quarta-feira, 8 de maio de 2019

Papa afirma que “não há acordo” na comissão sobre a ordenação de diaconisas


Na conferência de imprensa a bordo do avião que retornou de Macedônia para Roma, o Papa Francisco indicou que o estudo da Comissão sobre a possibilidade de ordenar diaconisas na Igreja parou e seus resultados a matéria “até agora não vai”.

“O fundamental é que não há certeza de que foi uma ordenação com a mesma forma e com o mesmo propósito da ordenação masculina. Alguns dizem que há dúvida. Vamos seguir em frente no estudo. Não tenho medo de estudar, mas até o momento não vai ”, disse o Santo Padre, respondendo a uma pergunta sobre a comissão que ele criou em 2016 para analisar o papel das diaconisas na Igreja Católica.

O Santo Padre recordou que, após uma consulta recebida da União Internacional de Superiores Gerais (UISG) em 2016, ordenou a criação de uma comissão de estudos que “esteve e trabalha há quase dois anos. Eles eram todos diferentes, todos os sapos de diferentes poços. Todo mundo pensava diferente, mas eles trabalharam juntos e concordaram em um certo ponto ».

No entanto, ele disse, “cada um deles tem sua própria visão que não concorda com a dos outros. E lá eles pararam como comissão e cada um está estudando para continuar adiante ”.

O Papa Francisco também disse que “no diaconato feminino, há uma maneira de concebê-lo não com a mesma visão do diaconato masculino. Por exemplo, as fórmulas de ordenação diaconal encontradas até agora pela comissão não são as mesmas para a ordenação do diácono masculino e são mais parecidas com o que hoje seria a bênção abacial de uma abadessa ”.

Isto, explicou o Santo Padre, “é o resultado de alguns deles. Estou falando um pouco de boatos, do que me lembro. Outros dizem “não, isso é uma fórmula diaconal”, mas eles argumentam. Não está claro. Havia diáconas no começo, mas foi a ordenação sacramental ou não? E isso é discutido e não está claro ».

Francisco lembrou que no passado as diaconisas ajudaram em alguns sacramentos, como o batismo de mulheres e “foram chamados pelo bispo quando houve uma disputa matrimonial por nulidade ou divórcio ou separação. Quando a mulher acusou o marido de espancá-la, eles chamaram a diaconisa para que ela pudesse ver o corpo e assim ela testemunhou no julgamento".

O Papa também mencionou que “alguns teólogos há alguns anos, 30 anos atrás, mais ou menos, disseram que não havia diáconas porque as mulheres estavam em segundo plano na Igreja, não apenas na Igreja … sempre mulheres. Mas é curioso que naquela época houvesse muitas sacerdotisas pagãs ».

Ele disse que “o sacerdócio feminino no culto pagão era a ordem do dia. Então, como se compreende que não há sacerdócio feminino pagão com mulheres no cristianismo?”

“Isso é o que está sendo estudado, mas chegamos a um ponto e agora cada um dos membros está estudando de acordo com sua tese. Isso é bom “, concluiu.
__________________________
Salve Roma/ InfoCatólica

Nenhum comentário:

Postar um comentário