tomará parte também o Premier Renzi. Na terça-feira, 30, por sua vez, será realizado um rito fúnebre em Amatrice.

Os Patriarcas da Rússia, Kirill, e de Constantinopla, Bartolomeu I, uniram-se em oração ao difícil momento vivido pelos italianos, expressando ao Premier Matteo Renzi suas condolências e invocando a todos "fortaleza de ânimo e coragem".

E a terra não para de tremer na região central do país. Foram 1.332 os abalos secundários e réplicas que se seguiram ao grande tremor da madrugada de quarta-feira, 92 somente nas últimas horas, entre as quais um de magnitude 4.0 na Escala Richter, às 4h50min.

Trata-se quase que do golpe final para algumas construções já devastadas, mas sobretudo para ponte em Ter Occhi, na importante via de acesso a Amatrice, que corre o risco de desabar.

O balanço parcial dos mortos, até o momento, é de 284, 11 em Accumoli e 224 somente em Amatrice, onde no entanto  ainda existem pessoas desaparecidas. 388 são os feridos e 238 as pessoas resgatadas com vida.

Na corrida contra o tempo as escavações continuam, na esperança de encontrar alguém com vida, mas também para recuperar corpos sob os escombros.

O terreno em Accumoli, segundo as primeiras revelações dos satélites, teria abaixado 20 cm. O sisma teria provocado uma deformação em forma de “colher”, uma depressão do solo em consonância com a falha de pouca profundidade existente entre Norcia e Amatrice. A Torre Civica e a Igreja de Santo Agostinho - ambas construções históricas duramente danificadas - correm o risco de desabar.
_________________________________________
Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário