quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Diocese de Caruaru emite nota sobre jovens que se passam por padres para celebrar missas no Agreste


CÚRIA DIOCESANA DE CARUARU

COMUNICADO

A Diocese de Caruaru reconhece e respeita o direito constitucional à liberdade religiosa do nosso país. Todavia, tendo recebido comunicação fidedigna sobre o uso de vestes eclesiásticas e litúrgicas por parte de cristãos leigos residentes em Gravatá - PE e Camocim de São Félix – PE e tendo em mãos fotografias que confirmam esta usurpação, a Diocese de Caruaru, no uso das suas atribuições, declara que:

• José Lucas Carlos Pinheiro, nascido em Gravatá aos 11/02/1998

• Jonathan Alifer Albuquerque da Silva, nascido em Apucarana - PR aos 07/06/1996

• Carlos, de Camocim de São Felix 

afastaram - se da Igreja Católica, Apostólica, Romana e vem confundindo o povo com roupas litúrgicas da Igreja Católica, afirmando que celebram Missa e outros sacramentos, numa inequívoca afronta a legislação vigente notadamente o Artigo 7° do Decreto n. 7.107, de 11/02/2010 (Acordo Brasil – Santa Sé), que “garante a proteção dos lugares de culto da Igreja e de suas liturgias, símbolos, imagens, e objetos cultuais, contra toda forma de violação, desrespeito e uso ilegítimo”

Conclamamos os fiéis Católicos a permanecerem em comunhão com a Igreja Católica, com o Papa Francisco e com o Bispo Diocesano, e, portanto, a não participarem de celebrações por eles promovidas, pois as mesmas não têm nenhum valor religioso ou sacramental. O Código de direito canônico preceitua que, “quem não é promovido à ordem sacerdotal e simula a administração de um sacramento, seja punido com justa pena” (Cân. 1378 e 1379).

Declaramos também que se os mesmos manifestarem o desejo de voltar à Igreja Católica, onde foram batizados, renovando com declaração publica o propósito de aderir à disciplina da Igreja Católica, poderão ser readmitidos à comunhão eclesial, após um período de renovação espiritual. 

Cúria Diocesana de Caruaru, 13 de outubro de 2017

Pe. Emerson Mozart da Silva 
Chanceler da Cúria

Dom Bernardino Marchió  
Bispo diocesano de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário