sábado, 21 de outubro de 2017

MG: SSVM presta homenagem ao Pe. Henrique Munaiz falecido em Montes Claros


A Sociedade da Santíssima Virgem Maria – SSVM* agradece publicamente todo o apoio e dedicação do Reverendíssimo Padre Henrique Munaiz Puig à causa da Missa no rito romano extraordinário (conhecido como Missa Tridentina) na Arquidiocese de Montes Claros.

A SSVM e todos os católicos que frequentam o Santuário do Senhor Bom Jesus (às segundas-feiras, 19h) receberam com pesar a notícia do falecimento do querido sacerdote. De fato, ele foi pioneiro na acolhida e divulgação da Missa Tridentina no Norte de Minas. Também sempre foi unido a seus superiores, nossos Reverendíssimos bispos, e de paternal atenção para com os que compõem a confraria da Missa de São Pio V.

Como afirmou o Sr. João Soares de Oliveira Jr., diretor-presidente da Sociedade da Santíssima Virgem Maria – SSVM (o qual, há alguns dias, ouvira dos lábios do padre que pouco tempo lhe restava nessa Terra) Pe. Henrique conseguiu o que mais queria: se preparar bem para estar unido a Deus por toda a eternidade, sempre confiante no colo maternal de Maria Santíssima, de quem era muito devoto.

Mais uma vez, muito obrigado por tudo querido padre Henrique Munaiz!


Muitos fieis acompanharam cerimônia em homenagem ao padre (Foto: Natália Jael/Inter TV MG)

O padre Henrique Munáiz Puig faleceu na manhã de quinta-feira (19), aos 86 anos. O motivo da morte foi Leucemia Melóide aguda. Famoso por sua humilde batina, mas principalmente pela sua caridade e gentileza memoráveis (haja vista sua prontidão em atender quem recorria à sua pessoa necessitado dos sacramentos) o Pe. Henrique tornou-se para incontáveis fiéis, e demais admiradores, um sinal da persistência de aspectos louváveis da sociedade cristã: valorização da "Missa em Latim", defesa da família tradicional, amor ao papado, manutenção da figura histórica do sacerdote (uso da veste clerical) e admirável dedicação em obras caritativas criadas e desenvolvidas por ele mesmo.

Henrique Munáiz Puig nasceu em 25 de dezembro de 1930 na cidade espanhola de Pontevedra, na região de Galícia. Foi para o Norte de Minas em meados de 1965 e se dedicava a sua missão presbiteral, o compromisso social. Padre Henrique sempre se preocupava em realizar boas ações em Montes Claros.

O sacerdote já foi homenageado com a Medalha Ivan José Lopes, maior honraria da cidade, conferida à personalidades que contribuem de alguma forma para a construção e desenvolvimento do Município.

Ele foi agraciado também com a Medalha de Honra ao Mérito na Gestão ‘Antônio Lafetá Rebello’. A medalha é concedida pelo Município de Montes Claros, em homenagem a homens e mulheres que dedicaram parte do seu trabalho para a cidade, ou que transformaram suas atividades profissionais em extensão da dedicação e do amor que sentem pela cidade.

Recebeu ainda o título de Cidadão de Montes Claros, que recebeu na gestão do prefeito Moacir Lopes, a Medalha da Inconfidência, na gestão do governador Aureliano Chaves, e a Medalha de Honra da Inconfidência, na gestão do governador Antônio Anastasia.

Trabalho Solidário

O sacerdote tinha sonho de proporcionar à crianças e jovens carentes de Montes Claros uma educação de qualidade, e desenvolveu no Bairro Cintra o Colégio São Luiz São Gonzaga; são cerca de 90 crianças que recebem educação básica e 90 jovens e adultos que têm acesso à educação para jovens e adultos (EJA).

Ainda na unidade, ele instalou o projeto Nossa Senhora das Dores, com ações de acolhimento a jovens com problemas com álcool e outras drogas, proporcionando apoio psicológico e atividades que ajudam a melhorar a autoestima. O projeto fez 25 anos em 2016 e assiste, atualmente, cerca de 200 adolescentes e seus familiares. No total, mais de mil pessoas foram acolhidas.

Além desta obra social, o Pároco construiu algo semelhante no Bairro Carmelo, o Centro Educacional Apóstolo Santiago, oferecendo educação do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Diariamente, estudam 85 alunos da região.

Trabalho Missionário

Através de seus esforços, o Pe. Henrique fundou a igreja de nossa senhora da consolação, no Bairro Cintra, a igreja de Santa Rita, no Bairro Santa Rita, Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro de Lourdes e a igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Delfino Magalhães. Ele também colaborou com a fundação das ordens religiosas das Irmãs Carmelitas e das Irmãs Filhas de Jesus. Padre Henrique inaugurou em 2015 a capela Apóstolo Santiago; a construção é uma homenagem aos 50 anos de trabalho do Pároco em Montes Claros.

Velório

O corpo foi velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Consolação – Bairro Cintra; onde, em seguida, aconteceu a Missa. Depois, o corpo foi trasladado para o Centro Educacional Apóstolo São Tiago Maior onde houve a missa de corpo presente e logo após, o sepultamento que aconteceu na manhã deste sábado (21); no Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI. Uma multidão de fieis acompanhou o enterro.
_________________________________
Arquidiocese de Montes Claros
Com informações: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário