quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

TO: Cerca de 900 pessoas rezaram o terço como ato de desagravo pela profanação ocorrida na praça N. S. Fátima


Nada consegue abalar a fé dos católicos na Mãe de Jesus , pois ela deu seu SIM e através dela o Salvador do Mundo se fez homem para remissão dos pecados. Muita tristeza causou a ocorrência na manhã do dia 19 de dezembro de 2016, na cidade de Palmas, com o ato de vandalismo que destruiu a imagem de Nossa Sra de Fátima e mais outras que faziam parte da Via Sacra, exposta na Praça do Santuário em Palmas. O Arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães, esteve presente no local e participou do momento de oração ao cair da noite, onde cerca de 900 fiéis estiveram na praça para homenagear a Santa. Dom Pedro escreveu nota oficial, lamentando o fato e enumerando outras tantas ocorrências que aconteceram na cidade. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima informou que as imagens danificadas estão sobre posse da paróquia e que serão restauradas pelos próprios devotos que se manifestaram a esse favor. Acesse, veja nota do Santuário e saiba mais.

Apesar do recente acontecimento envolvendo as imagens da Praça de Nossa Senhora de Fátima, segunda (19) tivemos um momento de oração e de solidariedade muito grande por parte da comunidade. Cerca de 900 pessoas estiveram presentes durante a reza do terço que nos propomos a fazer em homenagem a Nossa Senhora, que serviu também como um pedido de desculpa pelas pessoas que cometeram tal crime. Como nosso próprio Senhor Jesus Cristo disse: "Pai, perdoai-lhes, eles não sabem o que fazem".

Qual foi a nossa surpresa quando percebemos tantos fiéis de várias paróquias que foram solidários conosco, que rezaram pela a gente e com a gente. Tivemos também a presença do nosso Arcebispo Dom Pedro que além de ter divulgado nota oficial sobre o assunto, foi à nossa solenidade para nos confortar com suas sábias palavras e nos dar a benção final.


Queremos deixar claro que o que aconteceu com as imagens não diminuiu em nada a nossa fé, mas só aumentou nossa vontade de servir a Deus e de sermos filhos de Nossa Senhora e que o quanto antes a praça será restaurada. O Santuário Nossa Senhora de Fátima agradece a todos que nos enviaram mensagens de apoio, que participaram da reza do terço e que oraram por nós, pois esse é o real sentimento de ser cristão.

Informamos ainda que toda quarta-feira temos missa e Novena Perpétua a Nossa Senhora de Fátima, às 19h30min, e especialmente nesta quarta-feira, iremos colocar à disposição da comunidade as imagens que foram arrancadas da praça. 


NOTAS SOBRE ROUBOS, FURTOS, VADALISMOS
E INTOLERÂNCIAS RELIGIOSAS

A Arquidiocese de Palmas, no pleno exercício de sua missão, com dor na alma, lágrimas nos olhos e aperto no coração, sente-se no dever de comunicar aos fieis, às pessoas de boa vontade, aos Meios de Comunicação e às Autoridades competentes, os constantes roubos e furtos de igrejas, casas paroquiais e centros pastorais, bem como as profanações de sacrários e as destruições de Imagens e de outros símbolos religiosos, como o que ocorreu nas imediações do Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Palmas. E, ao mesmo tempo, comunicar os roubos de carros e outros danos ao patrimônio de pessoas, nos estacionamentos e entorno das nossas igrejas. Somente neste ano de 2016 foram registrados 63 casos, em 32 das 36 paróquias da nossa Arquidiocese. Intolerância religiosa é crime de ódio, inafiançável e imprescritível, que fere a liberdade e a dignidade humana. A base da religião é amor; da convivência fraterna é o respeito; e das relações sociais é a legalidade. Por que todo este ódio? A quem interessa estas atitudes? E elas estão a serviço de que e de quem? Somos uma Igreja fundada por Jesus e que vive dentro da legalidade. A liberdade de expressão e de culto é assegurada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal do Brasil. Além do mais, no Artigo 7º, do Acordo Brasil - Santa Sé, é dito textualmente: “A república Federativa do Brasil assegura, nos termos do seu ordenamento jurídico, as medidas necessárias para garantir a proteção dos lugares de culto da Igreja Católica e de suas liturgias, símbolos, imagens e objetos cultuais, contra toda forma de violação, desrespeito e uso ilegítimo”. Somos a Igreja da paz. É de lamentar que tenhamos que assistir a ato tão selvagem e sorrateiro, na calada da noite, a cinco dias do Natal de Nosso Senhor Jesus, o Príncipe da Paz. Ele, de fato, é a nossa Paz. Por meio de seu sangue, os que antes estavam distantes, foram aproximados. De povos diversos, fez um só, derrubando assim o muro de separação. E em seu próprio corpo desfez toda a inimizade (Ef 2,13-14).

Somos irmãos uns dos outros. Somos filhos e filhas do mesmo Deus e Pai. Repudiamos, com veemência, todo tipo de proselitismo, de fundamentalismo, de vandalismo, de intolerância e de revanchismo. Somos, de fato, a favor do diálogo, do respeito, da tolerância e da inter-ajuda entre as Igrejas. Somos, enfim, contrários ao ódio, à vingança e à guerra de religião. Tais atitudes em nada contribuem para o aprimoramento das relações intereclesiais e nem para a construção do Reino de Deus aqui na terra.

Portanto, conclamamos a todos os fieis da Arquidiocese de Palmas a dobrarem seus joelhos e a levantarem suas mãos, em súplicas e orações, pela conversão dos pecadores. Que de presente, neste Natal, Jesus nos dê a sua Paz, sobretudo, aos corações amargurados. E que o Senhor tenha misericórdia de nós. Em nome do Menino Jesus, o Filho de Maria, reclinado no presépio, a minha bênção apostólica a todos!


Dom Pedro Brito Guimarães,
Arcebispo Metropolitano de Palmas
Palmas, 19 de dezembro de 2016
_____________________________________

Arquidiocese de Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário