segunda-feira, 15 de junho de 2015

Encontro de pastores e líderes pentecostais: "O protesto acabou!"


Eu estou convencido que Deus me trouxe a este concílio de ministros no espírito de Elias, deixe-me explicar:

Se você prestar bem atenção, o espírito de Elias estava sobre João Batista para voltar o coração dos filhos aos pais e para trazer os corações dos pais aos filhos, de preparar o caminho para o Senhor, e sabemos que profecias sempre têm um cumprimento duplo e sabemos que Elias virá antes da segunda vinda também e eu entendi que o espírito de Elias é o espírito da reconciliação, de voltar corações um ao outro, isso é muito importante.

Sabemos que nos primeiros mil anos houve uma só Igreja, chamada de Igreja Católica, e a palavra ‘católica’ quer dizer universal, não quer dizer romana. Católica é... se você é nascido de novo... levante sua mão se você é nascido de novo... você é católico! Somos católicos! Então tivemos o cisma do final do primeiro milênio e surgiu a Igreja Ortodoxa, oriente e ocidente, duas igrejas. Depois, 500 anos mais tarde, veio Lutero com seus protestos, três igrejas. Em 1500 anos, três denominações, não três igrejas. E então, a partir dos protestos de Lutero, 33 mil novas denominações. É a divisão que é diabólica.

É verdade o que vocês estavam falando sobre a glória, concordo com vocês, claro que é verdade, a glória que o Pai tinha, ele a deu a Jesus, a glória era a presença de Deus. O que é a renovação carismática? É quando passamos a sentir a presença de Deus. E ele disse: eu dou-lhes a glória, razão pragmática, para que sejam um, é a glória que nos une, não as doutrinas, é a glória. Se você aceita que Cristo está vivendo em mim e que a presença de Deus está em mim e que a presença de Deus está em você, isso é tudo o que precisamos porque Deus vai dar um jeito em todas as doutrinas quando subirmos ao segundo piso. Por isso a unidade cristã é a base de nossa credibilidade porque Jesus disse que, até que sejam um, não crerão, o mundo não vai crer, como de fato deveria, até que sejamos um. A divisão destrói a nossa credibilidade.

É o medo que nos mantém separados porque medo é falsa evidência parecendo real, é um acrônimo. F-E-A-R: Falsa Evidência Parecendo Real, porque a maior parte de seus medos é baseada em propaganda.

Agora, por que é histórico? Porque em 1999 a Igreja Católica Romana e a Igreja Protestante Luterana assinaram um tratado que deu fim aos protestos. Lutero acreditava que somos salvos através da graça pela fé somente. A Igreja Católica acreditava que somos salvos pelas obras, e por isso os protestos. Em 1999, escreveram isso juntos, porque nas igrejas protestantes temos muitas salvações baratas, pessoas nascendo de novo mas sem qualquer fruto, e pelo fato de não procurarmos mais frutos, nem mesmo era o assunto em pauta por não ser necessário para a salvação e não, não é. Mas é o resultado bom se você é salvo. Então o que fizeram foi que juntaram as duas definições, ouçam só, estou lendo do site oficial do Vaticano:

Justificação significa que o próprio Cristo é nossa justiça em que compartilhamos pelo Espírito Santo, de acordo com a vontade do Pai juntos, nós, católicos e protestantes luteranos, cremos e confessamos que pela graça somente, pela fé nas obras salvíficas de Cristo e não por qualquer mérito de nossa parte somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo que renova nosso coração enquanto nos capacita e chama a boas obras. Isso deu fim ao protesto de Lutero. 

Irmãos e irmãs, o protesto de Lutero já passou, bem como o vosso. Em 1999 isso foi assinado pela igreja luterana, pela federação mundial. Mais tarde, uns cinco anos mais tarde, a igreja Metodista mundial assinou o mesmo tratado, mas até hoje não tivemos qualquer evangélico protestante que se levantasse e assinasse esse acordo para concordar com nossos irmãos e irmãs que somos salvos pela graça, através da fé, para boas obras e eu creio que isso é algo que precisa ser consertado.

Portanto os protestos acabaram há 15 anos e sei que sou um pouco atrevido aqui porque eu desafio meus amigos pastores protestantes: Se não há mais protesto, como pode haver uma igreja protestante?

Talvez agora sejamos todos católicos de novo, mas somos reformados, somos católicos no sentido universal, não estamos mais protestando contra a doutrina da salvação da Igreja Católica, agora pregamos o mesmo evangelho, agora pregamos que somos salvos de graça pela fé somente, a palavra “somente” foi argumento por 500 anos, a palavra “somente” está ali, você pode ler e conferir, o protesto acabou! O protesto acabou!

Então deixe-me orar, então apresentaremos o vídeo, eu creio que veremos mais e mais pessoas chamadas para ir às igrejas e trabalhar entre elas no espírito de Elias para voltar o coração dos pais aos filhos, e dos filhos aos pais, para preparar um povo pronto para o Senhor. Ministérios de reconciliação, precisamos lançar tantos recursos e energia ao ministério de reconciliação como fazemos com o ministério do evangelismo, ou estamos construindo paredes sem fundamentos? Eu vos desafio a encontrar um construtor de pontes, e apoiá-lo ou apoiá-la. Eu quero fazer esta oração, e se você concorda, pode dizer amém.


Esta oração é de um homem que estava morrendo e quando você sabe que vai morrer, você certamente ora as orações mais importantes, diz: “Eu não oro por estes somente, mas também por aqueles que crerão em mim por sua palavra para que todos sejam um assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que eles também sejam um em nós para que o mundo creia que me enviaste, e a glória que me deste, eu tenho dado a eles para que sejam um, como nós somos um"´(Jo 17,2-22). Glória ao Pai, amém.


Bispo Tony Palmer, 
representante ecumênico internacional da 
Comunhão Independente das Igrejas Episcopais Evangélicas.

Palestra proferida no encontro de pastores e líderes pentecostais do Texas, Estados Unidos, presidido por Kenneth Coperland.

Nota: Tony Palmer vinha desempenhando um papel vital no processo de aproximação entre as igrejas protestantes e a Igreja Católica, agindo como uma espécie de “arauto” do papa Francisco e morreu no hospital depois de horas de cirurgia, após um acidente de moto no dia 20 de julho de 2014 no Reino Unido. Foi Palmer quem disse num encontro de líderes pentecostais nos EUA que o “protesto acabou”, ou seja, que o protestantismo não teria mais razão de existir, e que estaria aberto o caminho para a concretização dos propósitos ecumênicos da Igreja Católica, segundo a qual os membros de outras igrejas se tratam de “irmãos separados”. No vídeo gravado por Palmer, o papa chegou a se comparar a José que recebeu no Egito seus irmãos num abraço fraterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário