quarta-feira, 6 de setembro de 2017

A abominação desoladora segundo Daniel, Jesus e a Tradição da Igreja.


“Quando virdes estabelecida no lugar santo a abominação da desolação que foi predita pelo profeta Daniel - o leitor entenda bem”. (Mt 24,15).

Jesus descreve uma profecia anteriormente dita pelo profeta Daniel (Dn 9,27; 11,31;12;11), o profeta profetizou a ocupação das tropas do rei Antíoco IV no templo de Jerusalém em levantando falsos deuses no altar de holocaustos, Antíoco IV foi derrotado posteriormente pelos romanos em 164 a.C. 

A manifestação desoladora parece ser atemporal, pois mesmo tendo ocorrido uma primeira antes da era messiânica nosso Senhor Jesus nos fala de uma outra desolação a qual arrasará o templo. No ano 70 d.C o templo foi destruído pelo exercito de Tito Flávio e ainda no século II o imperador Adriano mandou colocar uma estatua de Júpiter sobre as ruínas do templo. O historiador judeu Flávio Josefo falando sobre a invasão de 70 d.C diz haver morrido um milhão e cem mil pessoas (Guerra judaica, VI, 420). No cerco de Jerusalém a cidade estava super povoada com a visita de peregrinos judeus de todo o mundo que vieram para o pesach, o que supõe que o número de mortos citado por Flávio Josefo se aproxima da realidade. 

Se vier a acontecer a derradeira desolação, segundo a interpretação dos pais e santos da Igreja será em solo israelita, disse São Vicente: “os judeus obstinados pensando ser seu Deus o anticristo, repararão o templo de Jerusalém” (tradución del capítulo VII Libro del Anticristo:declaración... del sermón de San Vicente, 1496,Ediciones Universidad de Navarra, 1999, p.25), “restaurará o templo do Senhor em Jerusalém e fará que nele seja colocada a imagem de ouro do anticristo” (Beato de Liébana). Santo Isidoro disse “o anticristo reparará o templo de Jerusalém e tentará restaurar todas as cerimonias” (Etymologies, 3,11).
As mentes férteis ao fazerem montagens hermenêuticas para atacar a Igreja tentam relacionar esses eventos para denegrir a imagem do corpo do Senhor, descaracterizam todas as profecias que mostram as abominações de Jerusalém e as transferem para Roma com versos fraudulentos como “Roma será a sede do anticristo” ou “Roma perderá a Fé”, uns chegaram ao absurdo de utilizar essa passagem para atirar contra o encontro de Assis, segundo L'Osservatore Romano o significado do encontro na cidade do Poverello foi um evento em prol da paz mundial em combate a intolerância religiosa com o lema “Peregrinos da verdade, peregrinos da paz”. O próprio João Paulo II explicou naquele 27 de outubro de 1986: não se trata de “um consenso religioso” nem de “negociar as nossas convicções de fé”, nem que “as religiões se conciliem num projeto terreno comum que ultrapasse a todas”, o encontro procurou especialmente conjurar o perigo da confrontação com o islã.

Outros chegaram num critério até cômico de associar a profecia danielitica ao templo de Edir Macedo, subentendendo que a cidade de São Paulo seria o “lugar santo” citado por Jesus pelo fato da nomenclatura levar o nome de um santo Apóstolo, quando o Apóstolo Paulo diz “ao ponto de ir pessoalmente sentar no templo de Deus” (2Ts 2,4) ele se refere ao antigo templo judaico, assim explica Santo Irineu: o Pai de nosso Senhor, por ordem do qual foi construído o templo de Jerusalém (...) no qual se assentará o adversário querendo passar por Deus, conforme diz também o Senhor: “Quando virdes a abominação da desolação, de que fala o profeta Daniel, instalada no lugar santo...” (S. Ireneu de Lião, Contra as heresias, Livro V, 25,2; ed. Paulus, p. 585).



Paulo Leitão de Gregório

3 comentários:

  1. E quem é Irineu gente que eu não acho na Bíblia?
    não tem na Bíblia, pra mim é Heresia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Como acreditar que os livros do Novo Testamento, escolhidos pelos bispos da Igreja Católica são confiáveis, se você não acredita e não confia na história e nos fatos que ela nos mostra desde os primórdios? Controverso demais. É o mesmo que eu não acreditar numa seita e aceitar um livro que explica tudo (na minha concepção) que a mesma fez, por assim dizer.

    ResponderExcluir