terça-feira, 16 de junho de 2015

Polónia - Grande Novena de Fátima prepara centenário


Em 2017 vamos celebrar o centenário das Aparições em Fátima. O Secretariado de Fátima – um dos importantes centros de pesquisa e de divulgação da mensagem da Virgem Maria da Cova da Iria, que funciona no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Zakopane/Polónia – convidou, por esta razão, o clero e os fiéis da Igreja Católica polaca para se prepararem em comum para este importante evento por via da participação na Grande Novena de 9 anos, que começou no dia 13 de Maio de 2009 e que terminará no dia 13 de Maio de 2017.

A ideia da Novena foi abençoada por Sua Eminência o Cardeal D. Stanislaw Dziwisz, Arcebispo Metropolitano de Cracóvia, aprovada pelo Santuário de Fátima e pelo Instituto Mariano de Regensburg/ Alemanha. Praticamente todas as dioceses polacas aceitaram e estão a espalhar nas suas paróquias o convite para participação na Grande Novena de Fátima. Os sacerdotes e os leigos do Canadá, Estados Unidos, Noruega e Hungria declararam também a sua associação à iniciativa.

Cada ano será consagrado a um dos fundamentais conteúdos da mensagem de Fátima. Durante a Novena procurar-se-á reflectir sobre os mais urgentes apelos que Deus dirige a todos nós, através do Imaculado Coração de Maria. 

A Grande Novena de Fátima – repleta de oração, reflexão e catequese – deve ser uma ajuda na busca do caminho, que conduz a “novo mundo melhor” (João Paulo II): a uma conversão pessoal e ao prometido triunfo do Imaculado Coração de Maria.

Os responsáveis pela Novena pedem a todos os cristãos que adiram à recitação de oração, baseada nas palavras do acto da consagração da Rússia e do mundo ao Imaculado Coração da Maria, que o Papa João Paulo II tinha dirigido a Nossa Senhora na festa da Anunciação, no dia 25 de Março de 1984. Como disse a Irmã Lúcia, este acto foi o primeiro triunfo do Imaculado Coração da Maria! A oração papal teve a força de mover o céu, portanto preparando-nos para o centenário das Aparições, queremos recordar Nossa Senhora as palavras do Santo Padre, que foram eficazes e fizeram milagres. Assim deve ser a nossa oração e toda a Grande Novena de Fátima.

Concluindo, apresentamos ainda a Oração de Entrega da Novena, que se refere ao discurso do Papa João Paulo II proferido na vigília de oração em Fátima, no dia 12 de Maio de 1991: “Acolhei, ó Mãe de Deus e minha Mãe, esta Grande Novena de Fátima, celebrada em Vossa honra e para glória da Santíssima Trindade, Luz sem ocaso que os nossos passos demandam ansiosos e tantas vezes incertos. Virgem de Fátima, caminhai comigo! Conduz-me ao Vosso Filho! Conduz-me ao Porto da Salvação. Rogai por mim, pecador, agora e na hora da minha morte! Ámen.”

________________________________________ 
Beata Kozakiewicz, Polónia
(Artigo elaborado com base nos materiais do Secretariado de Fátima de Santuário de N.S. de Fátima em Zakopane, publicado no boletim internacional do Santuário de Fátima “Fátima Luz e Paz”, de 13 de Agosto de 2009)
____________________________ 
Temas anuais da Grande Novena:

2009: Confiante na vitória – O confronto com a civilização da morte
2010: Seguros na beira do tempo – Sempre ao lado da Maria
2011: Mais do que a temporaneidade – Há céu, há inferno, há purgatório
2012: Não vivemos só para nós próprios – Reparação pelos pecados do mundo
2013: A chave eucarística – O milagre dos milagres, que muda tudo
2014: Convidados para o céu – E mesmo o rosário, escapulário, corda de penitência
2015: O poder da família – A Igreja doméstica, invencível pelas portas do inferno
2016: Deus é misericordioso – A última palavra pertence a Deus, que é amor

2017: O caminho pelo coração – A aliança dos corações de Jesus, de Maria e dos nossos
__________________________
Fonte: Fátima 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário