quinta-feira, 18 de junho de 2015

Igreja do "'milagre da multiplicação dos pães" foi incendiada em Israel


A polícia israelense anunciou a detenção de 16 jovens colonos judeus após um incêndio que atingiu o santuário de Tabgha, construído no local onde, segundo a tradição, Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães.

"Em um setor próximo à igreja, 16 jovens foram detidos como parte da investigação para verificar se estão envolvidos no incidente que aconteceu de madrugada nesta igreja do leste de Israel", afirmou a porta-voz da polícia, Luba Samri.

De acordo com a polícia, os 16 jovens vivem em colônias judaicas da Cisjordânia, 10 deles em Yitzhar, conhecida como um reduto extremista.

Em um muro do templo uma pichação em hebraico pede a eliminação dos deuses pagãos de Israel, segundo um fotógrafo da agência de notícias France Presse, uma referência a uma oração judaica pronunciada três vezes por dia. 

Também foram atingidas duas salas do complexo que cerca a chamada Igreja da Multiplicação e as fotografias divulgadas pela polícia mostram o teto, o chão e portas atingidos pelo fogo.

Há vários anos, ativistas de extrema-direita e colonos cometem atos de vandalismo e agressões contra palestinos, árabes-israelenses, assim como contra locais de culto muçulmanos e cristãos, como parte de uma campanha que chamam de "O preço a pagar".

O santuário de Tabgha já havia sido cenário de um ataque em abril de 2014, pouco antes da visita do papa Francisco a Terra Santa.

O padre Matthias, da ordem dos beneditinos alemães que administra o local, confirmou à AFP que os danos se limitavam a algumas salas ao redor de um átrio, mas que ficaram "totalmente destruídas". "Graças a Deus, a igreja está em bom estado", disse.
__________________________________
Fonte: G1

Título de origem: Polícia israelense detém 16 jovens colonos por incêndio em igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário