segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Católicos de Alepo celebram Missa de Natal em catedral destruída pela guerra


Centenas de católicos maronitas da recém libertada Alepo (Síria), celebraram a Missa de Natal na catedral maronita de São Elias, que ficou em ruínas devido aos bombardeios e permaneceu fechada durante os quatro anos em que as forças do governo e os grupos jihadistas e rebeldes disputavam o controle da cidade.

A Eucaristia começou às 11:00 a.m. (hora local) e foi presidida por Dom Joseph Tobji, Arcebispo maronita de Alepo. No centro do templo, em meio aos escombros de pedra e sob o teto destruído, os fiéis armaram um lindo presépio com a Virgem Maria, o Menino Jesus, São José e a estrela de Belém. O altar foi decorado com flores brancas.


Os fiéis foram colocados nas partes laterais da catedral, em frente ao altar e na parte superior. Tiveram que sentar-se em cadeiras de plástico porque as bancas estavam destruídas. Na celebração entoaram canções de natal em inglês, francês e árabe.

Depois da Missa, um grupo de líderes muçulmanos visitou a catedral e um cristão que foi como representante do Grande Mufti da Síria transmitiu suas saudações por Natal. Ao terminar se reuniram com Dom Tobji e vários sacerdotes.



A catedral maronita de São Elias, localiza-se no bairro cristão de Jdeydeh, e sofreu bombardeios em três ocasiões durante os quatro anos do conflito em Alepo. O templo atual foi construído em 1873 sobre uma pequena igreja do século XV e é considerado como uma das igrejas mais antigas do Oriente Médio.

Na noite de 24 de dezembro, os cristãos de Alepo cantaram canções de Natal nas ruas e se reuniram em volta da árvore de Natal para recordar as vítimas da guerra.
______________________________

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário