sexta-feira, 12 de julho de 2013

Jovens do mundo inteiro participarão da pré-Jornada Mundial da Juventude em São Luís

A Semana Missionária preparará os peregrinos para o encontro com o Papa no Rio de Janeiro

Entre os dias 16 e 22 de julho, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão acolherá jovens do mundo inteiro que participarão da Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro (23 a 28/7). A missa de abertura da Semana Missionária acontecerá no dia 16 de julho, terça-feira, às 17h, em frente a Igreja da Sé, na praça Dom Pedro II, centro histórico de São Luís.

“Todos os países que acolhem a Jornada Mundial da Juventude realizam a pré-Jornada. Na última edição, que aconteceu em Madri, participaram cerca de 300 mil jovens, representando mais de 135 países, que foram acolhidos em 63 dioceses. No Brasil, maior país católico do mundo, com 276 dioceses, espera-se um número superior a Semana Missionária de Madri”, explica Kécio Rabelo, responsável pelo Setor Juventude na Arquidiocese de São Luís, que coordenam a Semana Missionária.


A programação da SemanaMissionária acontecerá com atividades nas dez Foranias que compõem a Arquidiocese de São Luís, e serão baseadas em três eixos: espiritualidade, solidariedade e cultura.  

Durante a Semana Missionária, os peregrinos viverão dias de oração e recolhimento nas paróquias, poderão conhecer a cultura da cidade e participarão de trabalhos pastorais, na área social.

Devido as caravanas que irão via terrestre, a missa de envio dos jovens para Jornada Mundial da Juventude está marcada para o dia 20/7, às 17h, também em frente a Igreja da Sé.

Além dos peregrinos, podem participar das atividades da Semana Missionária todas as pessoas que desejam vivenciar o período da pré-Jornada com os jovens em São Luís.

Sobre a Semana Missionária

As Pré-Jornadas começaram em 1997, na JMJ de Paris, quando a Igreja na França promoveu esses encontros, com o objetivo de facilitar a pastoral juvenil das dioceses francesas, e conseguir que a França inteira acolhesse aos peregrinos vindos de outros países.

A experiência foi considerada positiva e desde então, os países que acolheram a JMJ, decidiram realizar. Na ordem, foram eles: Itália, Canadá, Alemanha, Austrália e Espanha. Em todos eles, as Pré-Jornadas incluíram: encontros com jovens e as famílias, concertos, vigílias de oração ou trabalhos sociais para a comunidade.

Os objetivos da "Semana Missionária" são parecidos com os da JMJ, ambas pretendem oferecer aos participantes: um encontro pessoal com Cristo; uma experiência vital de universalidade da Igreja Católica como comunhão e também com a paternidade espiritual do Papa e o redescobrimento da vocação batismal à santidade, onde todos são chamados a ser membros ativos da Igreja, responsáveis pela nova evangelização do mundo contemporâneo.

Na programação das pré-Jornadas, existem três eixos contemplados: oração, solidariedade e cultura. Na oração, os jovens devem dedicar tempo à Eucaristia e a oração pessoal; com as ações de solidariedade, os jovens devem dedicar um tempo aos mais necessidades e que sofrem com a vulnerabilidade social e com o eixo da cultura, os jovens são imergidos na cultura local do país e região que acolhe a JMJ, e em contrapartida, os peregrinos também falam da cultura de seus respectivos países, pois segundo o beato João Paulo II, criador da JMJ, “a fé é feita da cultura”.


No Brasil, o Pontifício Conselho para os Leigos (organismo do Vaticano responsável pela realização da JMJ) acolheu a sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que os dias que antecedem à JMJ recebam o nome de "Semana Missionária".

Nenhum comentário:

Postar um comentário