sábado, 16 de junho de 2018

França: Inundações atingem gruta das aparições de Nossa Senhora em Lourdes


O aumento do nível do rio Gave por causa das chuvas afetou o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (França), inundando a gruta onde a Virgem apareceu em 1858 e obrigando às autoridades a tomar medidas para evitar danos neste destino de milhões de peregrinos.

Em um comunicado divulgado em seu site, o santuário informou que o rio Gave, em cuja margem se encontra a gruta, transbordou por volta das 3h de 13 de junho.

“A inundação está atualmente circunscrita a área da cova (jardim de fontes e piscinas), assim como na margem direita nas capelas da luz”, indicou. O santuário assinalou que “a situação está estável neste momento” e que foram tomadas medidas de segurança para proteger a sacristia e a igreja de Santa Bernardette.

Nesse sentido, informou que não cancelaram nenhuma peregrinação e que “as Basílicas de Nossa Senhora do Rosário e da Imaculada Conceição estão abertas normalmente”. Entretanto, “o acesso à gruta, às piscinas e às capelas da luz não é possível neste momento”.

Após assinalar que esta inundação “seria muito mais baixa do que a de 2013”, o santuário indicou que a informação irá sendo atualizada conforme a evolução da situação.
___________________________
ACI Digital