segunda-feira, 29 de julho de 2013

Papa Francisco ou Bento XVI?


Nestes dias ouvimos muito falar do Papa Francisco, que abençoou nossa Terra de Santa Cruz com sua presença paternal. Mas este meu pequeno texto não é sobre ele.

Nestes dias também ouvimos muito falar do Papa Emérito Bento XVI. Gostaria de dizer que ouvimos falar bem, mas nem sempre foi assim. Durante toda a JMJ, várias pessoas - para nossa vergonha, católicos inclusive - tentaram por diversas vezes opor o Papa Bento XVI ao Papa Francisco. Adotaram com isso o discurso da mídia anticatólica e laicista, que odiava Bento XVI por sua firme defesa dos valores cristãos. Se aliaram aos lobos, contra os quais Bento XVI pediu orações no dia que foi eleito.

Há quem diga que o Papa Francisco mostra mais simplicidade, enquanto Bento XVI só mostrava luxo e pompa. É bom ressaltar que Bento XVI tinha com uma de suas maiores preocupações a beleza da liturgia. Os paramentos que usava, os objetos litúrgicos e tudo o mais eram expressão de uma preocupação não consigo, mas com Deus. Era o princípio da liturgia aplicado: para Deus sempre o melhor e o mais bonito. Isso não quer dizer uma preocupação com pompa e luxo, mas preocupação com fazer o melhor para Deus - portanto, humildade diante do Criador. Papa Francisco, se tem um estilo litúrgico diferente, não deixa, nem por isso, de prezar pela beleza da liturgia, como fazia seu antecessor. Por outro lado, todos os que convivem com Bento XVI dão mostra de sua incrível simplicidade, amabilidade e ternura - inclusive o próprio Papa Francisco!

Ouvimos também dizer que Papa Francisco é simpático e carismático, enquanto Bento XVI era orgulhoso e pedante. Parece que não existem pessoas tímidas no mundo! Fala-se como se os tímidos fossem necessariamente orgulhosos. Bento XVI nunca escondeu que era tímido e, mesmo assim, se esforçou sempre por estar com o povo, cumprindo todas as obrigações do ministério petrino, estando próximo a eles. Um tímido fazer isso é um esforço tremendo! E ele fez.


Disseram ainda que Papa Francisco atraía gente e Bento XVI não. Esquecem dos 4 milhões de jovens que, na chuva em Madri, ficaram com Bento XVI na JMJ de 2011? Bento XVI foi um Papa que soube falar aos ateus, aos agnósticos, converteu 400 mil anglicanos, foi responsável pelo diálogo com a União Européia, com a ONU, com a Casa Branca... Era um Papa que sabia falar com filosofia a políticos e homens de ciência, um Papa professor. Agora temos um Papa que tem outro estilo, pregador. Qual o problema? Qual a oposição? São os dois complementares.

Por fim, ouvi também dizerem que o Papa Francisco mostra uma entrega mais total ao Cristo, enquanto Bento XVI não mostrava isso. Creio que se o Papa Francisco ouvisse isso, ele próprio perderia a compostura com quem o dissesse... Bento XVI queria terminar sua vida - ele disse - como um professor escrevendo livros (esse é o soberbo de que falam?) e aos 78 anos foi chamado para o Papado e aceitou, por amor da Igreja, até se esgotarem todas as suas forças e renunciar dizendo que "já tinha chegado ao seu limite". Dizer desse homem que sua entrega não foi total é não só uma maledicência, como uma injustiça tremenda. 


Católicos, hoje o Papa Francisco pediu que não fôssemos "cristãos de fachada". Parem de adotar esse discurso da mídia anticatólica, de ficar opondo um Papa a outro - quando o próprio Papa Francisco sempre fala do seu amor a Bento XVI - porque isso é não só indigno de um verdadeiro cristão, como é uma tentação do próprio Demônio.

Queria dizer outras coisas, mas esta postagem ia ser pequena e já vai longe. Talvez depois escreva mais. Fico por aqui agora.


___________________________
Texto extraído do perfil do facebook de Taiguara Fernandes de Sousa.
Título nosso. Imagem: web

Nenhum comentário:

Postar um comentário