quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O Voto Católico



O voto é a execução do direito de escolha e do amor pela pátria, pelo próximo. Nas palavras de Sua Santidade Papa Francisco, "o voto é uma das mais elevadas formas de caridade!". Então, como um bom católico deve pautar seu voto, para que além de trazer o bem comum para a sociedade, ele possa honrar a Deus enquanto cidadão de um Estado Democrático? Primeiro é importante lembrar que a Doutrina Social Da Igreja deixa claro que o exercício de candidatura é papel dos leigos, ou seja, o clero tem papel da instrução da fé e social, o Estado em si, é responsabilidade do(a) leigo(a). 

Algumas dicas que podem te ajudar a votar são: 

1. NÃO AO ABORTO 

Um católico não deve, em hipótese nenhuma, apoiar um candidato(a) ou discursar a favor do aborto. A Igreja Católica é a favor da vida desde sua concepção até sua morte natural. Qualquer candidato(a) que se coloque declaradamente favorável ou aceite a possibilidade do aborto, seja qual for a circunstância, deve ser excluído de nossa intenção de voto. 

Referências: 
CIC 2272, 2270, 2272, 2273 e 2274. 
Link para consulta: AQUI.

2. O ESTADO E A LIBERDADE PESSOAL 

A Igreja crê firmemente no papel do Estado enquanto mediador social, isso é, não aceita qualquer postura totalitária do governo. O católico deve se opor à possibilidade de um Estado que doutrine, política ou ideologicamente, qualquer indivíduo. O Estado não é Deus, deve servir ao povo e não o tornar dependente de sua política e/ou ideologia. 

Referências: 
CIC 1904, 1910, 1183, 2372, 2499 e 2113. 
Link para consulta: AQUI.

3. O PERIGO DAS IDEOLOGIAS 

A Igreja Católica é contra ideologias de teor marxista, ou seja, deve ser excluída a possibilidade de apoio aos candidatos que defendam qualquer aproximação ao comunismo, assim como ao socialismo. Tais regimes são excomungados da Igreja, assim como todos aqueles que, cientes do decreto, promulgado pelo Papa Pio XII, contra o comunismo e o socialismo, continuem apoiando tais práticas. Além disso, na prática do “capitalismo", a Igreja recusa o individualismo e o primado absoluto da lei do mercado sobre o trabalho humano. A regulamentação da economia exclusivamente por meio do planejamento centralizado perverte na base os vínculos sociais; sua regulamentação unicamente pela lei do mercado vai contra a justiça social, 'pois há muitas necessidades humanas que não podem ser atendidas pelo mercado'. É preciso preconizar uma regulamentação racional do mercado e das iniciativas econômicas, de acordo com uma justa hierarquia dos valores e em vista do bem comum." 

CIC 2245 e 2424 
Decretum Contra Communismum – Pio XII 
Divinis Redemptoris - Pio XI 

4. A IDEOLOGIA DE GÊNERO 

Sobre a questão da ideologia de gênero: acreditamos que tal pensamento é digno do título de demoníaco, querendo afastar nossas crianças da Verdade, que é o próprio Deus. Tal prática ideológica só existe para abalar a estrutura base de nossa sociedade, a família, e deve ser rechaçada pelo católico. Qualquer candidato(a) que apoie a Ideologia de Gênero, está em discordância total com a Igreja, e não merece o voto de confiança do povo de Deus. 

JOÃO PAULO II, Discurso ao Corpo Diplomático (12 de Janeiro de 2004) 

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ, Nota Doutrinal sobre algumas questões relativas à participação e comportamento dos católicos na vida política (24 de Novembro de 2002) 

Nota Pastoral sobre o perigo da Ideologia de Gênero no Plano Municipal de Educação 

5. SOBRE A LIBERDADE 

A Igreja luta pela liberdade de expressão, de mídia e pela liberdade religiosa. Qualquer candidato(a) que se mostre a favor de um controle sobre instituições que se enquadrem nos quadros citados acima, não deve ter nosso apoio. O exercício da liberdade não implica o direito de tudo dizer e fazer. É falso pretender que «o homem, sujeito da liberdade, se basta a si mesmo, tendo por fim a satisfação do seu interesse próprio no gozo dos bens terrenos» CIC 1740 . Por outro lado, as condições de ordem econômica e social, política e cultural, requeridas para um justo exercício da liberdade, são com demasiada frequência desprezadas e violadas. 

CIC 2223, 1731, 2211, 2304, 2498, 2245, 1907, 2107, 2108, 2109. 
Link para consulta: AQUI.
6. SOBRE A CORRUPÇÃO 

Reconhecemos na política um maravilhoso papel de serviço ao próximo, não aceitamos, assim, candidatos acusados por corrupção, a Igreja vê com preocupação o cenário político no qual seja aceito a corrupção e qualquer tipo de atividade ilegal e que tente usar o povo para o bem de grupos ou indivíduos. A caridade política consiste na ajuda desinteressada, na prestação de um serviço que tenha como objetivo o bem comum da Pátria. 

CIC 2534, 2409, 
CNBB Dia Mundial de Combate à Corrupção: só uma nova educação pode vencer esta prática no Brasil – link: AQUI.

7. O ESTADO LAICO 

O Estado Laico é uma ferramenta de liberdade religiosa, na qual o Estado não influencia de maneira nenhuma a prática de qualquer religião, e respeita a confissão e crença de todo seu povo, fazendo parcerias com entidades religiosas que visem o bem comum. Sendo assim, é um direito que tem o apreço da Igreja e deve ser observado em um possível candidato(a). Chamamos a atenção do povo de Deus aos que usam da fé como bandeira política, mas na verdade se colocam contra os valores éticos e morais pregados por nossa crença no exercício de funções públicas anteriores ou posteriores às eleições. É necessário, porém, compreender que Estado Laico não significa Estado Laicista, pois enquanto aquele refere-se ao fato de que o Estado não incentiva nenhuma religião, este significa um Estado inimigo delas. Exemplo, em nosso país o Estado é Laico, porém, o povo cristão, logo, os valores cristãos devem ser respeitados. 

CIC 1907, 2107, 2108 e 2109. 
Link para consulta: AQUI.

8. DEFESA DA VIDA (SEGURANÇA) 

A dignidade da vida humana é indiscutível, é um ensinamento básico da Igreja, todo homem e mulher deve obter as condições para viver em paz e durante toda sua vida. Assim como deve prezar pela sua vida e de sua família, e cooperar com a paz social. A Igreja é contra o aborto, e a pena de morte, pois acredita nessa inspiração divina que o homem recebe, sendo templo do Espírito Santo. A Igreja espera do Estado, a garantia da segurança para que as famílias possam viver dentro de seus princípios cristãos, trabalhando para que haja liberdade de ir e vir, para que haja uma ação governamental que vise uma punição equivalente ao infrator, assim como uma recolocação digna na sociedade após sua pena, colocando à disposição, possibilidades da reconstrução da vida daquele que se arrepende de suas faltas, assim como Cristo faz com cada católico após o Sacramento da Reconciliação. 

CIC 364, 2268, 2269, 2271, 2264, 2304, 2267, 2263,2264, 2265. 

9. PROTEÇÃO À FAMÍLIA 

O livre arbítrio é um conceito importante e indiscutível, todos tem o direito de exercer sua cidadania sem imposições de quaisquer instituições. Sendo assim, o indivíduo responsável pelo empenho e resultado de tudo o que fizer em âmbito pessoal e social. O bom funcionamento do meio social depende, antes de tudo, da preservação da família na forma em que o Senhor a criou, sendo berço de amor, fé e responsabilidade social. A Igreja espera que o Estado lute pela manutenção dos valores cristãos que construíram a sociedade ocidental, em especial a proteção à família. Qualquer candidato que proponha algo que vá contra a família, não pode contar com o voto católico. 

CIC 2202, 2209, 2210 e 2211. 
Link para consulta: AQUI.

Devemos prezar por um governo que permita avanços para o povo, que possibilite para cada um(a), emprego, moradia, saúde e educação. O papel de um Estado, na visão católica, é o de ser o apoio às famílias na formação das próximas gerações, através de políticas caridosas, responsáveis e transparentes. O Estado é chamado a proporcionar a dignidade para todo o povo, independentemente de sua crença, e a lutar pelo desenvolvimento que não agrida a criação, e não coloque em risco o projeto de salvação que o Senhor tem para cada um. 


PASTORAL DA COMUNICAÇÃO 

DIOCESE DA CAMPANHA
________________________________
Para estudo aprofundado dos temas tratados: 
 
 





 


_________________________________
Diocese de Campanha/ MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário