domingo, 18 de dezembro de 2016

A Virgem Maria golpeando o demônio: conheça a história desta imagem!


Desde que a Igreja existe, os fiéis tem sentido a necessidade de colocar em figuras pinturas de distintos personagens da história da salvação. Por isso não é de se estranhar que os primeiros cristãos tenham feito tantas representações de Nosso Senhor e, também fizeram muitas pinturas da Santíssima Virgem Maria.

Quando se representa a Virgem Maria é muito comum vê-la retratada com o Menino Jesus em seus braços ou aparecendo em algum lugar do mundo adquirindo a aparência do povo local.

No entanto, há uma imagem da Virgem Maria que chama bastante atenção por ser pouco comum e até um pouco engraçada. Alguma vez você já imaginou ver Nossa Mãe do Céu golpeando – literalmente – o demônio?


Entre os muitos trabalhos que realizou destaca-se uma “liturgia das horas” encomendado por uma leiga da classe média. Naquele tempo o “livro das horas” era um tipo de manuscrito ilustrado usado pela nobreza o qual continha textos de orações, salmos e abundantes ilustrações de devoções cristãs. 

Precisamente neste livro das horas, também conhecido como “The De Brailes Hours”, aparece a curiosa imagem da Santíssima Virgem golpeando o demônio.


Esta imagem representa uma antiga tradição cristã segundo o qual a Virgem Maria intercedeu para que Deus perdoasse a Teófilo, um sacerdote que vendeu sua alma ao demônio e logo se arrependeu. Por alguma razão William de Brailes pensou que a melhor maneira de representar este triunfo da Virgem era desenhando o golpe no demônio.



Chama a atenção a evidente calma no rosto da Santíssima Virgem enquanto dá um belo soco no demônio, que tenta a todo custo pegar o contrato no qual supostamente se levaria a alma do pobre Teófilo.
______________________________________
Church POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário