quinta-feira, 11 de junho de 2015

Síria: Primeira mesquita no mundo dedicada a Virgem Maria


Uma mesquita dedicada a Virgem Maria foi inaugurada neste sábado (6) na cidade costeira de Tartous, na Síria, estabelecendo um precedente no mundo árabe e muçulmano, como relatado pela Agência de Notícias Árabe Síria (SANA).

O ministro de Awqaf (Bens Religiosos) Mohammad Abdul-Sattar al-Sayyed, informou que esta é a primeira vez que uma mesquita dedica seu nome à Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, e sublinhou que este gesto encarna a verdadeira mensagem da construção de uma mesquita, um convite a amizade e a fraternidade.

"Damasco, particularmente a Grande Mesquita dos Omíadas, é o lugar onde a cultura islâmica se originou", acrescentou o ministro sírio, no período em que houve a demolição de locais de culto nas mãos de extremistas. 


O representante do Patriarcado Maronita em Tartous e Lattakia, Antoine Deeb disse que a iniciativa é um gesto propicio para mostrar que o islã e o cristianismo compartilham uma mensagem sublime de amor e paz.

A Virgem Maria é uma figura importante na religião islâmica. Tão importante é a Mãe de Jesus para o Islã que uma sura ou capítulo do Corão leva seu nome: Maryam (Maria, em árabe). Dos 114 capítulos que compõem o livro sagrado dos muçulmanos, a sura 19 é a única que tem o nome de uma mulher. Além disso, Maria é nomeada mais do que qualquer membro da família de Maomé. Na verdade, seu nome aparece 34 vezes no Corão. Todos os especialistas concordam que os muçulmanos respeitam e honram a Santíssima Virgem.
______________________________
ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário