quinta-feira, 9 de maio de 2019

Bernardo Küster produz filme sobre os males da teologia da libertação


Há alguns meses, o londrinense Bernardo Pires Küster começou a divulgar pelo YouTube uma série de vídeos sobre a infiltração esquerdista na Igreja Católica. Desde então, os vídeos se tornaram um fenômeno da internet, vistos por milhões de pessoas. Agora, esse trabalho vai virar filme. Já foi iniciada a campanha de financiamento coletivo para o longa-metragem "Eles estão no meio de nós". Com o documentário, Bernardo promete contar a história secreta da teologia da libertação no Brasil. Veja a seguir a entrevista que ele concedeu à #AvenidaParaná:

Como surgiu a ideia do filme e o que nós podemos esperar dele?

Bernardo Pires Küster: O filme vai ser uma elevação artística do trabalho que venho fazendo nas redes sociais: a denúncia contra a teologia da libertação. Nossa ideia é criar uma narrativa mais longa, mais desenvolvida, mais fundamentada, com entrevistas de intelectuais em diversos países. O filme vai contar a verdadeira história da infiltração esquerdista nos meios religiosos, quem são os seus agentes e quais os males que isso tem causado à Igreja. Vamos apontar problemas, consequências e soluções. Decidimos fazer um filme porque o cinema é uma linguagem artística que tem uma permanência maior do que os vídeos de rede social. Chegou a hora de colocar uma pá de cal na teologia da libertação.

Seus vídeos foram vistos por milhões de pessoas no Brasil e até no exterior. Quais têm sido as principais reações do público?

Houve basicamente quatro tipos de reação. A primeira, dos católicos leigos e cristãos em geral que não conheciam a teologia da libertação. Muita gente passou a entender o que é a TL e a gravidade do problema representado por ela. A segunda, dos fiéis que eu chamo de "muristas"; que ficam em cima do muro. Estes acham que as denúncias não poderiam ser feitas, mesmo que amparadas por toda a tradição católica, o direito canônico e o Catecismo da Igreja. A terceira, dos fiéis que já conheciam o problema, mas puderam aprofundar o seu conhecimento e agir localmente contra a TL. A quarta reação foi a do clero. Entre os padres e bispos, houve muitas manifestações de apoio. Existe até um carmelo inteiro que está rezando por meu trabalho! Por outro lado, da parte do clero progressista, é claro, houve um descontentamento muito grande. Mas eu digo que a reação positiva foi muito maior do que a negativa.

Recentemente você foi suspenso do Facebook por denúncias anônimas. Existem tentativas de censurar o seu trabalho?

Estou inserido na "espiral do silêncio". Para abortistas, ideólogos de gênero e teólogos da libertação eu sou "aquele que não pode ser nomeado". Falam de "canais de católicos conservadores", "ações direitistas" e "ataques na mídia social", mas não dizem meu nome. Acontece que, quanto mais eles tentam me colocar na espiral do silêncio, mais eu dou nome aos bois. E isso só fortalece as denúncias. A tentativa de me calar só mostra que estou no caminho certo: incomodar aqueles que utilizam a Igreja para conquistar o poder.

Site da campanha: elesestaonomeiodenos.com

Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br
__________________

Folha Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário