sexta-feira, 22 de julho de 2016

Extremistas invadem e destroem igreja católica na Nigéria




Fiéis em uma igreja católica no estado nigeriano de Níger viveram momentos de horror no último fim de semana, quando dezenas de jovens extremistas entraram no local, agrediram e expulsaram os presentes e danificaram seriamente o templo.

Conforme relata a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), o incidente ocorreu na sexta-feira, 15 de julho, na Paróquia São Filipe. O ato se deu poucos dias após a morte de Eunice Olawale, uma destacada dirigente de uma igreja protestante situada também na região, e isso lançou o pânico entre a comunidade cristã.

Durante o ataque, os jovens extremistas gritavam que as sextas-feiras eram dias de oração para os muçulmanos e que os cristãos tinham direito ao culto apenas nos domingos.

O segurança contratado pela igreja e um seminarista foram espancados brutalmente. Algumas mulheres que se encontravam no interior do templo foram forçadas a fugir.

Os extremistas vandalizaram seriamente a Igreja, destruindo o altar, o sacrário, as janelas e instrumentos musicais. Segundo a Fundação ACN, os prejuízos estão estimados em “milhares de naira”, a moeda nigeriana

O incidente foi informado às autoridades locais e a polícia afirmou que está “investigando o assunto” e que alguns suspeitos já foram detidos.

Este é o segundo incidente grave contra uma igreja católica na região. Em 2012, no dia de Natal, o grupo islâmico Boko Haram assumiu um ataque com bomba à igreja Santa Teresa, em Madalla, situada relativamente perto da igreja de São Filipe, alvo do ataque desta última sexta-feira.

De acordo com o último relatório da ACN (2014), 49,3% da população nigeriana são cristãos que vivem na região central e no sul do país e 48,8% são muçulmanos e estão no norte. A população total é de 170 milhões de habitantes.
_________________________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário