segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

TO: Imagens da praça Nossa Senhora de Fátima são profanadas e destruídas por vândalos


Foi na manhã desta segunda (19) que os católicos se consternaram com a triste notícia de que as imagens que constituíam o cenário da Via Sacra, localizada na Praça de Nossa Senhora de Fátima, na 308 sul em Palmas, haviam sido destruídas e jogadas aos pedaços sobre o gramado.

O Santuário de Fátima é um belo projeto arquitetônico e artístico que chama atenção de todos pelo bom gosto e religiosidade. A imagem de Nossa Senhora que se destacava na paisagem e é símbolo de veneração e fé foi arremessada de seu altar e sofreu muitos danos. 

Um vídeo feito por um morador mostra como as imagens ficaram. Algumas estão completamente quebradas. "A imagem de nossa Senhora foi jogada no chão com areia preta no rosto. Uma mão dela foi quebrada. Só podemos imaginar que é alguém que não gosta ou não aceita a Nossa Senhora", disse o fiel que gravou as imagens.


Rose Lopes é devota de Nossa Senhora de Fátima. Ela disse que está chocada com a ação dos vândalos. "Para mim é intolerância religiosa, atitude de pessoa que não tem Deus no coração. Quando eu vi o que aconteceu, eu chorei. Isso dói no coração", lamentou.




Ainda não foram encontrados os responsáveis, mas as medidas cabíveis já foram tomadas. A Guarda Metropolitana, Polícia Civil e a Polícia Federal estiverem presentes no local e realizaram a perícia.

A praça fica perto da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Ela foi entregue para os féis em 2014. A instalação dos painéis sacros foi feita com o objetivo de estimular o turismo religioso.



Em nota a Prefeitura de Palmas disse que a imagem foi danificada devido à queda de galhos de árvore. A reposição e restauração das imagens já estão sendo providenciadas pela Prefeitura.

Outro caso

As imagens do presépio, montado no Hospital Geral de Palmas, também foram destruídas na madrugada do dia 13 deste mês. A direção do HGP diz que lamenta o ocorrido. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de polícia.

O presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas (OMEP), Bispo Amilton, disse que não concorda com esse tipo de vandalismo.

"Acreditamos que todas religiões devem ser respeitadas nas suas crenças e devoções, a nossa luta não é carnal e sim espiritual, nosso dever como cristão é amar perdoar e exercitar a nossa fé nos ensinamentos de Cristo. Espero que os culpados sejam encontrados e punidos pelo desrespeito com fé católica", disse.

Comunidade católica se reuniu em ato de desagravo


Em virtude do ato de vandalismo contra a Praça Nossa Senhora de Fátima, católicos convocados pelo pároco Josinaldo Filomeno da Silva se reuniram a noite para a oração do terço em homenagem à Nossa Senhora, no local, como ato de desagravo pelo ocorrido.

O Padre do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Palmas/TO, se comoveu ao falar sobre o vandalismo que aconteceu durante a madrugada de hoje (19) e que deixou os fiéis em profunda consternação.


Segundo o diácono da paróquia, José Antonio, foram destruídas as imagens sacras dos três pastorinhos e de Nossa Senhora de Fátima, que foi arrancada de seu pedestal e deixada ao chão com terra em sua face. O pedestal foi largado em cima do corpo da imagem e as mãos foram arrancadas. “Profanaram a imagem, pois jogaram terra com esterco em cima”, acrescentou.

Como medida de segurança, já que foi a segunda vez que o local foi alvo de vândalos, o diácono disse que a igreja pensa em colocar câmeras. “Não vamos desistir. As imagens já foram recolhidas e encaminhadas para restauração. Se não for possível restaurar, será construída outra maior”, destacou José Antonio.


O Santuário De Fátima convidou toda a comunidade e se unir nesse momento de tristeza na certeza de que Nosso Senhor Jesus Cristo e a Virgem Maria irão guiá-los em mais esse momento de provação.

Não é a primeira vez


Inaugurada em agosto de 2014, a praça que contém as 15 estações da via sacra feitas pelo artista plástico, Luiz Olinto, de Goiânia, foi alvo de vandalismo logo no segundo mês após a sua inauguração.  No ato de vandalismo, o conjunto da obra de arte, que tem os três pastorinhos, foi arrancado, e uma das peças teve uma das mãos retirada. 

Vários pés de coqueiros foram quebrados e sete refletores danificados, algumas peças da academia ao ar livre também foram danificadas.



O   pároco do santuário de Nossa Senhora de  Fátima,  Josinaldo Filomeno da Silva,  disse na época que não acreditava que se tratasse de atos de intolerância religiosa e lamentou a ação de vandalismo nos ícones religiosos. “A gente lamenta a falta de respeito para com o patrimônio público de valor religioso que representa a nossa senhora de Fátima”, disse.

A praça conta com amplo calçamento, parquinho infantil, uma academia ao ar livre, jardinagem e paisagismo.
___________________________________
G1 / Jornal do Tocantins / Prefeitura de Palmas /Arquidiocese de Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário