terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Arrepender-se e acreditar na Palavra de Deus


Amigo, estamos na Semana Santa do Natal. Para você, um texto de Beato Isaac da Estrela, monge cisterciense do século XII:

Irmãos, este é o momento de sair, cada um de nós por si, das vias do pecado. Saiamos da nossa Babilônia para nos reencontrarmos com Deus, nosso Salvador, como nos advertia o Profeta: «Prepara-te para comparecer diante do teu Deus, ó Israel!» (Am 4,12).


Abandonemos o abismo do nosso pecado e aceitemos partir em direção ao Senhor que assumiu «uma carne idêntica à do pecado» (Rm 8,3).

Libertemo-nos do desejo do mal e façamos penitência pelos nossos erros. Assim, encontraremos Cristo, Ele que expiou o pecado, que não tinha cometido de modo algum. Então, Aquele que salva os arrependidos dar-nos-á a salvação: «Ele é misericordioso para com aqueles que se convertem» (Eclo 12,3 Vulg).

Dir-me-ão: «Quem pode então, por si mesmo, sair do pecado?» Sim, na verdade, o maior pecado é o amor que lhe temos, o desejo de o cometer!

Por isso, despoja-te do teu desejo, odeia o mal e assim conseguirás desapegar-te dele! Se odiares o pecado encontrarás a Cristo, em seu lugar. Cristo perdoa as faltas dos que odeiam o pecado e espera que arranquemos os maus hábitos pela raiz.
 

Mas vós dizeis que, mesmo isso é demasiado para vós e que, sem a graça de Deus, é impossível ao homem odiar o seu pecado, desejar a justiça e querer arrepender-se: "Dêem graças ao Senhor, pelo Seu amor e pelas Suas maravilhas em favor dos homens" (Sl 106, 8).
Senhor, salva-me da tibieza do espírito e da tempestade!

Ó Senhor de mão firme, Jesus todo-poderoso, Tu, que libertaste a minha mente do demônio da ignorância e arrancaste a minha vontade enfraquecida da doença das suas cobiças, liberta agora a minha capacidade de agir de modo que, com os santos anjos, possa, também eu "cumprir as Tuas ordens, sempre dócil à Tua palavra" (Sl 102, 20).


Dom Henrique Soares da Costa

Bispo de Palmares, PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário