quinta-feira, 23 de maio de 2019

“Nunca houve um diaconato feminino ordenado”, diz Cardeal Müller


O Cardeal Gerhard Müller, o antigo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, insiste que na história da Igreja Católica, “nunca houve uma diaconisa feminina ordenada (exceto uma bênção, em parte, semelhante às ordens menores e sub-diaconato). ”

Esta declaração, dada ao site LifeSiteNews, foi agora confirmada por algumas das palavras do Papa Francisco sobre as descobertas de sua comissão do diácono feminino que apresentou suas descobertas ao papa no verão de 2018.

O cardeal Müller disse ao LifeSiteNews que ele “coletou e analisou todas as fontes para este tópico” e que ele também apresentou suas descobertas em três livros diferentes: Sacerdócio e Diaconado (San Francisco, 2002); Frauen in der Kirche (Mulheres na Igreja – Würzburg 2001) e Der Empfänger des Weihesakramentes. Quellen zur Lehre und Praxis derKirche, nur Männern das Weihesakrament zu spenden (O destinatário do sacramento da Ordem Sagrada. Sourceas sobre o ensino e prática da Igreja, para administrar apenas aos homens o sacramento da Ordem – Würzburg 1999).

O site LifeSiteNews havia entrado em contato com o cardeal Müller à luz dos comentários feitos pelo professor Peter Hünermann, que é um defensor do diaconato feminino e que recentemente disse à LifeSiteNews que a recente comissão sobre o diaconato feminino havia descoberto que “não há evidência histórica de que as mulheres patrísticas foram ordenadas como diáconos ”.

O Cardeal Müller, em seus próprios comentários, aponta para o “caráter do Sacramento da Ordem Sagrada como uma representação do próprio Cristo como o Noivo”, excluindo assim as mulheres do sacramento da Ordem Sagrada.

“Para pessoas como o professor Hünermann e outros, o diaconado é apenas o primeiro passo para o sacerdócio sacramental”, explica o prelado alemão, “é por isso que documentos históricos individuais estão sendo distorcidos até que eles se encaixem”.

“É triste”, disse ele. “Não há sinal de qualquer tradição ampla na Igreja Universal de um diaconato [feminino] sacramental.”

Já no início de seu trabalho como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal Müller deixou claro que um diaconato feminino não é possível. Em 2013, ele disse: “O sacramento da Ordem, nos passos bispo-sacerdote-diácono só pode ser recebido de acordo com o ensinamento da Igreja por um homem”. As diáconas femininas existiam em certas regiões da história da Igreja, acrescentou, mas elas “não receberam o sacramento da ordem sagrada em seu sentido real”. Seu papel era, por exemplo, visitar mulheres, algo que era impossível para um padre fazer.

Em 2001, o prelado alemão falou sobre os Padres da Igreja e mostrou que eles sempre rejeitaram a idéia de ordenar diáconas femininas: “Todos os Padres da Igreja rejeitaram explicitamente como herética a prática de algumas comunidades separadas da Igreja de admitir mulheres ao diaconato e ao sacerdócio ”.

Tendo sido membro da comissão vaticana que estudou a história do diaconado sob a liderança do então cardeal Joseph Ratzinger, Müller tratou desse assunto por muitos anos e sempre chegou às mesmas conclusões. Ordenação feminina não é possível. Em 2016, quando o Papa Francisco decidiu criar mais uma comissão de estudos sobre o diaconato feminino, o cardeal Müller assinalou que já havia uma comissão desse tipo trabalhando dentro da Comissão Teológica Internacional. Após um período de dez anos de estudo do tema, a comissão publicou seu próprio relatório em 2002.

O relatório afirmou na época:

No que diz respeito à ordenação de mulheres ao diaconado, deve-se notar que duas importantes indicações emergem do que foi dito até este ponto:

1. As diaconisas mencionadas na tradição da Igreja antiga – como evidenciado pelo rito de instituição e pelas funções que exerceram – não eram pura e simplesmente equivalentes aos diáconos;

2. A unidade do sacramento da Ordem, na clara distinção entre os ministérios do bispo e os sacerdotes, por um lado, e o ministério diaconal, por outro, é fortemente sublinhada pela tradição eclesial, sobretudo no magistério do magistério.

Agora, pela primeira vez, o próprio Papa Francisco revelou as conclusões da comissão do diácono feminino que ele havia estabelecido em 2016 e que havia apresentado seu relatório final no verão de 2018. Em uma coletiva de imprensa em vôo sobre seu recente retorno de uma 5-7 de maio visita apostólica à Bulgária e Macedônia na terça-feira, o Papa disse que, segundo a comissão, “as fórmulas de ordenação para o diaconato [feminino] encontradas até agora não são as mesmas que para o diaconado masculino e são mais similares para o que hoje seria a bênção abacial de uma abadessa ”.“ Havia diaconisas no começo ”, ele acrescentou, mas a questão é se“ foi uma ordenação sacramental ou não ”.“ O que é fundamental ”, explicou o Papa, “É que não há certeza de que houve ordenação com a mesma forma e finalidade que a ordenação masculina”. Ele explicou ainda, dizendo:

"Elas [as diáconas femininas] ajudaram, por exemplo, na liturgia do batismo, que foi por imersão. Quando batizavam uma mulher, a diaconisa assistia. Elas também ajudaram na unção do corpo da mulher. Em seguida, saiu um documento que mostrava que a diaconisa era chamada pelo bispo quando havia uma disputa conjugal, pela dissolução do casamento ou pelo divórcio ou separação. Quando a mulher acusou o marido de tê-la batido, as diaconisas foram enviadas pelo bispo para examinar seu corpo em busca de machucados e, assim, testemunharam para julgamento.”

Assim, a comissão do Papa Francisco parece ter chegado, em aspectos importantes, à mesma conclusão da anterior comissão de 2002, e também como a própria pesquisa do Cardeal Müller mostrou. No entanto, o Papa acrescentou um pouco vagamente que os membros ainda tinham alguns desacordos sobre esta questão e que, portanto, eles individualmente continuariam suas próprias pesquisas.

Veremos o que o Papa Francisco dirá à União Internacional das Superioras Gerais, que três anos atrás lhe pediram para nomear uma comissão para estudar a questão das diáconas do sexo feminino, quando ele as encontrar no dia 10 de maio.
________________________________________
Salve Roma/ Lite Sife

Nenhum comentário:

Postar um comentário