sábado, 24 de dezembro de 2016

4ª Pregação do Advento 2016: “Encarnado por obra do Espírito Santo através da Virgem Maria”.


ENCARNADO POR OBRA DO ESPÍRITO SANTO
ATRAVÉS DA VIRGEM MARIA

1. Natal, um mistério "para nós"

Continuando nossas reflexões sobre o Espírito Santo, e dada a iminência do Natal, meditemos no artigo do credo que fala da obra do Espírito Santo na Encarnação. No credo, dizemos: "Para nós, homens e para a nossa salvação, desceu do céu, e pelo Espírito Santo se encarnou da Virgem Maria e se fez homem".

Santo Agostinho distinguiu duas maneiras de celebrar um evento na história da salvação: como um mistério (em Sacramento) ou como um simples aniversário. Na celebração de um aniversário, disse ele, precisamos apenas "indicar com uma solenidade religiosa o dia do ano em que a lembrança do próprio evento ocorre". Na celebração de um mistério, no entanto, "não só é a Comemorado, mas o fazemos de maneira que seu significado para nós seja compreendido e recebido devotadamente".

O Natal não é uma celebração na categoria de um aniversário. (Como sabemos, a escolha de 25 de dezembro como data foi escolhida por razões simbólicas e não históricas.) É uma celebração na categoria de um mistério que precisa ser entendida em termos de seu significado para nós. S. Leão, o Grande, já havia destacado o significado místico do "sacramento da Natividade de Cristo", dizendo: "Assim como fomos crucificados com ele em sua paixão, ressuscitados com Ele na sua ressurreição... Assim também nós nascemos junto com ele em sua Natividade."

A base de tudo isso é o acontecimento bíblico realizado de uma vez por todas em Maria: a Virgem se tornou a Mãe de Jesus pela ação do Espírito Santo. Este mistério histórico, como todos os eventos da salvação, é estendido num nível sacramental na Igreja e num nível moral na vida do crente individual. Maria, como a Virgem Mãe que gera Cristo pelo Espírito Santo, aparece como o "tipo", ou exemplar perfeito, da Igreja e do crente. Vamos ouvir um autor na Idade Média, o beato Isaac de Stella, resumir o pensamento dos Padres, a este respeito: 

Maria e a Igreja são uma mãe, ainda mais do que uma mãe; Uma virgem, mas mais do que uma virgem. Ambas são mães, ambas são virgens... Nas Escrituras inspiradas, o que é dito num sentido universal da Virgem Mãe, a Igreja, é entendido em um sentido individual da Virgem Maria... De certo modo, também se acredita que todo cristão é noiva da Palavra de Deus, mãe de Cristo, sua filha e irmã, ao mesmo tempo virginal e frutífera. 


Esta visão patrística foi trazida à luz pelo Concílio Vaticano II nos capítulos da constituição Lumen gentium dedicada a Maria. Em três parágrafos separados, o documento fala da Virgem Maria como modelo exemplar e modelo da Igreja (n. 63), que também é chamada a virgem e mãe na fé (n. Crente que, imitando a virtude de Maria, dá à luz e permite a Jesus crescer em seu coração e no coração de irmãos e irmãs (nº 65).

2. "Pelo Espírito Santo"

Vamos meditar ao lado sobre o papel de cada um dos dois protagonistas, o Espírito Santo e Maria, para buscar inspiração para o nosso próprio Natal. St. Ambrosio escreve: 

O nascimento da Virgem é a obra do Espírito... Não podemos duvidar que o Espírito é o Criador que conhecemos como o Autor da Encarnação do Senhor... Se a Virgem concebeu com Sua operação e poder do Espírito, quem negará o Espírito como Criador? 

Neste texto, Ambrósio interpreta perfeitamente o papel que o Evangelho atribui ao Espírito Santo na Encarnação, que o chama sucessivamente de "Espírito Santo" e "poder do Altíssimo" (Lc 1, 35). Ele é o "Espírito Criador" que age para trazer seres à existência (como em Gênesis 1,2), para criar uma nova e mais elevada forma de vida. É o Espírito que é "o Senhor, o que dá a vida", como proclamamos no mesmo credo. 

Aqui também, como no princípio, o Espírito cria "do nada", isto é, da total ausência de possibilidades humanas, sem necessidade de assistência ou apoio. E este "nada", este vazio, essa ausência de explicações e causas naturais, é chamada, neste caso, a virgindade de Maria. - Como será isso, já que não tenho marido? E o anjo lhe disse: O Espírito Santo virá sobre ti, eo poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; Por isso o filho a nascer será chamado santo, o Filho de Deus "(Lc 1, 34-35). Sua virgindade aqui é um sinal magnífico que não pode ser eliminado ou anulado sem rasgar todo o tecido do relato evangélico e seu significado. 

O Espírito que desceu sobre Maria é, então, o Espírito Criador que milagrosamente formou a carne de Cristo da Virgem. Mas há ainda mais. Além de ser o "Espírito Criador", ele é também para Maria "fons vivus, ignis, carita, / et spiritalis unctio", "fonte de vida e fogo de amor e doce unção de cima". O mistério torna-se enormemente empobrecido se Ela é reduzida apenas à sua dimensão objetiva, às suas implicações dogmáticas (dualidade da natureza, unidade da pessoa), enquanto negligencia seus aspectos subjetivos e existenciais.

São Paulo fala de "uma carta de Cristo entregue por nós, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos" (2 Cor 3, 3). O Espírito Santo escreveu esta maravilhosa carta que é Cristo, acima de tudo, no coração de Maria, para que, como diz Agostinho, Cristo "permanecesse na mente de Maria na medida em que é verdade, foi carregado no seu ventre enquanto homem". Dizendo também: "Maria concebeu Cristo primeiro em seu coração e depois em seu corpo" (prius conceit mente quam corpore) significa que o Espírito Santo trabalhou no coração de Maria, iluminando-o e inflamando-o com Cristo antes mesmo de encher Seu ventre com Cristo.

Somente os santos e místicos que tiveram uma experiência pessoal da erupção de Deus em suas vidas podem nos ajudar a entender o que Maria deve ter experimentado no momento da Encarnação da Palavra em seu ventre. Um deles, São Boaventura, escreve:

Quando ela deu seu consentimento a ele, o Espírito Santo veio sobre ela como um fogo divino inflamando sua alma e santificando sua carne em perfeita pureza. Mas o poder do Altíssimo a ofuscou (Lucas 1:35) para que ela pudesse suportar tal fogo... Oh, se você pudesse sentir de alguma forma a qualidade e intensidade desse fogo enviado do céu, a frieza refrescante que a acompanhava, o consolo que ela proporcionava; Se você pudesse perceber a grande exaltação da Virgem Mãe, o enobrecimento da raça humana, a condescendência da majestade divina,... Então estou certo de que cantaria em tom doce com a Santíssima Virgem aquele hino sagrado: Minha alma glorifica ao Senhor.

A Encarnação foi vivida por Maria como um evento carismático do mais alto grau que fez dela o modelo de uma alma que está "resplandecente com o Espírito" (Rom 12:11). Era seu Pentecostes. Muitas das ações e palavras de Maria, especialmente no relato de sua visita a Santa Isabel, não podem ser compreendidas a menos que as vejamos à luz de uma experiência mística incomparável. Tudo que vemos operando visivelmente em alguém que é visitado pela graça (amor, alegria, paz, luz) devemos reconhecer em medida única em Maria na Anunciação. Maria foi a primeira a experimentar "a intoxicação sóbria do Espírito" de que falei na última vez, e seu "Magnificat" é a melhor evidência disso.

É, no entanto, uma intoxicação "sóbria", humilde. A humildade de Maria após a Encarnação nos parece como um dos maiores milagres da graça divina. Como Maria foi capaz de suportar o peso desse pensamento: "Você é a Mãe de Deus! Você é a mais alta de todas as criaturas!"? Lúcifer não era capaz de lidar com essa tensão de forma justa e, apanhado pela cabeça de sua própria estatura elevada, foi derrubado. Não é assim Maria. Ela permanece humilde, modesta, como se nada tivesse acontecido em sua vida para o qual ela pudesse fazer qualquer afirmação. Em certa ocasião, o Evangelho nos mostra-nos no ato de suplicar aos outros, até mesmo pela oportunidade de ver seu Filho: "Sua mãe e seus irmãos", dizem a Jesus, "estão de pé, desejando vê-lo" (Lc 8,20). 

3. "Da Virgem Maria"

Vejamos agora mais de perto a parte de Maria na Encarnação, sua resposta à ação do Espírito Santo. Objetivamente, a parte de Maria consistia em dar carne e sangue à Palavra de Deus em sua maternidade divina. Retomemos rapidamente o caminho histórico pelo qual a Igreja chegou a contemplar em sua luz plena esta inaudita verdade: Mãe de Deus! Uma criatura, a 
Mãe do Criador! Na Divina Comédia de Dante Alighieri, São Bernardo a saúda como "Virgem Mãe, filha de seu Filho, / mais humilde, porém mais exaltada do que qualquer outra criatura".

No início e durante todo o período dominado pela luta contra a heresia gnostica e docetista, a maternidade de Maria vem a ser vista apenas como uma maternidade física. Esses hereges negavam que Cristo tivesse um verdadeiro corpo humano, ou, se o fizesse, negavam que seu corpo humano nascesse de uma mulher, ou, se de fato nascesse de mulher, negavam que ela fosse realmente tirada de sua carne e sangue. A verdade precisava ser afirmada vigorosamente contra eles de que Jesus era o filho de Maria e "o fruto do seu ventre" (Lc 1,42) e que Maria era a verdadeira e natural Mãe de Jesus.

Durante este período antigo em que a maternidade real ou natural de Maria foi afirmada contra os gnósticos e os docetistas, o uso do título Theotokos, Mãe de Deus, apareceu pela primeira vez, provavelmente com Origenes no século III. A partir daí, seria o uso desse título em particular que levaria a Igreja à descoberta de uma maternidade mais profunda, que poderíamos chamar de maternidade metafísica, na medida em que pertence à pessoa da Palavra.

Isso ocorreu no século V, durante o período das grandes controvérsias cristológicas, quando o problema central a respeito de Jesus não era mais a sua verdadeira humanidade, mas a unidade de sua pessoa. A maternidade de Maria não chega a ser vista somente em relação à natureza humana de Cristo, mas, mais corretamente, em relação à pessoa única do Verbo feito homem. E como esta única pessoa que Maria gera de acordo com a carne não é outra senão a Pessoa divina do Filho, ela aparece conseqüentemente como a verdadeira "Mãe de Deus".

Não há mais um relacionamento apenas no nível físico entre Maria e Cristo. Há também uma relação no nível metafísico, e que a coloca em uma altura vertiginosa, criando uma relação única entre ela e o Pai. Santo Inácio de Antioquia chama Jesus de "tanto de Maria como de Deus", quase do mesmo modo que dizemos que uma pessoa é o filho deste homem e desta mulher. Com o Concílio de Éfeso a questão tornou-se para sempre uma questão estabelecida para a Igreja. Um dos textos aprovados por todo o Concílio diz: "Se alguém não confessa que o Emmanuel é verdadeiramente Deus, e por esta razão a Santa Virgem é a Mãe de Deus [Theotokos] (pois ela gerou, segundo a carne, a Palavra de Deus feito carne), seja anátema."
 
Mas mesmo esta conclusão não foi o final. Havia outro nível a descobrir na maternidade divina de Maria além dos níveis físico e metafísico. Durante as controvérsias cristológicas, o título de Theotokos foi mais valorizado em termos da pessoa de Cristo do que da pessoa de Maria, embora fosse um título mariano. As pessoas ainda não tinham tirado as consequências lógicas desse título a respeito da pessoa de Maria e, em particular, sua santidade única. 

O título Theotokos arriscava-se a tornar-se uma arma de guerra entre correntes teológicas opostas em vez de ser uma expressão da fé e piedade da Igreja para com Maria. Um evento particularmente lamentável que não deve ser deixado de ser proferido demonstra isso. Cyril de Alexander, que lutou como um tigre para o título de Theotokos, é o homem que representa entre os pais da igreja uma nota singular falsa a respeito da santidade de Maria. Ele estava entre os poucos a dizer abertamente que havia fraquezas e defeitos na vida de Maria, principalmente ao pé da cruz. Aqui, de acordo com Cirilo, a Mãe de Deus vacilou em sua fé: ele escreve que o Senhor naquela conjuntura "deu premeditação à sua mãe" que "não entendia o mistério" e "desde que conhecia seus pensamentos. . . Ele a recomendou ao discípulo [João]. . . que poderia explicar as profundidades do mistério plenamente e de forma adequada."
 
Cyril não podia aceitar que uma mulher, mesmo que ela fosse a mãe de Jesus, poderia ter tido mais fé do que os apóstolos que, como seres humanos, vacilavam no momento da paixão! Suas palavras refletem a falta de estima geral para as mulheres no mundo antigo e demonstram o pouco benefício que houve para reconhecer a maternidade física e metafísica de Maria em relação a Jesus se não reconhecesse também uma maternidade espiritual nela, do corpo. 

Aqui reside a grande contribuição dos autores latinos, e em particular a de Santo Agostinho, para o desenvolvimento da Mariologia. A maternidade de Maria é vista por eles como uma maternidade na fé. Comentando sobre Jesus dizendo que "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática" (Lc 8:21), Agostinho escreve: 
Será que a Virgem Maria, que acreditou pela fé e concebeu pela fé, que era a escolhida de quem nosso Salvador nasceu entre os homens, que foi criada por Cristo antes de Cristo ser criado nela - não fez a vontade do Pai? Na verdade, a bem-aventurada Maria certamente fez a vontade do Pai, e assim era para ela uma coisa maior ser discípulo de Cristo do que ter sido sua mãe.

A maternidade física e metafísica de Maria agora chega a ser coroada pelo reconhecimento de sua maternidade espiritual ou de fé, que faz de Maria o primeiro e mais dócil discípulo de Cristo. O mais belo fruto dessa nova perspectiva sobre a Virgem é a importância que o tema da "santidade" de Maria assume agora. Mais uma vez, Santo Agostinho, ao discutir a pecaminosidade humana, escreve: "Faço uma exceção à Santíssima Virgem Maria, em cujo caso, por respeito ao Senhor, não quero questionar absolutamente nada quando a discussão se refere a pecados". A Igreja latina expressará esta prerrogativa com o título de "Imaculada", e a Igreja grega o expressará como "Toda-santa" (Panhagia).

4. O terceiro nascimento de Jesus

Agora vamos tentar ver o que o "mistério" do nascimento de Jesus por Maria através do Espírito Santo significa "para nós". Há um pensamento ousado sobre o Natal que retorna de idade em idade nos lábios dos maiores doutores e professores espirituais da Igreja: Orígenes, Santo Agostinho, São Bernardo e muitos outros. Diz: "De que me serve que Cristo nascer de Maria, uma vez em Belém, se também não nasceu pela fé em seu coração?" Santo Ambrósio pergunta: "Mas onde nasceu Cristo, no sentido mais profundo , se não em seu coração e em sua alma?"

Santo Tomás de Aquino resume a tradição duradoura da Igreja, quando explica as três missas que se celebram no Natal em referência ao triplo nascimento da Palavra: a sua eterna geração pelo Pai, o seu nascimento histórico pela Virgem eo seu espiritual Nascimento no crente. Respeitando esta tradição, São João XXIII, em sua mensagem de Natal de 1962, levantou esta fervorosa oração: "Ó Palavra eterna do Pai, Filho de Deus e Filho de Maria, renova-se hoje nos recantos secretos de nossos corações a Maravilha maravilhosa de seu nascimento."

De onde vem a ousada idéia de que Jesus não nasceu apenas "para" nós, mas também "em" nós? São Paulo fala de Cristo que deve "ser formado" em nós (Gálatas 4,19). Ele também diz que no batismo os cristãos "se revestiram do Senhor Jesus Cristo" (Rm 13,14) e que Cristo deve vir a "habitar em nossos corações por meio da fé" (Ef 3,17). O conceito de nascimento de Cristo em uma alma é baseado principalmente na doutrina do corpo místico. De acordo com essa doutrina, Cristo mìticamente repete "em nós" o que ele fez uma vez "para nós" na história. Isso se aplica ao Mistério Pascal, mas também ao mistério da Encarnação. São Máximo, o Confessor, escreve que a Palavra de Deus deseja repetir em todos os homens o mistério de sua Encarnação.

O Espírito Santo nos convida, então, a "voltar ao nosso coração" para celebrar neles um Natal mais íntimo e verdadeiro, que torne "real" o Natal que celebramos exteriormente em rituais e tradições. O Pai quer gerar a sua Palavra em nós para que possa proclamar novamente esta doce palavra dirigida tanto a Jesus como a nós: "Tu és o meu Filho, hoje te gerei" (Hb 1, 5). O próprio Jesus deseja nascer em nossos corações. E é assim que devemos pensar na fé: como se, nestes últimos dias de Advento, ele andasse entre nós e batesse porta a porta, como aquela noite em Belém, em busca de um coração em que possa Nascer espiritualmente.

São Boaventura escreveu um folheto intitulado "As Cinco Festas do Menino Jesus". Nele ele explica concretamente o que significa ter Jesus nascido em nossos corações. Ele escreve que a alma devota pode espiritualmente conceber a Palavra de Deus como Maria fez na Anunciação, dar-lhe nascimento como Maria fez no Natal, nomeá-lo como foi feito na circuncisão, buscá-lo e adorá-lo com os Magos como eles fizeram Na Epifania, e, finalmente, oferecê-lo ao Pai como foi feito na apresentação no Templo.

A alma concebe Jesus, explica ele, quando - insatisfeito com a vida que conduz e estimulada pelas santas inspirações, incendiado com santo fervor e, finalmente, afastando resolutamente velhos hábitos e falhas - torna-se espiritualmente fértil pela graça do Espírito Santo E concebe a intenção de viver de uma nova maneira. A concepção de Cristo aconteceu!

No entanto, este plano para uma nova vida precisa ser traduzido sem demora em algo concreto, uma transformação, possivelmente mesmo externa e visível, de nossas vidas e hábitos. Se o plano não for posto em prática, Jesus é concebido, mas não é "trazido à luz". A "segunda festa" da criança Jesus, o Natal, não é celebrada! É um aborto espiritual, um dos inúmeros adiamentos com que a vida é pontuada, e uma das principais razões por que poucas pessoas se tornam santos.

Se você decidir mudar seu estilo de vida, diz São Boaventura, você enfrentará dois tipos de tentação. Primeiro, as pessoas carnais em seu círculo vêm e dizem-lhe, "o que você está empreendendo é demasiado duro; Você nunca será capaz de fazê-lo, você não terá a força, e você vai prejudicar a sua saúde. Essas coisas não acrescentam ao seu estado de vida e comprometerão seu bom nome e a dignidade de sua posição."

Uma vez que esse obstáculo é superado, outros virão que estão ansiosos para ser, e talvez realmente são, pessoas piedosas, mas eles realmente não acreditam no poder de Deus e de seu Espírito Santo. Eles dirão que se você começar a viver desse modo - fazendo tanto espaço para a oração, evitando tagarelices inúteis, fazendo obras de caridade - em breve você será considerado um santo, uma pessoa espiritual, mas já que sabe muito bem que ainda não é um santo, você acabará enganando as pessoas e sendo um hipócrita, tirando sobre si mesmo a ira de Deus que busca o coração das pessoas. Esqueça; Apenas seja como todo mundo.

A todas estas tentações é necessário responder com fé: "Eis que a mão do Senhor não é encurtada, para que não possa salvar!" (Is 59,1). E quase como se estivéssemos zangados com nós mesmos, precisamos exclamar, como Agostinho fez na véspera de sua conversão: "Você é incapaz de fazer o que esses homens e mulheres fizeram?"

Concluímos recitando uma oração encontrada em um papiro grego que, segundo alguns, remonta ao século III, em que a Virgem é invocada com o título "Theotokos", Dei genetrix, Mãe de Deus:

Sub confugimus tuum praesidium, 
Sancta Dei Genetrix. 
Nostras deprecationes ne despicias em 
necessitatibus, 
sed um periculis cunctis libera nos semper, 
Virgem gloriosa et benedicta.


A vós recorremos, 
Santa Mãe de Deus; 
Não desprezeis as nossas súplicas 
em nossas necessidades, 
mas livrai-nos sempre 
de todos os perigos, 
ó Virgem gloriosa e bendita.



Pe. Raniero Cantalamessa, ofmcap
__________________________________________
Traduzido do inglês de Marsha Daigle Williamson

1.St. Agostinho, "Carta 55," 1, 2, nas Cartas 1-99, trans. Roland Teske, Parte II, vol. 1, Obras de Santo Agostinho, ed. John E Rotelle (Hyde Park, NY: Nova Cidade, 2001), p. 216; Ver também CSEL 34, 1, p. 170. 

2.Leo o Grande, "Na festa da Encarnação", 6, 2, em Leão Magno: Sermões, trans. Jane P. Freeland e Agnes J. Conway (Washington, DC: Catholic University of America Press, 1996), p. 105; Ver também PL 54, p. 213. 

3.Blessed Isaac de Stella, "Sermão 51," no Gabinete Católica Romana das Leituras para o Sábado da segunda semana do Advento; Itálico adicionado. Ver também PL 194, pp. 1862-1863, 1865. 

4.St. Ambrósio, "Sobre o Espírito Santo" [De Spiritu Sancto], II, 38, 41, 43, em São Ambrósio: Obras teológicas e dogmáticas, trad. Roy J. Deferrari (Washington, DC: Catholic University of America Press, 1963), pp. 110-111. 

5.Verses do hino "Veni, Creator Spiritus" ("Venha, Espírito Santo, Criador blest") no Breviário Romano. 

6.St. Agostinho, "Sermão 25", 7 (Denis), no Escritório de Leituras para 21 de novembro (Boston, MA: Filhas de São Paulo, 1983), p. 1640; Ver também PL 46, p. 938. 

7.St. Agostinho, "Sermão 215", 4, em Obras de Santo Agostinho, Parte 3, vol. 6, trans. Edmund Hill, ed. John Rotelle (Nova Rochelle, NY: New City Press, 1993), p. 160. Ver também PL 38, p. 1074. 

8.St. Bonaventure, Lignum vitae [A Árvore da Vida], 1, 3, em Bonaventure, trad. E intro. Ewert Cousins ​​(New York: Paulist Press, 1978), pp. 127-128; Itálico original. 

9.Dante, Paradiso 33: 1, em A Divina Comédia: ". Vergine madre, Figlia del tuo figlio, / umile e Alta più che creatura" 

10.St. Inácio, "Epístola aos Efésios", 7, 2, em Santo Inácio de Antioquia: The Epistles, ed. Paul A. Boer Sr. (Np: Veritatis Splendor, 2012), p. 59. 

11.St. Cyril de Alexandria, "Anathemas contra Nestorius," em Denzinger # 252, versão inglesa, p. 97. 

12.St. Cyril de Alexander, Comentário em Joh, XII, 19: 25-27, trans. David R. Maxell, ed. Joel C. Elowsky, vol. 1, Antigos Textos Cristãos (Downers Grove, IL: InterVarsity Press Academic, 2015), pp. 347-349; Ver também PG 74, pp. 661-665. 

13.Augustine, "Sermão 25" (Denis), no Escritório de Leituras para 21 de novembro (Boston, MA: Filhas de São Paulo, 1983), p. 1640; Ver também "Sermão 72A" em Miscellanea Agostiniana, I, p. 162. 

14.St. Agostinho, Sobre a Natureza e a Graça, 36, 42, em Santo Agostinho: Quatro Escritos Anti-Pelágicos, trad. John A. Mourant e William J. Collinge (Washington, DC: Catholic University of America Press, 1992), pp. 53-54; Ver também CSEL 60, p. 263ff. 

15. Veja, por exemplo, Orígenes, "Sermão 22," 3, em Orígenes: Homilias em Lucas, trad. Joseph T. Lienhard, vol. 94, Os Padres da Igreja (Washington, DC: Catholic University of America Press, 1996), p. 93: "Que lucro é para você se Cristo uma vez veio em carne, a menos que ele também entra em sua alma?"; Ver também SCh 87, p. 302. 

16.See Ambrósio de Milão, exposição do Santo Evangelho segundo Lucas, II, 38, trans. Theodosia Tomkinson (Etna, CA: Centro de Estudos Ortodoxos Tradicionalistas, 2003), p. 59. 

17.St. Tomás de Aquino, Summa theologica, III, q. 83, 2. 

18.See São Máximo, o Confessor, "Ambigua a João:" 7,22, em Sobre Dificuldades no Padres da Igreja, vol. 1, ed. E trans. Nicholas Constans (Cambridge, MA: Harvard University Press, 2014), pág. 107: "O Logos de Deus (que é Deus) quer sempre e em todas as coisas para realizar o mistério de sua encarnação." Veja também PG 91, p. 1084. 

19.See esta recomendação em St. Augustine, Confessions 4, 19. 
20.St. Boaventura, "Trazei Cristo: As Cinco Festas do Menino Jesus", trad. Eric Doyle (Oxford, SLG Press, 1984), pp. 1-16. 

21.St. Augustine, Confessions, 8, 11, 27, trans. Henry Chadwick (Oxford: Oxford University Press, 1991), pág. 151 ("Si isti et istae, cur não ego?").
_______________________________________
Cantalamessa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário