terça-feira, 24 de abril de 2018

Mensagem da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) na 56º Assembleia Geral da CNBB



PALAVRA DA CRB NA 56ª ASSEMBLEIA DA CNBB

Estou aqui em nome dos Consagrados e Consagradas do Brasil, uma força imensa em nossa Igreja, mesmo nos grandes desafios e crises, estamos respondendo à nossa Missão de norte a sul do País.

Nossa grande preocupação como Conferência é animar a Vida Religiosa Consagrada na fidelidade à sua IDENTIDADE.

A Vida Religiosa Consagrada é chamada, segundo o Carisma de cada Instituto, à responder a VIDA ONDE MAIS CLAMA.

A partir da sua última Assembleia (2016), preocupada com a perda gradativa da identidade, principalmente por parte dos Religiosos Presbíteros, cada vez mais envolvidos pela administração e profissionalização (necessárias, é claro) estamos preparando o I ENCONTRO NACIONAL DOS RELIGIOSOS PRESBÍTEROS, em setembro de 2018, em Belo Horizonte.

Também realizaremos, logo após o Encontro Nacional dos Presbíteros, o II SEMINÁRIO NACIONAL DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA, neste local, com a participação dos Superiores e Superioras maiores, Gerais, Provinciais, Conselheiros/as, Formadorese/as, mais de 550 participantes, com o TEMA: MISTICA E PROFECIA NA MISSÃO COMUNITÁRIA, E LEMA: “SAIAMOS, ÀS PRESSAS, COM MARIA, AONDE CLAMA A VIDA”.

Somos todos chamados pelo Batismo  e realizamos nossa missão numa Igreja Ministerial. 

A Assembleia dos Organismos do Povo de Deus tem seu fundamento no Vaticano II. Somos Igreja, Povo de Deus, seguidores de Jesus, profetas no mundo, cada qual na missão a que foi chamado/a.

Não vamos encontrar no Código de Direito Canônico essa Assembleia e sim na Lumem Gentium e hoje, muito mais, nas palavras, gestos e testemunhos do Papa Francisco. Nossos pastores mais novos não acompanharam esse processo, por isso urge reiniciarmos as ASSEMBLEIAS DOS ORGANISMOS DO POVO DE DEUS.

As normas práticas foram elaboradas no Conselho de Pastoral da CNBB em 1991 e o Documento 105, número 274, item c nos convida a tornar essa Assembleia regular.

Desejo, em nome da Vida Religiosa Consagrada que prossigamos nesse caminho: IGREJA POVO DE DEUS.
___________________________
Conferência dos Religiosos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário