segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Às vezes parece que é sempre inverno na Síria, mas nunca Natal.


MENSAGEM DE NATAL DO PRESIDENTE
DA CARITAS INTERNATIONALIS

Por meia década pessoas sofreram os ventos cruéis da guerra. Milhões de pessoas estão desabrigadas. Mesmo aqueles que têm um abrigo não têm calor ou eletricidade. A nossa própria equipe da Cáritas queima seus móveis para se aquecer. As escolas que ainda permanecem abertas não podem pagar o combustível - as crianças usam cobertores pesados ​​que lhes envolvem quando sentam-se à mesa.


Yusra, mãe de quatro filhos menores de 6 anos, nos disse que tiveram que fugir de suas casas a pés para Damasco. Depois de um tempo chegaram a ficar tão exaustos de carregar sua bagagem que eles tiveram que abandoná-la nas margens da estrada. No inverno, cada milha percorrida parecem duas. Agora eles não têm nada.

Pensamos nos pobres, nos idosos e nas crianças, amontoadas em salas de 10 em 10. Pensamos naqueles que vivem ao ar livre, sob o bombardeio constante, naqueles que tomaram a estrada depois de fugir de suas casas em busca de segurança.

Uma quantia de dinheiro que recebemos na Cáritas Internacional tem sido usada para distribuir vales de roupas quentes e sapatos para 500 crianças em Damasco. É parte da ajuda que oferecemos, incluindo cuidados de saúde, educação, abrigo e aconselhamento.


Majida, com quatro filhos, disse-nos: "Você não pode imaginar a felicidade que senti quando a Cáritas me chamou e me disse que iria dar roupa de inverno para os meus filhos. Me aliviaram um grande peso. Os preços das roupas são inacessíveis, ter novas roupas tornou-se um sonho para os meus filhos. Realmente eles precisam dessa ajuda para ir à escola todos os dias e ser um pouco mais aquecidos em nosso frio apartamento durante o inverno".

Nada do que fazemos na Síria seria possível sem o empenho dos nossos companheiros, que vivem lado a lado com essas pessoas. "Em meio a tanta devastação, é verdadeiramente heróico que homens e mulheres tenham permanecido lá para oferecer assistência material e espiritual", disse o Papa Francisco. "Cada um deles está em nossos corações e orações."


Esta guerra, em si mesma, tem sido o inverno mais frio para a Síria, mas sabemos que depois do inverno vem a primavera. Com sua ajuda, a Caritas em todo o mundo tem trabalhado para a paz na Síria. O Papa Francisco é um dos defensores da nossa campanha Síria: A paz é possível. "Vamos implorar a graça da conversão dos corações daqueles que têm a responsabilidade pelos destinos do mundo, a região, e todos os envolvidos nela", disse o Papa.

"Nós vemos a brancura de uma pomba no ar frio de inverno como algo perfeito – a paz na Síria seria a maior das perfeições neste Natal".

Desejo-lhe um feliz e abençoado Natal a você e a todos os seus entes queridos.


+ Cardeal Luis Antonio Tagle
Presidente da Cáritas Internacional
_____________________________
Cáritas Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário